Homem-Aranha | J.M. Straczynski diz que série afundou nas vendas desde sua saída

Declaração do autor causa controvérsia com editor atual e outros autores

14/12/2011 - 16:46 - Érico Assis
J.M. Straczynski
J.M. Straczynski: J.M. Straczynski

O escritor J.M. Straczynski resolveu provocar fãs e a Marvel publicando um gráfico em seu Facebook que mostra as vendas da série Amazing Spider-Man de 2008 a 2010. Ou seja, desde sua saída da série e do início da fase "Um Novo Dia". O gráfico mostra uma queda brutal nas vendas da principal HQ do Homem-Aranha .

A postagem gerou uma série de reações, tanto positivas quanto negativas, que acabaram saindo do ar devido ao tom da discussão. O site Bleeding Cool , porém, guardou o diálogo que Straczynski teve com Stephen Wacker , editor da linha Aranha desde "Um Novo Dia".

Wacker disse que Straczynski, além de precisar aprender boas maneiras - a provocação do escritor daria a entender que os roteiristas que o sucederam não são tão bons quanto ele -, estaria equivocado. Straczynski respondeu que não queria atacar ninguém e questionou que equívoco seria esse, já que os números do gráfico não foram desmentidos por Wacker.

O editor, mesmo sem apresentar números, diz que eles não condizem com a realidade por registrarem apenas as edições menos vendidas de cada mês (Amazing Spider-Man saiu três vezes por mês durante três anos, e atualmente é quinzenal; na época de Straczynski, era mensal), desconsiderar as 40 coletâneas da série lançadas nesse período e também a famosa "edição Obama", a mais vendida em 15 anos da HQ. A origem do gráfico - o K-Box, que está sempre disparando contra o mercado de quadrinhos - também é controversa.

O Bleeding Cool analisou o gráfico e diz que, embora as falhas apontadas por Wacker sejam reais, os dados revelam que "Um Novo Dia" - que apagou o casamento com Mary Jane Watson e repaginou a vida de Peter Parker, algo a que Straczynski se opôs - efetivamente matou um terço dos leitores do Aranha. Amazing Spider-Man pode somar mais vendas, mas não há dúvida de que o Aranha tem menos leitores. O site, porém, diz que as histórias atuais estão subindo nas vendas.

Depois que Straczynski e Wacker encerraram o diálogo, o escritor Mark Waid também entrou na briga para chamar o post do primeiro de "canalhice". E deixou um comentário irônico: "Ainda estou furioso com o passivo-agressivo JMS. Eu devia ir dar uma caminhada. Bem longa, talvez. Uma caminhada longa, chata, sem sentido, tediosa. Caminhar por toda a América. E vou parar antes de terminar."

Leia mais sobre Homem-Aranha
Leia mais sobre J.M. Straczynski

Veja também:
Homem-Aranha
Homem-Aranha
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Comentários

O Omelete disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar. Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas.

Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

blog comments powered by Disqus
Publicidade

Omeletop As 5+

  • Lidas
  1. 1 -

    Vingadores-Era-de-Ultron
  2. 2 -
  3. 3 -
  4. 4 -
  5. 5 -
  6. Ver todos
Publicidade

Fotos

Once Upon a Time 4a temporada Malevola Cruella e Ursula
once-upon-a-time
Princess-Leia-1-capa-4.jpg
star-wars-marvel
Game-of-Thrones-5a-temporada-poster-27Fev2014.jpg
game-of-thrones
Batman Arkham Knight 21Mar2014 03
batman-arkham-knight
11021091_796358263773695_6885763858111722063_n.jpg
Vingadores-Era-de-Ultron
esquadrao-suicida-arrow.jpg
arrow
agents-of-shield.jpg
agents-of-shield
Star-Lord-and-Kitty-Pryde-1.jpg
secret-wars-marvel
Spider-Gwen-1-capa5.jpg
spider-gwen
Batman-40-Capa-Andy-Kubert.jpg
batman-hqs
Tomb-Raider-13.jpg
tomb-raider-hq
Miami-Vice-Remix-1.jpg
Miami-Vice-Remix
Publicidade