HQ/Livros

Notícia

Desenhista inspira-se em cena de Cidade de Deus para graphic novel do Coringa

Lee Bermejo coloca Palhaço do Crime em pose clássica do Dadinho

03.11.2008, às 13H00.
Atualizada em 25.11.2016, ÀS 05H01

A graphic novel Joker saiu nos EUA na semana passada. Com roteiros de Brian Azzarello (100 Balas) e desenhos de Lee Bermejo, é o primeiro grande trabalho com o arquiinimigo de Batman após a consagração do Coringa em Cavaleiro das Trevas. E, para os leitores brasileiros, uma surpresa interessante.

Em um quadro da página 118 da graphic novel, o Coringa está apontando seu revólver, com cara de sádico para seu assecla Jonny Frost. A cena é idêntica a uma das imagens mais contundentes do filme brasileiro Cidade de Deus, de Fernando Meirelles, na qual Zé Pequeno - ainda Dadinho - comete um de seus primeiros crimes. Compare abaixo, na galeria.

Difícil ser coincidência, certo? Cenas inspiradas - ou copiadas ou, ainda, feitas em homenagem - não são novidade nos quadrinhos. Os desenhistas apóiam-se em várias referências visuais para construir cada ângulo de seus quadros, e às vezes podem "copiar" uma foto que represente todo o espírito que quer colocar no seu desenho.

Bermejo, desenhista norte-americano atualmente residente na Itália, recorrendo à cena de Cidade de Deus é indicativo tanto da popularidade internacional do filme brasileiro, que concorreu a quatro Oscars, quanto do fato de ele ter tornado-se referência sobre violência e insanidade - ao ponto de ser "citado" em uma graphic novel do Coringa.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.