Tintim no Congo vai a julgamento na Bélgica

Contador congolês exige texto para colocar HQ em seu contexto histórico

11/05/2010 - 0:00 - Érico Assis

A controvérsia de mais de 60 anos sobre o álbum Tintim no Congo vai chegar aos tribunais em 2010. O contador congolês Bienvenu Mboto Mondondo, que já se manifestara no ano passado, abriu o processo acusando o livro de propagar ideias de racismo e colonialismo na representação que faz dos africanos.

Esta semana, em Bruxelas, houve a primeira audiência sobre o caso. O julgamento acontece na semana que vem, no dia 12 de maio. E pode chegar inclusive à comissão de direitos humanos na União Europeia.

A principal crítica de Mondondo está na representação do domínio belga sobre o Congo (que durou até 1960) como um período pacífico, quando há estimativas que a população do país africano caiu em 10 milhões durante o período crítico de dominação. Além disso, o álbum mostra os congoleses como um povo com deficiências de aprendizagem e que adora o homem branco como se fosse um deus.

O responsável pela ação diz que se contentaria com um prefácio no álbum que colocasse que ele deve ser lido em seu contexto histórico, quando não existiam leis contra o racismo e havia uma defesa da validade do controle belga sobre o país africano. A edição inglesa de Tintim no Congo já adotou esta recomendação, após reclamações no país.

A versão original da história, publicada em 1931, era ainda mais colonialista e racista. Hergé, o criador de Tintim, alterou-a para uma versão colorida em 1946 - hoje publicada em todo o mundo, inclusive no Brasil. Mesmo assim, nos últimos três anos já aconteceram ações de repúdio, livrarias que tiraram-no da seção infantil, editoras que decidiram não republicá-lo e bibliotecas que tiraram Tintim no Congo da estante.

A Moulinsart, editora que controla tudo relacionado a Tintim, vai apresentar sua defesa até a semana que vem. A principal argumentação é que, seguindo o critério de "alertar" quanto ao conteúdo do álbum, grande parte da literatura produzida da metade do século XX para trás também teria que vir com esse tipo de aviso.

Leia mais sobre Tintim

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Comentários

O Omelete disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar. Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas.

Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

blog comments powered by Disqus
Publicidade

Omeletop As 5+

  • Lidas
  1. 1 - The Black Vortex | Veja o preview do crossover entre X-Men e Guardiões da Galáxia

    The Black Vortex | Veja o preview do crossover entre X-Men e Guardiões da Galáxia
    História começa em fevereiro
  2. 2 - Batman | Scott Snyder promete ideia maluca e "um novo começo" para a HQ
  3. 3 - Jerusalem | Livro de Alan Moore sairá no Brasil
  4. 4 - Guerras Secretas | Marvel anuncia a série Inhumans: Attilan Rising
  5. 5 - Women of Marvel | Veja as capas alternativas só com mulheres
  6. Ver todos
Publicidade

Fotos

expo_infantil.JPG
angouleme-2008
The-Black-Vortex-Alpha-1-capa2.jpg
black-vortex-hq
Inhumans-Attilan-Rising-2.jpg
secret-wars-marvel
Thor-6.jpg
Women-of-Marvel
Arrow e The Flash crossover 20Nov2014 31
arrow
Green-Lantern-40-capa2.jpg
lanterna-verde-hq
Superman-Earth-One-Vol3-p1.jpg
Superman-Earth-One-Vol-3
The Walking Dead S04E11 Claimed 05
walkingdead
Game-of-Thrones-S05-set.jpg
game-of-thrones
Star Wars 1 Alex Ross capa
star-wars-marvel
Uncanny-Avengers-1.jpg
a-semana-la-fora-quadrinhos-26-01
Uncanny-Avengers-1-p1-final.jpg
uncanny-avengers
Publicidade