HQ/Livros

Notícia

Homem de Ferro | Nova HQ mexe com origens do personagem

Tony Stark descobre dois segredos de família

24.10.2013, às 14H15.
Atualizada em 29.06.2018, ÀS 02H40

A edição #17 de Iron Man saiu nesta semana nos EUA com o final da saga "The Secret Origin of Tony Stark" ("A Origem Secreta de Tony Stark"). Como prometido desde o início, a trama se encerrou com revelações importantes sobre o Homem de Ferro.

homem de ferro

None
Iron Man #17

Spoilers abaixo!

Na verdade, são duas revelações, ambas envolvendo a família Stark. A primeira: Tony Stark foi adotado. A segunda: o verdadeiro filho da família Stark, Arno, nasceu com uma deficiência física e passou a vida inteira num pulmão de aço. Tony e Arno se conhecem durante a edição.

Ao longo da trama, é revelado que um robô alienígena chamada 451 manipulou o casal Stark - Howard e Maria - a deixar que o filho deles, ainda em gestação, fosse cobaia para um experimento de evolução da raça humana. O bebê nasceria com intelecto superior e habilidades especiais. Como Howard Stark desconfiava das intenções do androide, fez interferências no experimento. O resultado foi que o bebê, Arno, nasceu sem conseguir respirar por conta própria e passou toda sua vida numa clínica médica, escondido de todos. Tony Stark foi a criança adotada para enganar o robô 451 e fez as vezes de filho dos Stark.

A trama cria pelo menos duas deixas interessantes. Primeiro, que Tony Stark agora não sabe quem são seus pais biológicos. Segundo, que Arno Stark sempre foi a identidade do Homem de Ferro 2020, vilão de um futuro alternativo que já apareceu em várias HQs da Marvel desde os anos 1980.

Kieron Gillen, autor da trama, disse em entrevista ao CBR que "estamos chegando perto de 2020 e achei que seria uma hora boa introduzir Arno Stark ao Universo Marvel". O autor também revela que os meio-irmãos Stark vão trabalhar juntos. O próximo arco da série trata dos dois construindo uma cidade inteira nas ruínas da cidade do vilão Mandarim.

Em entrevista à Associated Press, o editor-chefe da Marvel Axel Alonso disse que a revelação abre várias possibilidades para novas histórias do Homem de Ferro, inclusive uma discussão sobre filhos adotados - e que é um reviravolta interessante para o ano em que o personagem completa cinco décadas.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.