Morre Mick Anglo, o criador de Marvelman

Autor teve os direitos sobre o herói reconhecidos no fim da vida

11/11/2011 - 14:41 - Érico Borgo
marvelman
marvelman

Maurice Algowitz, o inglês mais conhecido como Mick Anglo, faleceu no dia 31 de outubro, segundo informação do site Comic Bits Online . O homem que criou Marvelman , o super-herói mais famoso dos quadrinhos britânicos, tinha 96 anos.

Não é segredo que Anglo foi contratado para fazer o que, na prática, era um plágio. A editora britânica L. Miller & Sons publicava na Inglaterra os quadrinhos do Capitão Marvel , sucesso tão grande lá quanto nos EUA. Quando a DC Comics processou a editora americana do Capitão, as histórias do personagem foram suspensas. Não querendo perder seus leitores já conquistados, a editora britânica buscou uma solução em 1954: um personagem praticamente idêntico ao norte-americano, chamado Marvelman, também criança que se transformava em adulto superpoderoso ao dizer palavra mágica, também com superfamília. Anglo ficou encarregado da criação.

Marvelman voltou a fazer sucesso nos anos 80, quando Alan Moore escreveu uma série de histórias hoje consideradas clássicas para a revista Warrior. Após isto - e a exportação para os EUA, via editora Eclipse, onde o herói virou Miracleman por solicitação dos advogados da Marvel Comics -, o personagem virou pivô de um emaranhado jurídico que até hoje não se resolveu. Em poucas palavras, não se tem certeza se o personagem (e suas histórias) pertencem a Anglo, à editora original, à Warrior, a Alan Moore, à Eclipse ou a outros autores que passaram pelo personagem.

Quem começou a tentar resolver o emaranhado foi a Marvel Comics, que comprou os direitos de Anglo em 2009 e vem republicando nos EUA as histórias que o autor fez na década de 50. Mas os fãs ainda estão esperando republicações das histórias de Moore e a conclusão das que Neil Gaiman e Mark Buckingham começaram com o personagem em finais da década de 80. Com a compra da Marvel, o personagem voltou a ser chamado de Marvelman nos EUA. O ponto positivo até agora nessa história, comentado por Alan Moore, é que Anglo foi reconhecido, no fim da vida, como autor e detentor de parte dos direitos sobre Marvelman, o que garantiu tranquilidade financeira a ele em seus últimos anos de vida.

Leia mais sobre Miracleman

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Comentários

O Omelete disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar. Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas.

Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

blog comments powered by Disqus
Publicidade

Omeletop As 5+

  • Lidas
  1. 1 - The Walking Dead terá história escrita pelo criador de Saga

    The Walking Dead terá história escrita pelo criador de Saga
    Edição única prometida para novembro será a primeira da série sem autoria de Robert Kirkman
  2. 2 - Star Wars | Sinopse de Shattered Empire dá dicas sobre a trama do novo filme
  3. 3 - Huck | Rafael Albuquerque vai desenhar a nova série de Mark Millar
  4. 4 - Star Wars | Lando Calrissian vai ganhar HQ própria desenhada por Alex Maleev - veja a prévia [ATUALIZADO]
  5. 5 - Desenho de herói avantajado causa comoção entre leitores de quadrinhos
  6. Ver todos
Publicidade

Fotos

formiga-capa.jpg
homem-formiga-nas-hqs
Lando-1-capa6.jpg
star-wars-marvel
Once-Upon-a-Time-5a-temporada-Emma-Dark-Swan-01.jpg
Once-Upon-a-Time
Batman-Arkham-Knight-29-Maio-2015-9.jpg
batman-arkham-knight
norman-reedus.jpg
The-Walking-Dead
XMen_RogueCut.jpg
x-men-days-of-future-past
Call-of-Duty-Black-Ops-3-HQ-capa.jpg
Call of Duty Black Ops 3 HQ
Vingadores-Era-de-Ultron-mina-Wakanda-09.jpg
Vingadores-Era-de-Ultron
Power-Ranger-amarelo.jpg
power-rangers-hq
Lara-Croft-and-the-Frozen-Omen-1.jpg
tomb-raider-hq
Uncanny-X-Men1.jpg
all-new-all-different-marvel
Amazing-Spider-Man-1.jpg
homem-aranha-preview
Publicidade