HQ/Livros

Notícia

J.M. Straczynski explica seu novo Superman e fala da saída da Marvel

Roteirista será o responsável pela graphic novel Superman: Earth One

08.03.2010, às 00H00.
Atualizada em 29.06.2018, ÀS 02H39

Em entrevista ao Newsarama, o escritor J.M. Straczynski explicou qual a sua visão do Superman - cuja história recontará desde o princípio em Superman: Earth One, graphic novel que inicia uma nova linha de quadrinhos da DC Comics voltados para o grande público, ignorando a cronologia das séries mensais do personagem.

Superman: Earth One

None
Superman: Earth One

Straczynski diz que uma das grandes mudanças que quer fazer é transformar o Planeta Diário em um jornal de verdade - pois ele mesmo começou a carreira como jornalista. "Perry é um editor de verdade, Lois uma repórter de verdade, Jim um fotojornalista de verdade. Destes três, provavelmente o que as pessoas vão mais notar é uma mudança de personalidade de Jimmy. A maioria dos fotógrafos de jornal com quem trabalhei ao longo dos anos são malucos, no bom sentido."

No mais, o autor diz como vê a chegada de Clark a Metrópolis, ponto em que começa sua história: "Ele teve que esconder suas habilidades até agora, enquanto aprendia a controlá-las, e agora pode ser o que quiser. Pela primeira vez, ele pode aparecer e usar essas habilidades de forma controlada para ganhar a vida e criar um estilo de vida que recompense sua família pela forma como o criou todos esses anos. Ele pode se tornar o atleta mais famoso e mais rico da história. Pode virar um grande cientista pesquisador. Pode ter tudo. Ou pode vestir o uniforme... Ao fazer isso, dedica-se a uma vida de serviço à humanidade, e não ao dinheiro. Em algum momento, ele teve que fazer essa decisão. Então veremos o processo que leva até esse ponto, e o que acontece depois".

Straczynski resolveu inclusive abrir seu coração na entrevista, dizendo que teve uma infância difícil - "minha família mudou-se 21 vezes nos meus primeiros 17 anos, sempre procurando novas oportunidades econômicas, então eu era sempre o novo na turma, o estranho, sempre tomando surra" - e ser um admirador do Superman o ajudou. "A idéia de alguém que pode voar para longe, que pode ser o que quiser, que não pode ser ferido... tudo isso ressoava forte em mim. Quando eu era criança, foi basicamente o que me sustentou." O autor vem dizendo há anos que esperava uma chance de escrever histórias do Homem de Aço.

O trabalho chegou em um dos momentos mais prolíficos de sua carreira. Depois de roteirizar A Troca e Ninja Assassino, ele está envolvido em outros filmes e projetos para a TV. No caso da telona, tem nada menos que cinco projetos: Proving Ground, roteiro que vendeu à MGM antes de esta passar por problemas financeiros, o remake de Planeta Proibido, Lensman (sci-fi baseado nos livros de "Doc" Smith), Shattered Union (adaptação do game de mesmo nome) e The Flickering Light, drama passado na Segunda Guerra Mundial, baseado em fatos, do qual ele diz ter 50% de chance de vir a ser o diretor.

De volta aos quadrinhos, JMS continua exclusivo da DC Comics, onde escreve mensalmente The Brave and the Bold, desde que resolveu abandonar a Marvel. Ele revela inclusive que, desde o problema que se formou em torno da história de Homem-Aranha "Um Dia a Mais", o editor-chefe Joe Quesada (também desenhista da história em questão) não lhe dirige a palavra.

O escritor comentou que um dos projetos que deixou inacabados na editora, The Twelve, em breve terá uma resolução - mas não confirmou se estará envolvido nela.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.