88

Assista Agora

Nova DC Comics | Jim Lee e Dan DiDio explicam raciocínio por trás das mudanças

Universo DC remodelado terá cronologia de apenas cinco anos

Érico Assis
19 de Julho de 2011

superman
Action Comics #1

Em entrevista ao Newsarama, os publishers da DC Comics, Jim Lee e Dan DiDio, tiraram várias dúvidas a respeito das mudanças no Universo DC a partir de setembro, quando a linha passa por uma reformulação total e 52 novas séries serão lançadas desde a edição 1.

A novidade é que, na nova continuidade DC, todos os heróis começaram a surgir apenas cinco anos atrás. Isso não quer dizer que toda a continuidade pregressa será apagada - por enquanto, sabe-se apenas que este será o caso da linha Superman, dos Novos Titãs e da Legião dos Super-Heróis. As histórias das linhas Batman, Lanterna Verde e outras continuam valendo. Mas a lista completa de quem perdeu e quem não perdeu seu passado só será revelada no lançamento dos novos gibis.

O evento que causa esta mudança geral na continuidade se dá em Flashpoint #5, edição final da saga de Geoff Johns e Andy Kubert, que sai lá fora no dia 31 de agosto.

Veja abaixo alguns destaques do que DiDio e Lee comentaram na entrevista.

O que levou à reformulação: "Precisamos ser os melhores possíveis agora, porque se olharmos ao redor, vemos um mercado que só diminui. Sentimos que estamos numa posição, neste momento, de poder começar a nos reconstruir e de reconstruir a marca e de reconstruir nossos personagens para o futuro", fala DiDio.

Sobre a nova regra dos cinco anos de continuidade: "Queríamos ter uma situação em Action Comics e Justice League em que pudéssemos mostrar a primeira aparição pública destes ditos super-seres e como eles impactam a sociedade, a política, o mundo. De certa forma, começa de uma maneira que se imaginaria nos dias de hoje, com medo e precaução, e as pessoas literalmente pirando. É com a introdução de personagens como Superman e a Liga da Justiça que o público começa a entender e aceitar estes personagens pelo que eles são e os vê como heróis pela primeiríssima vez, o que leva à criação da palavra 'super-herói'", diz Lee. "Portanto, acho que é uma forma de reexaminar como os super-heróis são vistos na cultura, e fazendo isso pela lente da era moderna, ao contrário de nos pautarmos por cinco ou seis décadas de histórias dos super-heróis."

Se a mudança foi feita para alinhar os quadrinhos com filmes e outras adaptações mais rentáveis dos personagens, Lee fala: "Não estamos numa situação de quadrinhos que são licenciados de games, filmes, seriados de TV, animação, onde estes personagens são congelados no tempo para refletir algo que possa servir a um lado mais comercial da Warner Bros. Na verdade é o inverso. Começa nos quadrinhos. Os quadrinhos são os motores e o conteúdo. É onde podemos assumir riscos criativos e oportunidades criativas. É nossa responsabilidade mantê-los renovados. A grande missão da DC Entertainment é dar a outros cineastas ou pessoas de talento que trabalhem com games ou animação a oportunidade de vasculhar a biblioteca DC e encontrar algo que lhes interesse e que eles achem que tenha potencial para outras mídias. Isto é parte do ecossistema que estamos tentando criar. Então não estamos alinhando nada com nada. Estamos sim deixando nosso lado editorial o mais relevante e empolgante possível".

Sobre a mudança geral em Superman: "Acho que, em alguns pontos, ele andava meio envelhecido. Tornamos Superman uma figura tão icônica ao longo dos anos que perdemos um pouco do personagem e da capacidade de contar histórias com o personagem. Ele já vinha com muita continuidade acoplada. Queríamos um Superman mais acessível ao público. E um dos motivos que nos levou a fazer isso com Superman é já termos feito antes, e com muito sucesso. Esperamos ter a mesma sorte desta vez".

Sobre as calças ou biquini da Mulher-Maravilha: "A Internet é o equivalente de ler folhas de chá para descobrir as coisas (...) Digo só que vamos falar da Mulher-Maravilha em San Diego".

Leia mais sobre a DC Comics


Compartilhar

Comentários (88)

O Omelete disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar.
Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas.

Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

PJ PJ (02/09/2011 15:59:51)   2 0
Fora que a continuidade atrapalhava e avacalhava os próprios escritores, né...



X-Mauro X-Mauro (21/07/2011 11:20:08)   -294 -3
Comentário mal avaliado pelos leitores. Clique para ler.

Carlos Fênix Carlos Fênix (22/07/2011 17:52:51)   85 0
Realmete você tocou num ponto relevante, mexer com a linha espaço/tempo requer cuidado.
Não dar pra ingolir que vão fazer esta zona na dc para arrumar a casa.
O caso de crise nas infinitas terras foi diferente, ela era necessaria pra deixar a dc mais linear em termos de continuidade.
já esta saga é mais pra ganhar dinheiro, pois o problema estaria resolvido se colocassem mais roteristas competentes.

