HQ/Livros

Notícia

Jim Starlin | Criador de Thanos está contente com o filme, mas não com a Marvel

Autor teve que pagar ingresso para assistir aos filmes

15.05.2012, às 16H28.
Atualizada em 29.06.2018, ÀS 02H48

Há quase 40 anos Jim Starlin criou Thanos, na época um vilão qualquer, para a série do Homem de Ferro. O que acabou virando a maior ameaça cósmica da  Marvel Comics e ganhou papel significativo, mesmo que curto, no filme dos Vingadores. Esquecido dos créditos, da mídia e, enfim, da Marvel, Starlin aproveitou para dar uma alfinetada na editora.

Foi em entrevista ao Hero Complex, blog do jornal Los Angeles Times. "É o segundo filme que tem algo que criei para a Marvel - a outra coisa foi a Manopla do Infinito em Thor - e nos dois filmes eu tive que pagar meu próprio ingresso para assistir. A compensação financeira para os autores destes personagens parece não fazer parte da equação."

Starlin não foi apenas o primeiro a escrever e desenhar o personagem, mas também desenvolveu-o ao longo dos anos 70 nas histórias de Capitão Marvel e Warlock. Nos anos 90, recuperou-o na série do Surfista Prateado, criou a história considerada a melhor do personagem - a minissérie Thanos: Em Busca de Poder - e envolveu-o nas sagas Marvel Desafio Infinito, Crusada Infinita e Guerra Infinita. Por fim, foi roteirista e desenhista de uma série própria do personagem entre 2003 e 2004, da qual saiu meio contrariado. Nunca mais trabalhou para a editora.

Apesar da alfinetada, Starlin diz que gostou muito do filme de Joss Whedon e que espera que a aparição de Thanos seja apoio para seus projetos pessoais de transformar suas criações Dreadstar e Breed em filme.

Por fim, quanto à representação cinematográfica do personagem que concebeu: "Minha única surpresa foi ver como Thanos ficou violeta na tela. Sempre achei que a pele exposta dele seria mais um violeta acinzentado. Só assisti o filme uma vez, e o titã louco apareceu bem rápido, mas fiquei com a impressão de que o queixo ficou pequeno, posso estar enganado. Gostei da voz."

Leia mais sobre Jim Starlin
Leia mais sobre Vingadores

Thanos

None

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.