30

Professor defende que mito de Superman é essencialmente americano

Livro de Tom De Haven argumenta que herói não poderia ter sido criado em outro país

Érico Assis
17 de Março de 2010

Superman

Tom De Haven, romancista, professor e pesquisador da área de quadrinhos, acaba de lançar um novo livro, e quer comprovar uma tese: a história de Superman só poderia ter sido criada nos EUA.

Our Hero: Superman on Earth, lançado pela Yale University Press, defende que o super-herói encarna alguns dos principais mitos do sonho americano - por mais que entretenha públicos do mundo inteiro.

"Como órfão e imigrante, ele divide sua história com a de muitos estadunidenses que vieram para o país em busca de uma vida melhor, e seus feitos supreendentes representam as realizações mais loucas do sonho americano", diz a descrição do livro. De Haven analisa 70 anos de quadrinhos, programas de rádio e TV, além dos filmes, para mostrar a "americanidade" do herói.

Our Hero: Superman on Earth tem 240 páginas e custa US$ 24. Na Amazon, também está disponível para Kindle.

Leia mais sobre Superman


Compartilhar

Comentários (30)

O Omelete disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar.
Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas.

Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Fabio Fabio (26/03/2010 12:07:25)   0 0
Os criadores do Super eram Judeus e pegaram o icone de outra religião, o cristianismo, onde Superman é Jesus, o filho unigenito de um ser mais poderoso, enviado a terra para ser o salvador e o renovador da esperança. As historias do super são boas pra sonhar e fugira da realidade, pois são sempre fabulosas e dificies de se trazer pro mundo real.



KAL-EL KAL-EL (21/03/2010 17:37:21)   0 0
Com seus pensamentos e a observar as nuvens que passavam por sua janela, empurradas pelo vento alto, ocorreu-lhe como seria bom se ele pudesse voar para ir se refrescar com o vento - Claro! Voar ! Ali nascia um dos mais famosos e importantes personagens das histórias em quadrinhos, o Super-Homem.
Como todo herói americano, Super-Homem não escapou aos apelos do patriotismo, afinal ele era o defensor da América. Por ocasião da Segunda Guerra Mundial o super-herói formou junto com os soldados as fileiras contra o império nazista, a pedido do então presidente Roosevelt, as histórias deste período mostravam um Super-Homem no campo de batalha contra o inimigo nº. 1 - Hitler. Por conta disto surgiu a célebre frase proferida pelo Goebels:
- O Super-Homem é um judeu !

0bs:Foi o Ministro do Povo e da Propaganda de Adolf Hitler , exercendo severo controle sobre as instituições educacionais e os meios de comunicação.



KAL-EL KAL-EL (21/03/2010 17:31:37)   0 0

Para compreendermos o surgimento do "Superman", precisamos antes entender o momento pelo qual a história do mundo passava: Nos anos 30 a principal novidade na história dos "comics", foi o surgimento de um novo formato chamado "comic-book não havia nenhum interesse Politico ou Patriota nos jovens Jerome (Jerry) Siegel e Joseph (Joe) Shuster

O mais importante e que o "Superman", que surgiu numa noite abafada de verão em 1933, quando Jerome (Jerry) Siegel então aos 19 anos, rolava na cama imaginando um personagem, Jerry tinha um amigo de escola, excelente desenhista chamado Joseph (Joe) Shuster (1914-1992), que igualmente adorava os "pulps" - Na edição de janeiro de 1933, eles publicaram uma história intitulada "O Reino de Super-Homem" - o personagem principal possuía fabulosos poderes mentais, porém utilizava-os para fazer o mal. De todos os poderes imaginados para seu personagem, Jerry apenas manteve no futuro "Super-Homem", a super-visão.



Jack Jack (20/03/2010 11:52:10)   1 0
O Super é a personificação de todo os nossos desejos de fuga, de poder voar,de poder ser o mais forte, ele representa perfeitamente a figura do herói perfeito e acredito que vai além das barreiras americanas. Espero que esse livro seja lançado aqui.



