HQ/Livros

Notícia

Graphic novel nacional Cachalote ganha preview e vai para os EUA

Daniel Galera diz ao Omelete que tentará vender álbum na Comic-Con

12.06.2009, às 00H00.
Atualizada em 28.01.2017, ÀS 03H09

A graphic novel Cachalote ainda não foi lançada, mas já é um dos lançamentos dos quadrinhos nacionais mais comentados deste ano. O grande chamariz está nos nomes envolvidos: Daniel Galera, romancista, autor de Até o Dia em que o Cão Morreu, e Rafael Coutinho, artista plástico, filho de Laerte e quadrinista que já chamou atenção nos poucos trabalhos que publicou (como Irmãos Grimm em Quadrinhos).

A revista piauí deste mês trouxe um preview de sete páginas da HQ, que corresponde ao trecho de uma das histórias do álbum. Os autores ainda não querem comentar o argumento geral da HQ. O que se sabe é que ela conterá várias histórias paralelas em um volume cachalótico: aproximadamente 300 páginas.

cachalote

None

"A HQ foi originalmente planejada em três volumes, antes de decidirmos publicá-la num único volume", diz Galera, em entrevista ao Omelete. Segundo o escritor, que explica que os argumentos e personagens da obra são criação conjunta com o desenhista Coutinho, a maior referência para Cachalote é a tradição de álbuns europeus, geralmente também lançados em volumes menores (daí a ideia inicial de separar em três volumes).

Galera também comenta que a dupla vai levar seu projeto para a San Diego Comic-Con 2009, em julho, para apresentá-lo a editoras estrangeiras. "A gente quer levar o primeiro arco narrativo da Cachalote pronto. É o que seria o primeiro volume do projeto original. Mas não será um lançamento. A idéia é apresentar o projeto para editoras estrangeiras e tentar despertar o interesse de alguma delas."

Ele complementa: "Preferimos começar esse esforço agora do que ter que esperar até a Comic-Con do ano que vem. Além disso, os quadrinhos brasileiros estão passando por um bom momento lá fora, com o reconhecimento recente de alguns de nossos novos talentos na área".

Cachalote ainda não está pronta, e este é o motivo pelo qual os autores preferem não comentar mais detalhes. O álbum tem previsão de lançamento para novembro no Brasil, pela selo Quadrinhos na Cia., da Companhia das Letras.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.