HQ/Livros

Notícia

Tintim no Congo | Igreja Católica defende álbum controverso

E segue na Bélgica processo que deseja banir o livro

19.11.2011, às 00H00.
Atualizada em 29.06.2018, ÀS 02H47

Completando setenta anos em 2011, o álbum Tintim no Congo comemora também quase a mesma idade de controvérsias, pela forma como Hergé representou os negros e o colonialismo belga. Mas este mês o título ganhou um aliado também controverso: a Igreja Católica.

Tintim

None

O L'Osservatore Romano, jornal oficial do Vaticano, publicou um editorial de primeira página onde diz que banir o livro - como alguns defendem na Bélgica - ou vendê-lo com avisos sobre conteúdo potencialmente ofensivo - como já acontece na Inglaterra, onde ele é envolvido por uma faixa de alerta - é um "disparate politicamente correto".

"A HQ foi publicada em 1930, e por este motivo expressa os valores de sua era - e vai mesmo perturbar os jovens britânicos de hoje, criados como são pela internet, pelos video games e pelo fish and chips?", pergunta o jornal.

O Osservatore diz que Tintim é um "herói do catolicismo" - o personagem foi criado para um jornal ligado a Igreja Católica, o Petit Vingtieme, em 1929 - e que a atitude inglesa de alerta é preconceito contra o herói belga. Pela mesma medida, os britânicos deveriam banir os escoteiros, fundado pelo "militar, escritor, mas também racista e eugenista" Lorde Baden Powell. "Mas, claro, ele era inglês", reforça o jornal.

A publicação do Vaticano reconhece que há "clichês paternalistas" no álbum e que o Congo era explorado pela Bélgica, mas destaca que a atitude de missionário de Tintim "comandando uma escola e curando os doentes" é louvável. Além disso, os africanos nunca são representados como maléficos.

Enquanto isso, na Bélgica, segue o processo iniciado no ano passado, que pede o banimento do álbum. Em outubro, um conselheiro judicial, o procurador Valery de Theux de Meylandt, recomendou aos tribunais que rejeitem a ação, dizendo que a HQ é reflexo de sua época e que para haver racismo deve haver intenção. O procurador destacou inclusive que os vilões da história são brancos.

No sistema judiciário belga, as recomendações destes conselheiros judiciais geralmente são acatadas pelos tribunais. Mas o processo ainda não tem data para terminar.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.