HQ/Livros

Notícia

Homem de Ferro se opõe a código aberto em nova HQ

Invincible Iron Man mostra o filho de Obadiah Stane como uma mistura de hacker e homicida

29.04.2008, às 00H00.
Atualizada em 12.11.2016, ÀS 18H02

Uma das principais discussões do mercado de alta tecnologia está por trás da história de abertura de Invincible Iron Man, nova série do Homem de Ferro, que estréia nos EUA junto ao filme, esta semana. Tony Stark, o empresário-herói multimilionário, enfrenta um vilão descrito como "terrorista do código aberto".

O movimento pelo código aberto (open source) defende que sistemas tecnológicos devem ser livremente manipulados e adaptados pelos seus usuários, sem restringir essas ações às empresas que os fabricaram. Segundo o movimento, todo software deveria ter seu código de programação aberto para manipulação dos usuários - como acontece no caso do sistema operacional Linux. Parte das empresas de tecnologia atuais rejeita as idéias do movimento.

No Universo Marvel, Tony Stark está do lado das grandes empresas - ele tem uma dessas, afinal. "É uma coisa interessante da sua personalidade. Ele quer dar essa fantástica tecnologia para o mundo, mas fica nervoso quando alguém a utiliza", diz o escritor de Invincible Iron Man, Matt Fraction, em entrevista ao Comic Book Resources. "O mundo é perigoso e, apesar de todos seus avanços, a tecnologia traz novos perigos. Há o lado bom e o lado ruim, e Tony não quer assumir essa responsabilidade. É uma grande responsabilidade e vemos em Invincible Iron Man #1 que quando a tecnologia é utilizada para propósitos nefastos Tony sente isso profundamente."

O primeiro inimigo na nova série é o jovem Ezekiel Stane, filho de um antigo adversário de Stark: Obadiah Stane, que é o antagonista na adaptação cinematográfica. Fraction descreve Ezekiel como "o código aberto frente ao código fechado opressor de Stark. Ele não tem quartel-general, não tem base, não tem conta bancária. Totalmente fora do sistema, flexível, móvel. Isso vai totalmente contra a sabedoria empresarial de Tony, o jeito que ele aprendeu a fazer as coisas - com bancos, advogados, indústrias, testes. Stane é diferente. Ele é mais esperto, mais móvel, com reações mais velozes".

Para dar noção da ameaça do jovem Stane, a Marvel liberou as primeiras páginas da nova série, em que Ezekiel reúne-se com a diretoria de uma grande empresa e expõe suas idéias de uma forma bastante... destruidora. Os desenhos são de Salvador Larroca. Confira abaixo.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.