HQ/Livros

Notícia

Festival de Angoulême dá seu Grand Prix a Katsuhiro Otomo

Japonês criador de Akira será, agora, o presidente do evento de quadrinhos no ano que vem

29.01.2015, às 18H51.
Atualizada em 29.06.2018, ÀS 02H24

O Festival de Angoulême de quadrinhos, que começa hoje na cidade francesa e vai até o dia 1º de fevereiro, anunciou o vencedor do Grand Prix: Katsuhiro Otomo, criador de Akira.

O Grand Prix é um dos maiores prêmios mundiais que um quadrinista pode ganhar. Além de ser uma prova de reconhecimento, a conquista faz com que o vencedor entre para a academia do festival, cujos membros votam anualmente, e torne-se o presidente do festival no ano seguinte. O presidente deste ano, Bill Watterson, criador de Calvin e Haroldo, tinha sido o vencedor do Grand Prix em 2014.

Bill Watterson desenha o pôster do Festival de Angoulême

Otomo superou nomes como o inglês Alan Moore e o belga Hermann, com 38% dos votos. A inclusão de estrangeiros como possíveis membros da academia só foi possível por conta de uma mudança no sistema de votação, instituída ano passado. Normalmente, apenas autores franco-belgas podem votar. Agora, todos os autores que foram publicados na França ganharam direito ao voto. Além disso, a academia representa apenas metade do total de votos; os autores internacionais constituem a outra metade.

Além do prêmio a Otomo, a organização do festival deu um Grand Prix especial ao jornal Charlie Hebdo - alvo de um ataque terrorista que vitimou quatro cartunistas em Paris no último dia 7 - leia mais.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.