Samuel Samuel (22/07/2011 18:20:41)   2103 0
X-Mauro,

Andei vendo algumas coisas aqui sobre o Flash e Flashpoint e não sei se estão corretas, são apenas especulações minhas.

Quando o Flash foi para o Flashpoint o Rip Hunter ainda estava tentando descobrir o que eram as palavras no quadro, mas antes que ele começasse a fazer qualquer coisa o que o Flash estava fazendo em Flashpoint já estava mudando a nossa realidade, impedindo o Rip de fazer alguma coisa, já que pelo visto ele não existia mais.

Só mais uma coisa, o Gladiador Dourado está vendo que tudo está mudando.


Zachary SOMBRA Foxx Zachary SOMBRA Foxx (20/07/2011 15:21:57)   401 1
ERA O MINIMO OS "GRANDÕES" AGORA DA DC DAREM UMA SATISFAÇÃO PRÉVIA ANTES DA COMIC-CON! É ACEITAVEL A MUDANÇA PARA MELHORAR A SITUAÇÃO DENTRO DE QUALQUER LUGAR: LARES, ESCOLAS, SERVIÇOS, INDUSTRIAS E TUDO O MAIS, DESDE DE QUE SEJA A MELHORA SEJA A OLHOS VISTOS! ESPERO EM DEUS(ATÉ PORQUE SEM ELE NADA FEITO! MESMO NOS QUADRINHOS!) QUE DE MAIS DO QUE CERTO E OS PERSONAGENS TENHAM LONGA VIDA! PRECISAMOS MAIS DE BOAS IDEIAS E BONS TRABALHOS E QUE A DC PARE COM BOBAGENS EDITORIAIS COMO A "CRISE FINAL", "RIP", "RETORNO DE BRUCE WAYNE(ESSE ABSOLUTAMENTE DESNECESSÁRIO, NA MINHA OPINIÃO!)", "NOVO KRYPTON". GOSTO DO DEDO DO JIM LEE NISSO TUDO, EU PENSO QUE É UM CARA COMO A GENTE, FÃ DE QUADRINHOS QUE CHEGOU LÁ, ENTÃO ESTÁ BEM ENTREGUE. ESPERO QUE A PANINI BRASIL TENHA FOLEGO PARA AGUENTAR, POIS VAI VIR UM IMENSO MATERIAL! E QUE SEJA BEM-VINDO!


Matheus Matheus (20/07/2011 15:43:29)   131 0
E aí cara, blz?
Tente escrever normal. Tudo maiúsculo é muito ruim pra ler.

Zachary SOMBRA Foxx Zachary SOMBRA Foxx (20/07/2011 16:25:10)   401 1
PREFIRO ESCREVER ASSIM, SEM OFENSAS...

Matheus Matheus (20/07/2011 17:04:29)   131 1
Tranquilo.
Assim como você estou otimista como escrevi mais abaixo. E curioso principalmente quanto ao Frankenstein, que foi ótimo em "7 Soldados da Vitória".
Vida longa à DC!


sem avatar Bruno (20/07/2011 14:52:00)   2 0
Minha dúvida: vai haver um super-mega-ultra evento, nos moldes de crise nas infinitas terras que vai reformular o UDC ou eles vão simplesmente encerrar os atuais arcos e lançar as novas revistas com o número 1, sem algo que conecte os dois universos (pré e pós reformulação)??


X-Mauro X-Mauro (20/07/2011 15:05:12)   -294 -3
Comentário mal avaliado pelos leitores. Clique para ler.


sem avatar Leozão (20/07/2011 14:48:28)   29 -1
To mais animado com esse reboot.

Acho que a galera aqui levanta umas polêmicas besta. Tenho certeza que os caras pensaram em tudo isso e vão fazer uma parada da hora, afinal de contas, eles TRABALHAM com isso... são especialistas.


X-Mauro X-Mauro (20/07/2011 15:01:08)   -294 -3
Comentário mal avaliado pelos leitores. Clique para ler.

sem avatar Leozão (20/07/2011 15:08:19)   29 0
Num adianta só criticar cara... a parada nem saiu e todo mundo não para de criticar.

Vcs inventam polêmicas e depois finalizam "sei lá, vamos ver como fica"! Espera essa merd@ sair e veja. Eu só leio, não escrevo, não trabalho com isso, eles sim!

X-Mauro X-Mauro (20/07/2011 15:25:15)   -294 -3
Comentário mal avaliado pelos leitores. Clique para ler.

X-Mauro X-Mauro (20/07/2011 15:30:52)   -294 -3
Comentário mal avaliado pelos leitores. Clique para ler.

sem avatar Leozão (20/07/2011 15:54:32)   29 1
Ai ai ai, não queria ter que escrever tudo isso mas vamos lá:

1º Eu não te negativei... aliás odeio esse sistema de pontuação do Omelete. Ngm tem o direito de julgar minha opinião, pois é minha opinião (Mais óbvio que isso não existe). Vc sim parece estar querendo tornar isso pessoal...

