HQ/Livros

Notícia

Herdeiras do criador de Superman têm vitória no tribunal contra DC/Warner Bros.

Juiz decide que as filhas de Jerry Siegel têm direito sobre a origem do herói

14.08.2009, às 13H00.
Atualizada em 12.11.2016, ÀS 12H08

Mais um capítulo do processo legal que as herdeiras de Jerome Siegel - criador do Super-Homem ao lado de Joseph Shuster - movem contra a Warner Bros. e a DC Comics pelos direitos sobre o super-herói. Em julho, o estúdio ganhou um parecer favorável, mas na última quarta-feira o juiz Stephen Larson deu um ganho de causa a Joanne e Laura Siegel, filhas do quadrinista falecido em 1996.

Até agora, estava decidido que em 2013 tanto as herdeiras de Siegel quando o espólio de Joe Shuster ganham total direito sobre o personagem. O juiz decidiu adiantar nesta semana parte dos direitos, referentes a trabalhos que não foram contratados pela editora, ou seja, trabalhos adicionais cuja iniciativa de criar partiu de Shuster e Siegel. São as duas primeiras semanas das tiras de jornal publicadas de Superman, além de partes das histórias publicadas em Action Comics e outras HQs.

Isso significa que as herdeiras agora têm controle sobre a origem do herói, seu passado em Krypton, sobre Jor-El e Lora, o bebê Kal-El e sobre o conceito do alienígena que chega à Terra em uma nave enquanto bebê. Portanto, se a Warner Bros. decidir incluir num próximo filme do herói imagens da origem de Superman terá que pedir os direitos às herdeiras.

O processo ainda não chegou ao final. O que importa para os fãs é que em julho o juiz definiu datas-limite para que a Warner Bros. produza novos filmes. Se a WB não iniciar a produção de um longa do herói até 2011, as Siegels poderão processar o estúdio por danos.

Leia mais sobre Superman

Superman

None

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.