Roteirista deixa DC Comics por desacordo com Before Watchmen e outros problemas com autores [atualizado]

Chris Roberson diz que não concorda com as políticas da editora

26/04/2012 - 12:19 - Érico Assis

O roteirista Chris Roberson anunciou esta semana, via Twitter, que estava tomando um "coquetel vespertino para comemorar a saída da DC Comics ". O autor, cujo principal obra nos quadrinhos é a série Vertigo iZombie , colaborava com a editora desde 2008.

Questionado pelos fãs para esclarecer sua decisão, Roberson explicou que não havia um problema em como a DC estava tratando-o, mas em como "eles tratam outros e como fazem negócios em geral". E que o resumo das suas motivações estava num artigos dos críticos David Brothers publicado no site Comics Alliance , chamado "A ética podre por trás de Before Watchmen e Os Vingadores".

O artigo teve grande circulação entre quadrinistas e fãs nos últimos dias. Nele, os David declaram que não comprarão mais quadrinhos DC e Marvel por conta da forma como as editoras tratam respectivamente Alan Moore, traindo seus entendimentos quanto a Watchmen, e Jack Kirby, que tem briga histórica com a Marvel e mal é citado na divulgação do filme Os Vingadores - apesar da grande colaboração que teve na criação da maioria dos personagens.

Outros quadrinistas, como Stephen Bissette e James Sturm, já incitaram boicotes contra a Marvel, mas a atitude de Roberson é a primeira de um autor que cita especificamente esta discussão ética como motivo para não trabalhar com uma das editoras.

Vindo do mesmo grupo de autores de Austin, Texas que Bill Willingham (Fábulas) e Matthew Sturges (Casa dos Mistérios), Roberson fez duas minisséries de Cinderela (derivada de Fábulas) na DC/Vertigo, escreveu algumas edições de Superman e criou iZombie com Mike Allred - série que teve o cancelamento anunciado recentemente pela Vertigo. Ele diz estar comprometido com o arco da série Fairest , com Cinderela, ainda a ser anunciado.

[ATUALIZAÇÃO, 23/4] Roberson twittou que não será mais roteirista de um arco da série Fairest . A DC demitiu-o. Ele faria uma nova história de Cinderela, dando sequência às duas minisséries da personagem que criou com Shawn McManus. Roberson escreve: "me disseram que não precisam mais dos meus serviços".

[ATUALIZAÇÃO, 26/4] Em extensa entrevista ao site do Comics Journal , Roberson esclarece que já tinha reservas quanto à DC por conta do litígio entre Warner e as herdeiras do criador de Superman, mas que a "gota d'água" foi mesmo Before Wathcmen . Ele também diz que, embora nunca tenha trabalhado com a Marvel, também não vê com bons olhos o litígio de décadas entre a editora e Jack Kirby (e herdeiros deste). Para completar, uma curiosidade: "Eu estava esperando aquilo explodir, mas ninguém prestou atenção até meu terceiro dia de tweets ser citado no Bleeding Cool. Duas horas depois daquilo sair no Bleeding Cool, recebi uma ligação [da DC] dizendo que não tinha mais emprego na empresa."

Leia mais sobre DC Comics
Leia mais sobre Chris Roberson

Veja também:
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Comentários

O Omelete disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar. Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas.

Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

blog comments powered by Disqus
Publicidade

Imagens (6)

Omeletop As 5+

  • Lidas
  1. 1 - Convergence | DC Comics cita Stan Lee e "mata" suas criações

    Convergence | DC Comics cita Stan Lee e "mata" suas criações
    Grupo de heróis da DC reinventados pelo chefão da Marvel são mortos em embate de universos
  2. 2 - Thor mulher terá sua identidade revelada em maio - veja a capa [ATUALIZADO]
  3. 3 - Batman terá identidade nova nos quadrinhos
  4. 4 - CCXP 2015 anuncia Esad Ribic, desenhista de Thor e das novas Guerras Secretas
  5. 5 - CCXP 2015 | "Éramos um dos melhores trios das HQs", diz John Totleben sobre sua fase em Monstro do Pântano
  6. Ver todos
Publicidade

Fotos

Star-Wars-Lando-previa-2.jpg
star-wars-marvel
Red-Skull.jpg
secret-wars-marvel
Barb-Wire-1-capa2.jpg
Barb-Wire
Batman-Superman-1-capa3.jpg
batman-superman
Convergence-2-pag-9.jpg
convergence
Agents-of-SHIELD-S01E18-The-Frenemy-of-My-Enemy-poster.jpg
agents-of-shield
Arrow-S03E16-The-Offer-02.jpg
arrow
Vingadores-Era-de-Ultron-Marvel14.jpg
Vingadores-Era-de-Ultron
Thor-8-p1.jpg
thor-hq
Mad-Max-6abril2015-poster.jpg
madmax4
Batman-Arkham-Knight-Genesis-capa.jpg
batman-arkham-knight
Game-of-Thrones-5a-temporada-18mar2015-01.jpg
game-of-thrones
Publicidade