2º Claro que leio, senão não estaria interessado por esta matéria... não há 25 anos, pois tenho esta idade, mas há mais de 15 eu garanto. E isso pouco importa... poderia ter lido um caminhão de HQs em 3 ou 4 anos e saberia mais que muita gente.

3º Não me referi a vc qdo disse polêmica besta, mas sim àquelas do tipo uniforme, etc.

4º Já tem uma porrada de herói que tem cagadas em sua cronologia, portanto vem a minha cabeça de que um reboot não seria má ideia. Até dei como exemplo o Wolverine pela Marvel... se eu pudesse limpava TODA a história dele e refaria.

5º Ainda não sei exatamente o que e de que forma vai impactar esse reboot, portanto até que ele aconteça não direi se é bom ou ruim, mas prefiro me manter otimista, pois eu gostando ou não a merda tá feita!

6º Até acredito que eles estejam testando... qual o problema nisso? Imagine só, se vc tem 25 anos de quadrinhos nas costas, eles tem toda a biblioteca DC... imagino que mesmo fazendo testes, eles sabem o que fazem, pelo menos mais do que nós dois juntos.

X-Mauro X-Mauro (20/07/2011 17:10:55)   -294 -3
Comentário mal avaliado pelos leitores. Clique para ler.

sem avatar Leozão (20/07/2011 17:47:37)   29 0
Suave, vc se manter pessimista quanto ao reboot é normal nas atuais circunstâncias. Só que fiquei puto em ler "vai começar a ler agora?" depois de passar 10 anos no vermelho comprando HQ... achei falta de respeito!

Mas tá suave, de qlqr forma a m... tá feita. Eu to (um pouco mais) otimista e vc pessimista... acontece!


Quentin Quentin (20/07/2011 14:40:57)   21 0
Eu sempre me perguntei como ficaram os leitores veteranos na década de 80, depois da reformulação de "Crise nas Infinitas Terras". Acho que em breve saberemos. Eu estava aprendendo a ler naquela época, então o Superman pra mim, era o dos "Superamigos" e dos filmes com Christopher Reeve. Bom, me apegarei àquela imagem e torcerei para que venham boas histórias e que a essência do Superman seja mantida.


X-Mauro X-Mauro (20/07/2011 15:02:18)   -294 -3
Comentário mal avaliado pelos leitores. Clique para ler.

Luís Luís (20/07/2011 20:10:11)   26 0
X-mauro
não é assim. Me lembro de ler nas cartas do leitor de revistas à época do evento, dizendo que muita gente não gostou do que tinham feito com tal e tal personagem. Principalmente com super-homem, digo Superman.


Quentin Quentin (20/07/2011 14:40:11)   21 0
A propósito, o lançamento da linha retrô me faz sentir como alguém que foi traído e ganhou algo pra compensar. Algo como "-Olha, eu te traí, mas em compensação te trouxe um Whisky 12 anos!"



Matheus Matheus (20/07/2011 14:32:03)   131 0
Acho muito CHORO SEM MOTIVO.
Já expliquei minha opinião sobre o uniforme agora vamos ao “relançamento”:

Realmente, a DC tem esse defeito: mudar muito a cronologia. Mas isso não influi na qualidade das histórias.
Vejam por exemplo: Piada Mortal, Asilo Arkhan, Crise de Identidade, etc.
São algumas excelentes histórias que foram escritas depois da Crise nas Infinitas Terras. Eu poderia citar várias histórias clássicas e fechadas, mas lembremos de alguns arcos que ocorreram nas histórias mensais, que é o que interessa no momento:
Batman: Silêncio, Batman: Jogos de Guerra, Superman: Pelo Amanhã, Superman e Batman: Inimigos Públicos, Batman: Sob o Capuz, LJA Elite, etc., etc....
Todas essas histórias poderiam ter sido escritas depois do novo relançamento da DC. Talvez mudasse alguma coisa ou outra, mas essência seria a mesma, assim como a qualidade.
O que eu quero dizer é que, independente do “novo passado” do Superman que será escrito, saberemos que ele será um dos últimos kripitorianos, que vai ser encontrado por Marta e Jonathan Kent, em Smallville, etc. etc. Daí os arcos de histórias seguirão sua própria fase, ou seja, estarão mais ligados ao que está acontecendo ali naquele momento do que no passado que só é referenciado de maneira superficial, como em Batman: Silêncio, ou sem referencia nenhuma como no caso das histórias que tiveram arco com LJA Elite.
Exemplo: Finja que a história “Superman e Batman: Inimigos Públicos” não tivesse sido lançada, e considerando isso, imagine a mesma história lançada daqui a 2 anos, depois do relançamento da DC. Mesmo sem saber ao certo o que vai acontecer nesse relançamento você sabe que a história se encaixaria. ;)
Essa é minha opinião sobre a qualidade das histórias depois do relançamento.
Bom, agora tem o outro fato: “desrespeito a leitores antigos quanto a numeração”. Alguém aqui acredita que alguém que lia histórias nos anos 1950 ainda é leitor? Pode ser que sim, aliás, até acredito que sim, mas a editora não tem mais o luxo de contar com “leitores antigos” para se manter financeiramente numa época que a leitura (em papel) está bastante escassa. Acredito eu que tudo isso está sendo necessário, pois, aqui mesmo no Omelete, quando saiu a primeira notícia sobre o relançamento da DC, vi nos comentários que tinha muita gente que gosta de super-heróis mas não tem “ânimo” de pegar as HQs com as histórias em andamento. Esse pessoal estava aprovando a idéia enquanto os leitores velhos não.
Mal sabem os interessados em se tornar novos leitores que poderiam simplesmente começar a ler de onde estiver a fase atual que logo começarão a entender e curtir. Eu comecei a ler em 2004 e, antes disso, só comprei as clássicas. Li muito coisa legal e entendi tudo. Mas talvez a DC tenha percebido que a maioria das pessoas não pensa assim e por isso estão reiniciando a numeração.
Se dependesse somente de mim, claro que eu seria contra reiniciar, mas a realidade é outra. A DC é uma empresa como outra qualquer que precisa se manter financeiramente.
Não acho as mudanças de uniforme um “desrespeito” (principalmente esse aí da calça que é temporário). A Mulher Maravilha, por exemplo, está muito melhor do que escancarando uma bandeira dos USA. Mas convenhamos também que uniforme vai sempre ser uma opinião muito pessoal.
Voltando ao relançamento Algumas pessoas dão a entender que preferem que a editora publique logo o “episódio final” de todas as histórias DC. Mas eu, como fã da nona arte, tenho mais é que torcer para que a nova estratégia de marketing da minha editora preferida dê certo e quando eu estiver bem velhinho ainda existam pessoas que consumam o bom e velho gibi e que meu neto me peça um brinquedo do Batman de natal.


