Homem de Ferro se opõe a código aberto em nova HQ

Invincible Iron Man mostra o filho de Obadiah Stane como uma mistura de hacker e homicida

29/04/2008 - 0:00 - Érico Assis

Uma das principais discussões do mercado de alta tecnologia está por trás da história de abertura de Invincible Iron Man , nova série do Homem de Ferro , que estréia nos EUA junto ao filme, esta semana. Tony Stark , o empresário-herói multimilionário, enfrenta um vilão descrito como "terrorista do código aberto" .

O movimento pelo código aberto ( open source ) defende que sistemas tecnológicos devem ser livremente manipulados e adaptados pelos seus usuários, sem restringir essas ações às empresas que os fabricaram. Segundo o movimento, todo software deveria ter seu código de programação aberto para manipulação dos usuários - como acontece no caso do sistema operacional Linux. Parte das empresas de tecnologia atuais rejeita as idéias do movimento.

No Universo Marvel, Tony Stark está do lado das grandes empresas - ele tem uma dessas, afinal. "É uma coisa interessante da sua personalidade. Ele quer dar essa fantástica tecnologia para o mundo, mas fica nervoso quando alguém a utiliza" , diz o escritor de Invincible Iron Man , Matt Fraction , em entrevista ao Comic Book Resources . "O mundo é perigoso e, apesar de todos seus avanços, a tecnologia traz novos perigos. Há o lado bom e o lado ruim, e Tony não quer assumir essa responsabilidade. É uma grande responsabilidade e vemos em Invincible Iron Man #1 que quando a tecnologia é utilizada para propósitos nefastos Tony sente isso profundamente."

O primeiro inimigo na nova série é o jovem Ezekiel Stane , filho de um antigo adversário de Stark: Obadiah Stane , que é o antagonista na adaptação cinematográfica. Fraction descreve Ezekiel como "o código aberto frente ao código fechado opressor de Stark. Ele não tem quartel-general, não tem base, não tem conta bancária. Totalmente fora do sistema, flexível, móvel. Isso vai totalmente contra a sabedoria empresarial de Tony, o jeito que ele aprendeu a fazer as coisas - com bancos, advogados, indústrias, testes. Stane é diferente. Ele é mais esperto, mais móvel, com reações mais velozes" .

Para dar noção da ameaça do jovem Stane, a Marvel liberou as primeiras páginas da nova série, em que Ezekiel reúne-se com a diretoria de uma grande empresa e expõe suas idéias de uma forma bastante... destruidora. Os desenhos são de Salvador Larroca . Confira abaixo.

Leia mais sobre Homem de Ferro

Veja também:
Homem de Ferro
Homem de Ferro
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Comentários

O Omelete disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar. Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas.

Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

blog comments powered by Disqus
Publicidade

Imagens (6)

Omeletop As 5+

  • Lidas
Publicidade

Fotos

The Walking Dead S04E11 Claimed 05
walkingdead
Game-of-Thrones-S05-set.jpg
game-of-thrones
Secret-Wars-Last-Days-of-Magneto.jpg
secret-wars-marvel
Star Wars 1 Alex Ross capa
star-wars-marvel
Uncanny-Avengers-1.jpg
a-semana-la-fora-quadrinhos-26-01
Uncanny-Avengers-1-p1-final.jpg
uncanny-avengers
Sherlock - Especial de Natal
sherlock-tv
Arrow e The Flash crossover 20Nov2014 31
arrow
secret_world_02.jpg
secret-world
Agents of SHIELD Adrianne Palicki como Harpia
agents-of-shield
All-New-Captain-America-6-capa.jpg
all-new-captain-america
Howard-the-Duck-2-capa2.jpg
howardtheduck
Publicidade