HQ/Livros

Notícia

Homem-Aranha | J.M. Straczynski diz que série afundou nas vendas desde sua saída

Declaração do autor causa controvérsia com editor atual e outros autores

14.12.2011, às 15H46.
Atualizada em 29.06.2018, ÀS 02H42

O escritor J.M. Straczynski resolveu provocar fãs e a Marvel publicando um gráfico em seu Facebook que mostra as vendas da série Amazing Spider-Man de 2008 a 2010. Ou seja, desde sua saída da série e do início da fase "Um Novo Dia". O gráfico mostra uma queda brutal nas vendas da principal HQ do Homem-Aranha.

J.M. Straczynski

None
J.M. Straczynski

A postagem gerou uma série de reações, tanto positivas quanto negativas, que acabaram saindo do ar devido ao tom da discussão. O site Bleeding Cool, porém, guardou o diálogo que Straczynski teve com Stephen Wacker, editor da linha Aranha desde "Um Novo Dia".

Wacker disse que Straczynski, além de precisar aprender boas maneiras - a provocação do escritor daria a entender que os roteiristas que o sucederam não são tão bons quanto ele -, estaria equivocado. Straczynski respondeu que não queria atacar ninguém e questionou que equívoco seria esse, já que os números do gráfico não foram desmentidos por Wacker.

O editor, mesmo sem apresentar números, diz que eles não condizem com a realidade por registrarem apenas as edições menos vendidas de cada mês (Amazing Spider-Man saiu três vezes por mês durante três anos, e atualmente é quinzenal; na época de Straczynski, era mensal), desconsiderar as 40 coletâneas da série lançadas nesse período e também a famosa "edição Obama", a mais vendida em 15 anos da HQ. A origem do gráfico - o K-Box, que está sempre disparando contra o mercado de quadrinhos - também é controversa.

O Bleeding Cool analisou o gráfico e diz que, embora as falhas apontadas por Wacker sejam reais, os dados revelam que "Um Novo Dia" - que apagou o casamento com Mary Jane Watson e repaginou a vida de Peter Parker, algo a que Straczynski se opôs - efetivamente matou um terço dos leitores do Aranha. Amazing Spider-Man pode somar mais vendas, mas não há dúvida de que o Aranha tem menos leitores. O site, porém, diz que as histórias atuais estão subindo nas vendas.

Depois que Straczynski e Wacker encerraram o diálogo, o escritor Mark Waid também entrou na briga para chamar o post do primeiro de "canalhice". E deixou um comentário irônico: "Ainda estou furioso com o passivo-agressivo JMS. Eu devia ir dar uma caminhada. Bem longa, talvez. Uma caminhada longa, chata, sem sentido, tediosa. Caminhar por toda a América. E vou parar antes de terminar."

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.