X-Mauro X-Mauro (20/07/2011 14:55:09)   -294 -3
Comentário mal avaliado pelos leitores. Clique para ler.

Matheus Matheus (20/07/2011 15:40:15)   131 0
Se ferrou! rsrsrs. Eu sou um deles.
Mas sou otimista, teremos 52 títulos novos. Não é possível que todos serão ruins.
O fato é encarar a realidade: a empresa precisa de novos leitores. Nós, que estávamos gostando da DC do jeito que estava não bancamos a empresa. Sendo assim, que ela se renove e siga em frente.
Não vou me desfazer da minha mini-série Crise de Identidade, nem de nenhuma outra que eu goste, pois não deixarão de ser boas.

X-Mauro X-Mauro (20/07/2011 15:45:39)   -294 -3
Comentário mal avaliado pelos leitores. Clique para ler.

Matheus Matheus (20/07/2011 16:12:04)   131 1
O que você faria no lugar deles, deixaria a empresa falir? Como você mesmo disse, a leitura em papel está cada vez mais escassa.

E como eu expliquei, se eu parar de colecionar e, daqui a alguns anos, emprestar a “Crise de Identidade” para algum leitor do futuro ler ele vai entender e curtir do mesmo jeito.

Estou sendo otimista, mas lembro que não sou a favor da reinvenção da DC, apenas entendo seus motivos.

X-Mauro X-Mauro (20/07/2011 17:13:19)   -294 -3
Comentário mal avaliado pelos leitores. Clique para ler.


MAX MAX (20/07/2011 14:25:00)   14 0
Ver caras como joe quesada, dan didio, jim lee na editoria e a volta de "escritores" como rob liefeld e fabian nicieza às HQs de primeira linha, me faz ver com pessimismo o futuro dos quadrinhos mainstream.


sem avatar Leozão (20/07/2011 16:31:54)   29 0
Rob Liefeld é tenso...


X-Mauro X-Mauro (20/07/2011 14:19:43)   -294 -3
Comentário mal avaliado pelos leitores. Clique para ler.


Publicidade
F F (20/07/2011 13:49:53)   71 0
Reinicio?

Bom, quem não faz??

Espero que façam de uma vez por todas, e parem de matar e ressuscitar herói toda hora.

"Portanto, acho que é uma forma de reexaminar como os super-heróis são vistos na cultura, e fazendo isso pela lente da era moderna(...)"

Já deviam ter feito isso há mais tempo, tornando a leitura mais cativante para todos. Prova disso são (entre outros) Batman, Homem Aranha e X-Men, grandes sucessos nos gibis e até fora deles.


X-Mauro X-Mauro (20/07/2011 14:19:18)   -294 -3
Comentário mal avaliado pelos leitores. Clique para ler.

sem avatar Leozão (20/07/2011 15:03:59)   29 0
O problema é que já c@garam em vários momentos da cronologia de quase todos os heróis... isso não só em DC. Acho que na Marvel é pior ainda. Existem épocas no X-Men, por exemplo, que simplesmente são esquecidas. Eu conto pros meus amigos "uma vez aconteceu isso, isso e isso... dai tal pessoa morreu, mas dessa vez nem conta essa fase era zuada".

Wolverine que o diga...

X-Mauro X-Mauro (20/07/2011 15:36:23)   -294 -3
Comentário mal avaliado pelos leitores. Clique para ler.

sem avatar Leozão (20/07/2011 16:33:40)   29 1
Bom, se vc afirma que a cronologia da Marvel está inteira intacta... não há mais o que discutir... acho que lemos duas Marvels diferentes!

