HQ/Livros

Notícia

Ser humano precisaria calçar número 500 para ser o Homem-Aranha

Cientistas determinam relação entre tamanhos, pesos e superfície de aderência em 225 espécies animais

19.01.2016, às 13H59.
Atualizada em 29.06.2018, ÀS 02H39

Cientistas na Inglaterra, na Austrália e nos Estados Unidos chegaram, num estudo publicado ontem, a uma conclusão da qual muita gente já desconfiava: um ser humano normal seria incapaz de escalar paredes como o Homem-Aranha.

None

A conta dos cientistas visava analisar a proporção mínima de um corpo para conseguir aderência sobre superfícies verticais: pelo menos 40% do corpo deve ser recoberto por material aderente. Para escalar um arranha-céus, um humano precisaria de pés impraticavelmente largos, com mais de 3 metros. "Nosso sapatos precisariam ser do tamanho 145 no padrão europeu ou 114 no padrão americano", diz Walter Federle, do Departamento de Zoologia da Universidade de Cambridge. No sistema numérico brasileiro, esse ser humano anormal calçaria mais de 500.

No reino animal, o lagarto gecko é o maior bicho a façanha da aderência. O levantamento comparou pesos e patas de 225 espécies animais com habilidades de escaladas. Os cientistas esperam que o estudo ajude a desenvolver novas substâncias com propriedade adesiva.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.