HQ/Livros

Notícia

Warner abre processo contra advogado de herdeiras do criador do Superman

Manobra do estúdio é minar Marc Toberoff, especialista em casos de propriedade intelectual

15.05.2010, às 00H00.
Atualizada em 05.11.2016, ÀS 11H04

O site Deadline apurou várias informações - algumas relacionadas a possíveis ações criminosas - sobre o processo em andamento das herdeiras de Jerry Siegel, um dos criadores do Superman, contra a Warner Bros. pelos direitos sobre o personagem.

A principal novidade é que nesta sexta-feira a Warner, representada pelo advogado Daniel Petrocelli (contratado em março para assustar as litigantes), entrou com uma ação contra Marc Toberoff, o advogado que representa Joanne e Laura Siegel.

Superman

None

A alegação da Warner é que Toberoff teria interesses financeiros na propriedade de Superman, e portanto não estaria somente representando as herdeiras. Petrocelli pede ao juiz que Toberoff saia do caso. A manobra do estúdio, portanto, é minar Toberoff, especialista em casos de propriedade intelectual.

A parte das possíveis ações criminosas da história: Petrocelli teria documentos comprovando a porcentagem que Toberoff teria nos lucros com Superman, caso o processo desse certo para as herdeiras - e esses documentos teriam sido obtidos de forma ilegal. Petrocelli diz que eles foram entregues em seu escritório, possivelmente vindos de um ex-empregado de Toberoff. Este, por sua vez, diz que aconteceu algo mais "nefasto", segundo o Deadline.

O site ainda coloca que houve uma situação parecida no processo pelo qual Petrocelli é mais conhecido, no qual defendeu, com sucesso, os direitos da Disney sobre o ursinho Pooh. Mas o caso foi inverso: Petrocelli alegou que a família Slesinger, que queria parte dos direitos sobre o personagem, havia obtido documentos da Disney de forma ilegal (numa lixeira do estúdio).

O processo certamente ainda vai longe. Vale lembrar que Marc Toberoff também defende os herdeiros do criador Jack Kirby em um processo contra a Marvel Comics.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.