Felipe Felipe (20/07/2011 17:25:49)   118 1
Toda cronologia da Marvel é válida? Mesmo? Certeza?

Então, quando Flash Thompson, que tem a mesma idade que Peter Parker, saiu da faculdade para lutar no Vietnã, isso continua valendo? Uma guerra que terminou em 1975? Então, você está me dizendo que Peter Parker tem, no mínimo, 52 anos de idade, é isso? Não houve nenhuma mudança na continuidade, nenhum fato que foi depois ignorado, nenhum retcon. Toda a cronologia da Marvel é válida e o Homem-Aranha já passou da meia-idade? É isso?

Ok, então. Só pra confirmar.


Rafael Rafael (20/07/2011 13:06:37)   0 0
Sabe, acho estranho certas coisas que se dizem por fãs em alguns sites... alguns criticam os que criticam. Acusam-lhes de detratores de um material ainda inédito e dizem que isto é errado, um absurdo, ignorância, e blábláblá...

"Santa paciência Bátema!"

Em minha humilde opinião (ás vezes é preciso frisar isto..) é preciso ser muito fanboy pra achar que este "reboot-que-não-é-reboot" vem para o bem...

Já não viram as imagens? Já não viram as capas? Já não viram os contratados? Já não viram os demitidos? Já não viram os mixes?

Para mim, é quase tudo um lixo! Estão retomando tudo o que houve de pior dos anos 90. Fabian Nicieza e Rob Liefeld só pra citar alguns.

Ah! Alguns dizem que é uma iniciativa louvável esta de "grandes mudanças para tentar salvar o mercado", tudo bem, sua opinião.. mas para mim eles não dão mais que um tiro no pé! Oras, o mercado é sustentado a anos pelos fãs de longa data, que compram por mais intragável que seja a maioria de seus títulos, há anos, alguns há décadas..

E o que fazem os Jênios? Tornam o material repulsivo a estes leitores.. Cronologia? pra quê? Palmas! Palmas!

"Não, mas assim vamos trazer mais leitores!" Será? Acho que não..

Boas histórias virão? Lógico! Viriam também se nada fizessem. Sempre dá pra separar o joio do trigo. Como nesse caso o Superman de Morrison. Mas e quando ele largar a mão do super? Vão retomar o status quo do personagem porque ninguém saberá o que fazer com ele. E mais! Não poderia essa revisão do careca ser feita em um "Túnel do Tempo" da vida?

Enfim, ao meu ver, a DC está definitivamente indo na direção errada..


Matheus Matheus (20/07/2011 14:19:08)   131 2
Irônico é você chamá-los de “Jênios” ironicamente...
Como eu explico no meu comentário mais abaixo, a única coisa relevante aí é a morte dos pais adotivos. Não vejo para quê tanta revolta para com um “uniforme” temporário.
Quanto à reformulação a fim de conquistar novos leitores não sou contra. Explico num novo comentário em seguida.


X-Mauro X-Mauro (20/07/2011 14:34:14)   -294 -3
Comentário mal avaliado pelos leitores. Clique para ler.


Neo Neo (20/07/2011 12:44:58)   -53 0
A sensação que tenho que os idiotas da Dc, acharam que estariam fazendo algum tipo de revolução nos quadrinhos com essas mudanças rediculas, más estão vendo que o tiro está saindo para culatra e que com certeza essa mudanças não irão durar e as coisas voltaram ao normal, más isso tudo é culpa dos nerds idiotas que com os filmes de super-hérois pipocando nos cinemas viram a possibilidade de tornar ao fantasioso em realidade, pelo amor de deus quadrinho é gostoso justamente por que é fantasioso e nos tira um pouco da realidade chata, tem que ser muito retardado para querer ver um super-héroi de verdade por ai .



Matheus Matheus (20/07/2011 12:00:27)   131 1
"RESPOSTA" PARA TODAS AS PERGUNTAS:

* UNIFORME!
É só a faze “superboy” (como dito na outra notícia) onde ele está se descobrindo todo desajeitado. O uniforme novo é aquele quase igual ao clássico só que sem cueca vermelha.
O pessoal pula direto para os comentários sem ler a notícia.

* CASAMENTO com a Lois
Não aconteceu por motivos óbvios: a história foi reiniciada! Nada impede de se casarem depois.

* PAIS ADOTIVOS
Essa sim é uma grande mudança. Provavelmente ele vai se relacionar mais com o pessoal do Planeta Diário nas "horas vagas". Aliás, é a única mudança relevante para o reinicio do Superman dita até agora. Concordam?

* CRONOLOGIA “reiniciada” X “não reiniciada”
É muito difícil mesmo imaginar uma solução para isso, mas não é impossível. Ainda mais se Morrison estiver envolvido. Já leram "7 Soldados da Vitória"? É a concepção mais genial que já li envolvendo tempo-espaço. Aliás, minha história preferida junto com Watchmen. Ou seja, vamos esperar o que vai sair daí antes de jogar pedra.



