Morre Mick Anglo, o criador de Marvelman

Autor teve os direitos sobre o herói reconhecidos no fim da vida

11/11/2011 - 14:41 - Érico Borgo
marvelman
marvelman

Maurice Algowitz, o inglês mais conhecido como Mick Anglo, faleceu no dia 31 de outubro, segundo informação do site Comic Bits Online . O homem que criou Marvelman , o super-herói mais famoso dos quadrinhos britânicos, tinha 96 anos.

Não é segredo que Anglo foi contratado para fazer o que, na prática, era um plágio. A editora britânica L. Miller & Sons publicava na Inglaterra os quadrinhos do Capitão Marvel , sucesso tão grande lá quanto nos EUA. Quando a DC Comics processou a editora americana do Capitão, as histórias do personagem foram suspensas. Não querendo perder seus leitores já conquistados, a editora britânica buscou uma solução em 1954: um personagem praticamente idêntico ao norte-americano, chamado Marvelman, também criança que se transformava em adulto superpoderoso ao dizer palavra mágica, também com superfamília. Anglo ficou encarregado da criação.

Marvelman voltou a fazer sucesso nos anos 80, quando Alan Moore escreveu uma série de histórias hoje consideradas clássicas para a revista Warrior. Após isto - e a exportação para os EUA, via editora Eclipse, onde o herói virou Miracleman por solicitação dos advogados da Marvel Comics -, o personagem virou pivô de um emaranhado jurídico que até hoje não se resolveu. Em poucas palavras, não se tem certeza se o personagem (e suas histórias) pertencem a Anglo, à editora original, à Warrior, a Alan Moore, à Eclipse ou a outros autores que passaram pelo personagem.

Quem começou a tentar resolver o emaranhado foi a Marvel Comics, que comprou os direitos de Anglo em 2009 e vem republicando nos EUA as histórias que o autor fez na década de 50. Mas os fãs ainda estão esperando republicações das histórias de Moore e a conclusão das que Neil Gaiman e Mark Buckingham começaram com o personagem em finais da década de 80. Com a compra da Marvel, o personagem voltou a ser chamado de Marvelman nos EUA. O ponto positivo até agora nessa história, comentado por Alan Moore, é que Anglo foi reconhecido, no fim da vida, como autor e detentor de parte dos direitos sobre Marvelman, o que garantiu tranquilidade financeira a ele em seus últimos anos de vida.

Leia mais sobre Miracleman

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Comentários

O Omelete disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar. Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas.

Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

blog comments powered by Disqus
Publicidade

Omeletop As 5+

  • Lidas
  1. 1 - Homem-Aranha - Spider-Verse | Crítica

    Homem-Aranha - Spider-Verse | Crítica
    A teia das lamentações
  2. 2 - She-Hulk (2014) | Crítica
  3. 3 - Guardians Team-Up | Guardiões da Galáxia encontram os Vingadores em nova HQ
  4. 4 - Conan: Sombras de Ferro ao Luar sairá no Brasil - veja uma prévia
  5. 5 - Batman | Coringa faz mais uma vítima ligada a Bruce Wayne nos quadrinhos
  6. Ver todos
Publicidade

Fotos

11053055_798399980236190_8962953497277013337_n.jpg
Vingadores-Era-de-Ultron
1872-Tony-Stark.jpg
secret-wars-marvel
Arrow-S03E16-The-Offer-02.jpg
arrow
Green-Lantern-40-capa.jpg
lanterna-verde-hq
Miracleman-Golden-Age-poster.jpg
miracleman
Raina-Inumana.jpg
agents-of-shield
Edge of Spider Verse 5 3
edge-of-spider-verse
Spider Verse 2 previa 1
spider-verse
Guardians-Team-Up-1-p3.jpg
guardioes-da-galaxia-hq
All-New-Hawkeye-1-capa4.jpg
gaviao-arqueiro-hq
Neverboy-1.jpg
semana-la-fora-hq-02032015
Catwoman-40.jpg
Mulher-Gato-HQ
Publicidade