Before Watchmen | J.M. Straczynski defende-se de críticas por participar do projeto

Fãs querem saber o que ele acharia de Babylon 4

05/02/2012 - 1:00 - Érico Assis

J.M. Straczynski é conhecido pelas controvérsias como escritor de quadrinhos. Mas uma coisa que dificilmente nega é uma boa discussão. Agora que foi anunciado como um dos roteiristas do (controverso) Before Watchmen , leitores vieram com munição forte contra os argumentos que ele usou para defender o projeto. Em outras palavras: o que ele acharia de um Babylon 4?

Straczynski, afinal, foi o criador de TV Babylon 5 , e esteve envolvido nas cinco temporadas que o seriado teve na década de 1990. O argumento que mais usou para justificar sua participação em Before Watchmen é o de que Alan Moore não tem direito de reclamar quando outros autores escrevem histórias com os personagens e universo que criou. Como seria para Straczynski se Babylon 5 fosse revivida, talvez como um prelúdio, e sem sua autorização?

O escritor ficou balançado, e deu uma longa resposta via Facebook: "Se isso acontecesse, eu ficaria de mau humor. Mas acontece que isto não tem absolutamente nada a ver com a situação".

Straczynski deixa claro, de início, que, assim como Watchmen, Babylon 5 é de propriedade da Warner Bros., que pode fazer o que bem entender com sua criação. Revela inclusive que, no ano passado, a Warner lhe ofereceu retomar Babylon 5 com bom orçamento e liberdade criativa e que ele disse sim. Na última hora, porém, "o sistema de distribuição que eles estavam tentando montar foi por água abaixo" e por isso a retomada não vai acontecer.

A partir daí, o escritor ironiza o posicionamento de Alan Moore. A DC chegou a oferecer ao barbudo inglês, em 2005, não apenas retomar Watchmen da forma como quisesse, e em troca ele ficaria com os direitos sobre toda a obra - o próprio Moore confirma esta história. Já que nem isso ele topou, diz Straczynski, não pode ficar reclamando.

"Se os Warners me dessem liberdade criativa, dinheiro e orçamento para fazer o seriado do jeito que eu quisesse, ao ponto de eu me tornar proprietário 100% do seriado, e eu dissesse não, e se os Warners esperassem VINTE E CINCO ANOS para eu mudar de ideia e enfim decidissem fazer Babylon 5 sem mim... aí eu não teria direito algum de ficar reclamando", escreve o autor.

Straczynski reforça que admira Moore - "Alan é um gênio, e se eu tivesse esse poder, eu arranjava para ele um baita sistema de distribuição, dez milhões de dólares e publicaria qualquer coisa que ele escrevesse, até e inclusive a lista telefônica" -, mas reclama do barbudo: "só estou sugerindo que você precisa ser consistente na sua postura moral se quer que essa postural moral seja levada a sério."

Em outras notícias, o site Bleeding Cool conversou com o cineasta-e-vez-por-outra-roteirista-de-quadrinhos Kevin Smith e descobriu que a DC ofereceu a ele escrever um dos prelúdio de Watchmen. Mas ele não topou: "Jim Lee e Dan Didio falaram comigo faz uns dois anos. Só neguei porque, infelizmente, não sou o Alan Moore. Se eu fosse o Alan Moore, faria na hora. Sendo o Kevin Smith, eu ia acabar fazendo piadinhas com a periquita da Bubastis e o Rorschach ia se mijar nas calças. Hurm."

Leia mais sobre Before Watchmen
Leia mais sobre J.M. Straczynski

Veja também:
Watchmen - O Filme
Watchmen - O Filme
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Comentários

O Omelete disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar. Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas.

Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

blog comments powered by Disqus
Publicidade

Imagens (67)

Omeletop As 5+

  • Lidas
  1. 1 - DC Comics anuncia minisséries do Monstro do Pântano, Hera Venenosa, Nuclear e mais

    DC Comics anuncia minisséries do Monstro do Pântano, Hera Venenosa, Nuclear e mais
    Oito séries de seis edições cada chegam às comic shops americanas em 2016
  2. 2 - The Walking Dead terá história escrita pelo criador de Saga
  3. 3 - Star Wars | Sinopse de Shattered Empire dá dicas sobre a trama do novo filme
  4. 4 - A trajetória do Homem-Formiga nas HQs da Marvel
  5. 5 - Desenho de herói avantajado causa comoção entre leitores de quadrinhos
  6. Ver todos
Publicidade

Fotos

formiga-capa.jpg
homem-formiga-nas-hqs
Batman-Arkham-Knight-07jul2015-1.jpg
batman-arkham-knight
Rurouni-Kenshin-Kyoto-Fire-30jun2014-10.jpg
samurai-x-filme
Outcast-capa-HQ-com-Patrick-Fugit.jpg
Outcast
Once-Upon-a-Time-5a-temporada-poster.jpg
Once-Upon-a-Time
DC-Comics-Metamorpho-Poison-Ivy.jpg
DC-Comics-2015
Agents-of-SHIELD-SDCC2015-poster.jpg
Agents-of-SHIELD
Lando-1-capa6.jpg
star-wars-marvel
norman-reedus.jpg
The-Walking-Dead
XMen_RogueCut.jpg
x-men-days-of-future-past
Call-of-Duty-Black-Ops-3-HQ-capa.jpg
Call of Duty Black Ops 3 HQ
Vingadores-Era-de-Ultron-mina-Wakanda-09.jpg
Vingadores-Era-de-Ultron
Publicidade