Binus Binus (20/07/2011 11:33:49)   25 0
@ DC Idiots dizem:

Sobre a mudança geral em Superman: "Acho que, em alguns pontos, ele andava meio envelhecido. Tornamos Superman uma figura tão icônica ao longo dos anos que perdemos um pouco do personagem e da capacidade de contar histórias com o personagem. Ele já vinha com muita continuidade acoplada. Queríamos um Superman mais acessível ao público. E um dos motivos que nos levou a fazer isso com Superman é já termos feito antes, e com muito sucesso. Esperamos ter a mesma sorte desta vez".

Meio envelhecido? Quem fica meio envelhecido? Ou tá velho ou não tá, não tem meio termo queridão!
Agora, o Superman foi pro espaço, lutou contra Mongul, morreu pro apocalipse, perdeu o pai, ressuscitou, virou super energético, voltou ao normal, recuperou o pai, perdeu de novo, tudo isso enquanto o Batman simplesmente teve tres pupilos: Dick, Jason e Tim. Depois ainda teve a Stephanie Brown um período como Robin e agora o Damian é Robin! E é o Superman que tá envelhecido??? Se realmente falta criatividade pra escrever uma boa história, tá na hora de reformular o cast de criadores e escritores e não a história do herói dessa maneira. E o cara ainda tem a cara de pau de dizer que "E um dos motivos que nos levou a fazer isso com Superman é já termos feito antes, e com muito sucesso. Esperamos ter a mesma sorte desta vez"

Vamos ferrar a vida do cara, vamos deixar ele orfão de vez! Bem atual mesmo pra juventude né? Sem uma figura materna e paterna pra dar um apoio, mora sozinho, um ótimo exemplo! Siegel e Shuster devem estar se contorcendo a muito tempo nos caixões! Na boa, eles fazem isso porque o Superman não existe, porque se ele existisse já tinha dado uma de primordial e enfiado o cacete na editora e em geral!

Herdeiros de Siegel e Shuster: retirem os direitos do Superman da DC totalmente e entregue pra Marvel, acho que vão saber tratar melhor do cara lá!


Hector Hector (20/07/2011 12:38:34)   552 2
"Sem uma figura materna e paterna pra dar um apoio, mora sozinho, um ótimo exemplo! Siegel e Shuster devem estar se contorcendo a muito tempo nos caixões!"

Na verdade esta abordagem é mais semelhante ao que Siegel e Shuster estabeleceram.

Esse negócio de Jonathan e Martha Kent vivos durante muito tempo e acompanhando o desenvolvimento do personagem enquanto Superman é algo que surgiu na reformulação feita por John Byrne.

Originalmente eles criam Clark, passam a ele seus valores, norteiam seu caráter... porém "batem as botas" mais cedo.

sem avatar Roberto - L30 (20/07/2011 17:50:53)   -51 0
O Superman não entrou no pacote dos personagens que não serão muito alterados porque não vendem tanto quanto o Batman e os LVs.

O que a DC pediu para o Morrison foi rebootar o Superman no estilo do que Siegel e Shuster fizeram. A DC está perdendo os direitos sobre o personagem criado originalmente. Aquele que não podia voar somente saltar, que podia se machucar em uma grande explosão e que combatia problemas sociais.

Exatamente o que Morrison disse que irá fazer. Então antes que este Superman caia nas mãos de uma outra editora, a DC faz ele de novo primeiro. O Superman tem esta diferença sobre os outros, o processo pelos direitos do personagem.

Abraço.


sem avatar Roberto - L30 (20/07/2011 11:31:39)   -51 -1
Se o lanterna Verde e o Batman não terão suas cronologias totalmente apagadas como os demais personagens e Didio e Lee explicam que as pessoas só começarão a aceitar e a reconhecer os super-heróis depois do surgimento do Superman e da Liga da Justiça, então devo concluir que Batman será mais velho que os outros, talvez, e que tem em relação aos outros uma carreira mais longa, na clandestinidade. O mesmo para os Lanternas Verdes.

Seria uma solução para colocar toda a bagagem cronológica do Batman que não seria totalmente apagada, mas somente modificada.

Abs.


Samuel Samuel (20/07/2011 11:37:39)   2103 0
Acho que será isso mesmo.
Quando saiu a primeira imagem da Liga da Justiça eu até disse que o Batman parecia ser o mais velho de todos ali.
Em alguma outra notícia que eu vi, parece que será o Batman que reunirá a Liga.

Eu acho que o Batman será um herói que agirá apenas na surdina enquanto o Lanterna será apenas um herói espacial, deixando o Superman como o primeiro herói que agirá em público.

André B André B (20/07/2011 12:06:44)   663 2
Peraí... todo o universo vai mudar, menos Batman e Lanterna?

Então, num dia, o Hal passa no QG da Liga, fala oi pra todo mundo, toma um café e sai.

No outro, quando ele resolve dar um alô pro pessoal, tá todo mundo mais jovem e com o uniforme diferente, sem contar que a formação da Liga mudou. Aí ele toma um café e sai, de novo, sem estranhar nada?


