HQ/Livros

Notícia

A Guerra dos Gibis | Veja o trailer do documentário sobre quadrinhos eróticos no Brasil

Curta é baseado em livro de Gonçalo Júnior

25.09.2012, às 00H00.
Atualizada em 11.11.2016, ÀS 12H03

A obra de Gonçalo Júnior, principal historiador dos quadrinhos brasileiros, está virando documentário. Estreou no Festival de Brasília, no último dia 20, o documentário A Guerra dos Gibis, curta-metragem que trata dos quadrinhos eróticos brasileiros (e da censura) dos anos 60 a 80 - baseado principalmente no livro Maria Erótica e o Clamor do Sexo.

A direção do curta, que tem 19 minutos, é de Thiago Mendonça e Rafael Terpins. Mendonça é autor de outro documentário, Minami em close-up: a boca em revista, que tratava de Minami Keiji, da editora Edrel - que produzia tanto quadrinhos quanto revistas pornográficas sobre o cinema pornô dos anos 70.

A partir de cenas gravadas para o primeiro filme e de uma conversa com Gonçalo Júnior, Mendonça criou um roteiro onde os entrevistados - Minami, Gonçalo, Paulo Fukue, Carlos Cunha, Franco de Rosa, Faruk el Katib - interagiam com os personagens da Edrel em animação. O co-diretor Rafael Terpins foi responsável principalmente pelas animações. Confira o trailer abaixo:

Em conversa com o Omelete, Mendonça diz que, passando o circuito dos festivais, o curta deve ser exibido em eventos de quadrinhos e, por fim, ser disponibilizado na internet.

Leia mais sobre Gonçalo Júnior

 

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.