HQ/Livros

Notícia

Peter David cria declaração de direitos para convivência pacífica entre autores e fãs

Escritor montou declaração a partir de sugestões de colegas

04.12.2011, às 00H00.
Atualizada em 02.11.2016, ÀS 04H00

Com mais de 20 anos de carreira nos quadrinhos e participando de convenções de todos os tamanhos, o escritor Peter David (X-Factor, A Torre Negra) resolveu transformar todas as suas experiências em uma Declaração de Direitos de Fãs e Profissionais. Ou seja, um contrato para convivência pacífica entre autores e seus leitores nas convenções.

Peter David

None
Peter David

A Declaração está publicada em seu blog, onde David já vinha buscando sugestões de colegas que tiveram experiências desastrosas nas Comic-Cons. Como já era esperado do autor, o negócio é sério, mas tratado com bom humor.

"Fãs e Profissionais têm o direito de serem tratados um pelo outro com a mesma educação com que gostariam de ser tratados. Fãs e Profissionais que tiverem comportamento babaca abdicam do direito de reclamar quando eles mesmos forem tratados como babacas", abre a Declaração. No total, são cinco direitos básicos, explicados detalhadamente - e com exemplos.

- "Se o autor estiver no bar e você quiser se aproximar dele, se ofereça para pagar um drink. Isto é aplicável em especial se o convidado é do Reino Unido e/ou Irlanda. O termo técnico é 'propina'. Nas convenções britânicas e irlandesas, o termo técnico para ficar no bar e pagar drink pros autores é 'palestra'."

- "Se o fã estiver tão exausto que corre o risco de dormir, deve-se sentar no fundo da sala, não na primeira fila, onde seus roncos sonoros e baba escorrendo pelo queixo podem virar distrações sonoras e visuais."

- "Um grande número de indivíduos fantasiados posando para uma artilharia de fotógrafos gera problemas de tráfego. É uma convenção, não o tapete vermelho do Oscar."

- "Fãs têm direito de não entrar na brincadeira. Todo mundo gosta da sua dedicação ao personagem; contudo, você não tem passe livre pra ser babaca se fizer cosplay de um Klingon ou do Lobo."

- "O autor não é sua vadia (também conhecido como Declaração Neil Gaiman)"

Para ler todo o contrato (em inglês), clique aqui.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.