Samuel Samuel (20/07/2011 12:29:44)   2103 0
Hehehehe

É por aí André B.

A cronologia do Batman e a do lanterna serão as que sofrerão menos mudanças.


Drakula Drakula (20/07/2011 11:24:36)   -383 0
E seja o que deus quiser...heheehehehe



Hector Hector (20/07/2011 11:06:22)   552 0
Uma das incongruências que mais me incomodam é esse negócio dos cinco anos e como a história do morcego se encaixa ai... Damian Wayne tem bem mais de cinco anos, isso é óbvio... sem contar os outros Robins.

É muita coisa para condensar em cinco anos.

De qualquer forma, estou intrigado e espero que saiam boas história dessas mudanças... Morrison em Superman particularmente é muito promissor, ao menos para mim.


Todo mundo tem o direito de gostar ou não gostar dessas mudanças... mas leio alguns comentários aqui que extrapolam o limite do pessimismo e as fronteiras da clarividência. :Þ


Remdiel Remdiel (21/07/2011 08:39:17)   391 2
Mas a compressão de tempo DC já fazia isso.

Se bem me lembro, a taxa atual é de 5 anos em 1, ou seja, O superman que surgiu nos anos 30 (80 anos atrás / 5 = 16) teria surgido à não mais que 16 anos. O batman quase isso, uns 15 anos, sei lá tô tocando de ouvido.

Mais uma desnecessariedade nessa reformulação.

Que zona.


Cesar Cesar (20/07/2011 11:05:32)   31 -1
Srs. Lee e DiDio: querem manter os fãs e os quadrinhos renovados?

Sugestão: que tal bons escritores que conheçam e respeitem os personagens, que façam uma excelente história ou saga ao invés de algumas sagas "arrasa-quarteirão", que todos sabemos ser caça-níqueis? Há quanto tempo não há boas fases de personagens e boas histórias na sequência? Mudanças nas equipes criativas a todo momento contribuem para isso.
Esse reboot pode ser muito bom, pq não? Mas a questão é: ele é NECESSÁRIO?



Edy Edy (20/07/2011 10:15:10)   98 0
quem sabe,pode ficar legal esse re-inicio.



Publicidade
sem avatar Lourival (20/07/2011 10:05:49)   27 1
Como sou desenhista sempre achei a DC muito mais interessante que a Marvel.
A quantidade de personagens da DC é sensacional e a arte na maioria das vezes é muito boa.
Pena que tirando o batman, a DC não tem sorte no cinema.



Remdiel Remdiel (20/07/2011 09:26:24)   391 1
Um dia me disseram que a origem do homem-aranha seria recontada prá se adaptar aos então "novos tempos".

Daí me contaram a mesma história. Só que no lugar de um microscópio, o tio ben deu um computador pro peter.

Sinceramente. Se eu puesse, mataha má de mil.



Mr. Wonka Mr. Wonka (20/07/2011 09:16:33)   23 1
O cara tá certo, a venda de gibis só cai e as editores tão precisando de uma renovação, o que aliado às compras online renderia bastante leitores.

Concordo em deixar batman e lanterna de fora da reciclagem de 5 anos.




Marcelo Marcelo (20/07/2011 08:31:01)   74 0
"As histórias das linhas Batman, Lanterna Verde e outras continuam valendo."

Isso é o que mais me preocupa... como vão manter as histórias desses personagens se a idéia é uma cronologia com apenas 5 anos??? Principalmente o Batman! Não dá pra acreditar que eventos como o surgimento do primeiro Robin, seu afastamento, o surgimento de Jason Todd, sua morte, o surgimento de Tim Drake, a paralisia da Bárbara, a queda do morcego, a ressurreição de Jason Todd, a suposta morte de Batman e seu retorno, dentre dezenas de outros fatos, ocorreram num período tão curto...

Como já aconteceu em outras reformulações, a DC peca por não ter coragem de se arriscar e "rebootar" também os títulos de sucesso... reboots parciais nunca deram e nunca darão certo...


sem avatar Lucian (20/07/2011 10:02:27)   12 0
É, Marcelo, minha preocupação é a mesma, ainda mais depois da declaração de que o Super seria o primeiro herói a aparecer.

Sendo assim toda a história do Morcego e do Lanterna teria que ficar mega-condensada nesse período de cinco anos.

Está tudo muito confuso ainda.




Alexandre Alexandre (20/07/2011 08:17:10)   19 2
se, e digo se a qualidade das historias forem boas, o uniforme sera apenas um simples detalhe.

então, nem tudo esta perdido...força DC!



