HQ/Livros

Notícia

Viúva do criador de Super-Homem ataca Homens do Amanhã e outros rumores sobre o marido

Viúva do criador de Super-Homem ataca Homens do Amanhã e outros rumores sobre o marido

29.05.2006, às 00H00.
Atualizada em 13.03.2017, ÀS 11H03

Joanne Siegel, viúva de Jerry Siegel (194-1996), um dos criadores do Super-Homem, divulgou uma carta aberta à imprensa especializada (leia) contestando fatos sobre a vida de seu marido e de sua família que vieram à tona recentemente. Siegel afirma que parte das histórias contadas por Gerard Jones em Homens do Amanhã - livro publicado há pouco no Brasil - são falsas e baseiam-se em deturpações feitas principalmente pela primeira esposa de Jerry, Bella.

A viúva já havia contestado o livro de Jones, mas o assunto ressurgiu com a divulgação da morte do primeiro filho de Jerry Siegel, Michael, em janeiro deste ano. O falecimento de Michael, aos 61 anos, tinha passado despercebido até ser noticiado este mês pelo jornalista Michael San Giacomo, colaborador do site Newsarama.

Um pouco de história: Jerry Siegel e Joe Shuster, dois residentes de Cleveland, criaram o Super-Homem em 1938. Apesar do sucesso e de algum retorno financeiro inicial, os dois aos poucos foram sendo escorraçados da National Comics (futura DC Comics) e passaram o resto da vida em más condições econômicas.

Jerry casou-se com Bella em 1939, e eles tiveram Michael em 1944. Eles divorciaram-se em 1948, quando Jerry reencontrou Joanne - a qual, muitos anos antes, tivera sido a modelo para Lois Lane. E é aí que começam as divergências.

Michael Siegel tinha sido procurado por Gerard Jones para depoimentos para Homens do Amanhã, mas sempre recusou-se a falar. Após a primeira edição do livro, porém, foi atrás de Siegel para corrigir alguns pontos da história. Na segunda edição do livro, Jones resolveu adicionar algumas das novas informações: Michael dizia que seu pai fora totalmente ausente após o divórcio, que não pagava pensão e que nunca mencionava sua antiga família em entrevistas. Guiado por sua mãe - com quem viveu até a morte desta, em 2002 -, falava ainda que o pai gastava dinheiro com prostitutas e que só conhecera Joanne na década de 40, apagando a história de modelo para Lois Lane.

Na recente carta à imprensa, Joanne Siegel ataca Gerard Jones e, principalmente, Bella Siegel. Diz que Jones exagerou alguns depoimentos de Michael - e que este possuía memórias manipuladas pela mãe, que viveu amargurada com Jerry e com o divórcio até a morte. Joanne diz ter provas de que seu marido pagava pensão alimentícia, de que ele visitava Michael (mas era impedido de contatos prolongados porque Bella não os permitia) e de que, inclusive, Jerry comprara uma casa para sua antiga família, fazendo de tudo para sustentá-la mesmo quando estava perto da miséria total. A viúva ainda afirma que conheceu Jerry quando posou para seu amigo Joe Shuster como modelo para Lois Lane, em 1935 - e que esta e outras histórias serão contadas em seu próprio livro, ainda sendo escrito.

De um terceiro ponto de vista, o jornalista Mike San Giacomo, de Cleveland, afirma que não há coisa mais fácil do que achar uma senhora na cidade que diga ter sido inspiração para Lois Lane...

O assunto fica mais complicado com outras partes entrando na história: Brad Ricca, um professor universitário de Cleveland, está escrevendo um livro e produzindo um documentário sobre os Siegel, Super-Homem e Cleveland. Veja o trailer aqui.

Com Homens do Amanhã nas livrarias, um novo pesquisador vasculhando a vida do criador do Super-Homem, um livro de Joanne Siegel prestes a sair e uma batalha judicial pelos direitos sobre o herói em pleno curso, este ano parece movimentado para os bastidores do homem-de-aço, não? Não é por acaso. Superman: O Retorno vai reinaugurar a franquia cinematográfica do herói quase septuagenário, o que significa muuuuuiiiiita grana circulando em torno da propriedade da DC Comics. Agora é esperar pra ver se a discussão vai chegar à grande mídia junto ao lançamento do filme.















Compre aqui Homens do Amanhã

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.