Bruno Bruno (20/07/2011 07:42:51)   11 1
Ok, mexer com tradições sempre causa esse impacto. Em alguns casos a gente até aplaude, em outros fica com o pé atrás.
Essa mexida na DC não devia surpreender mais ninguém, isso é quase cíclico. Primeiro foi Crise nas Infinitas Terras, depois foi Zero Hora, depois foi não-sei-qual-megasaga, depois Crise Infinita e agora Flashpoint.
São tentativas de dar um novo fôlego a personagens velhos.
Se tudo vier acompanhado de bons roteiros, de histórias que façam com que velhos leitores como eu e o guri que acabou de chegar abram um sorriso ao final da leitura, tá valendo.
Se for apenas caça-níqueis sem conteúdo será uma pena.
Mudar uniforme de personagem não é tão radical assim. Difícil é reinventar heróis como o Super-Homem.Vamos esperar para ver o que vão fazer. Morrison é meio maluco, mas sempre surpreende.

Quanto à cronologia, sempre penso assim: aquilo que foi bom fica, mesmo que a DC diga que não vale. Como esquecer a maravilhosa fase de Byrne no Super? E Crise de Identidade, que me fez voltar a comprar quadrinhos? O leitor é senhor de sua cronologia. E, no fim, eu entendo tudo isso como universos paralelos e não fico sofrendo como muita gente faz.

E prá que sofrer, né gente? Quase ninguém lembra, mas hq é Business!!! Se der certo continua, se der errado eles voltam atrás. Simples assim.

Difícil vai ser esperar essa fase ser publicada aqui. Bem que a Panini poderia zerar tudo e começar logo, né?

(alguém falou a palavra scans?)



Joseph Joseph (20/07/2011 07:13:35)   17 0
Concordo com os argumentos do Jim Lee. A emoção das histórias clássicas se perdeu. Tá na hora de renovar a mitologia.


sem avatar Fabiano (20/07/2011 10:29:12)   9 0
Mas nao desta forma, to de saco cheio de crise de sagas que mudam o universo para contá-lo do zero novamente


Valter Valter (20/07/2011 02:09:31)   7 0
RRSSS O pink e o cérebro reformulando a DC

Isso ae vamos vender mais quadrinhos colocando o Rob Liefeld pra desenhar isso porq ele nem sabe rrsss



Marcelo Marcelo (20/07/2011 00:49:59)   59 1
Cara, a Action Comics, estava na numeração desde a década de 30 do século passado. Imaginem a cara daqueles colecionadores fanáticos americanos que já contavam com a edição 1000 da HQ???


Mr.Natural Mr.Natural (20/07/2011 01:38:31)   640 0
Action Comics nao tinha que zerar a numeracao mesmo.


Zé (20/07/2011 00:48:32)   1 0
Isso tá com muita cara de Ultimate DC. Cópia da idéia da Marvel que deu muito certo, depois muito errado...



Publicidade
sem avatar Alexandre (20/07/2011 00:45:43)   -69 -3
Comentário mal avaliado pelos leitores. Clique para ler.

Caetano Caetano (20/07/2011 03:20:23)   40 0
fala baixo !! Vai que eles ouvem e acham uma boa idéia !!!!!!

Cassio Cassio (20/07/2011 09:29:06)   27 0
KKKKKKKKKKKK...
Muito bom! E com esse uniforme ao estilo Vilage People então!



sem avatar Alexandre (20/07/2011 00:41:49)   -69 -1
KKKK..

Que tristeza onde chegou as HQS, é a Disney mandando na Marvel e a Warner na DC, os cara sendo obrigados a deixar ja no jeito pra virar filme e serie de TV.

nem da pra chamar mais isso ai de super-heroi.



André B André B (20/07/2011 00:17:00)   663 1
O Didio é um baita de um troll, isso sim.



Mr.Natural Mr.Natural (20/07/2011 00:16:52)   640 0
quando comecam a dar muitas explicacoes e porque a coisa nao ta indo muito bem.

aos leitores restam esperar ate setembro e ai sim ver se vale a pena esse reboot ou nao.



Renato Renato (19/07/2011 23:15:05)   32 0
Jim Lee e Dan DiDio explicam raciocínio por trás das mudanças

Resumindo = Queremos mais $$$!!



LuK! LuK! (19/07/2011 21:36:14)   21 0
A Propósito essa capinha no uniforme do Super tá ridícula. se tirassem pelo menos esse babador das costas do Super ficaria mais decente.



LuK! LuK! (19/07/2011 21:34:20)   21 0
E o que aconteceu com o Jonah Hex? sumiu?


Samuel Samuel (19/07/2011 21:40:04)   2103 1
Cara, você não acompanha as notícias?

Jonah Hex vai ter um título, All-Star Western, as primeiras histórias irão se passar em Gotham City.

LuK! LuK! (19/07/2011 21:51:54)   21 0
Eu fiquei desligado nas notícias hehehe. brigadão Samuel. Vou tentar acompanhar...

Samuel Samuel (19/07/2011 22:05:09)   2103 1
Vai no site MultiversoDC, todo dia eles soltam alguma coisa sobre o Flashpoint ou o novo DC.


Samuel Samuel (19/07/2011 21:23:22)   2103 0
Não falaram nada de Stormwatch.
Depois de Action Comics,essa é a que estou mais curioso.



Samuel Samuel (19/07/2011 21:18:03)   2103 0
Como em Action Comics e Justice League se passam há 5 anos se os eventos que são mostrados em Action Comics pelo visto se passam antes de Justice League?




None