Clarisse Clarisse (19/03/2010 21:36:35)   0 0
Quando Jerry Siegel e John Shuster, dois judeus pertencentes a famílias imigrantes, criaram o Super-Homem foi em meio à crises, principalmente as relacionadas com os meios de comunicação impressos, as revistas e jornais, que os Estados Unidos vinham enfrentando.
Acho que a essência do personagem foi uma fuga que os dois encontraram, tanto pra vida pessoal, quanto pra vida profissional que ambos estavam vivendo naquele período. Talvez se eles tivessem se conhecido em outro país, com outras condições tudo seria bem diferente.
O que quero dizer é que os Estados Unidos serviram de pano de fundo pra tudo acontecer. Com isso acho que seria interessante pensar o tal "sonho americano" como algo bem parecido com os sonhos de outros povos. Acho que hoje em dia o Super-Homem defende valores muito mais humanos do que americanos.



Fernando Fernando (19/03/2010 12:23:28)   7 0
Na visão de Brian Singer no filme "Superman Returns", ele fez o azulão ser um herói de "todos" um "salvador da humanidade". Estratégia de mkt para colocar novamente os americanos como salvador do mundo? pode ser, mas hora nenhuma ele cita "padrões americanos" ou aparecem "american flags" pelo filme. Sem contar as incitações bíblicas que ele fez em algumas cenas,tipo: o flagelo do Super até o golpe final de Lutor ou até mesmo a posição do azulão no espaço, por segundos, como se estivesse crucificado. E, ainda, ele veio do"céu" depois de anos desaparecido. É ou não é fazer do "escoteiro" um salvador da humanicdade.



sem avatar marcelo (19/03/2010 12:01:10)   0 0
prefiro o super ao wolverine. um puta personagem usado e abusado. wolverine em xmen, wolverine em novos vingadores, Wolverine em xforce
esse negócio de personagem fodão que fica rangendo os dentes e fazendo cara de mau já deu o que tinha que dar

to fora



Josias Josias (19/03/2010 02:22:31)   48 0
Sinceramente, sempre achei o Superman um escroto por ter poderes espetaculares e raramente usá-los até seu limite(até pq prefiro ver heróis que apanham mas dão o melhor de si)...
Mas o fato dele como super-herói ser tão americanizado a ponto de usar aquela velha conversa política de interferir na maioria dos problemas mundiais com o objetivo de alcançar a "paz mundial"(objetivo que não vende quadrinhos), o que nunca vai acontecer...
Superman é um super-herói que representa o ideal dos EUA de cidadão perfeito...


E obrigado a equipe do Omelete por ter nos dado este local para expressarmos nossa opinião...
^^



Vini Vini (18/03/2010 11:45:02)   36 0
Concordo totalmente com você Hector.

Adoro o personagem vou comprar mesmo não concordando totalmente com a ideia, pois o é um personagem que carrega conceitos de moralidade tão universais que poderia ter sido feito até na China (ok talvez na China não, mas em muitos outros lugars =P )



Hector Hector (18/03/2010 10:31:45)   423 0
Sou meio cínico e cético, principalmente em relação a política e patriotismo, e eu mesmo acho meio irônico eu gostar dos personagens Superman e Capitão América. Mas desde a minha infância, o que eu vejo nesses personagens é mais do que as cores da bandeira dos EUA. Por trás do escudo e da capa eu vejo seres decentes, por isso gosto dos personagens.

Quem nunca leu o All-Star Superman do Grant Morrison, recomendo, para ter um bom exemplo do verdadeiro potêncial do personagem.

Sobre o comentário do Rodrigo (ele envelheceu, ficou defasado) acho que não é nem mesmo um problema com o personagem, mas com a nossa sociedade que curte ver big brother, american idol e sangue (SANGUE DE VERDADE!)na tela.



sem avatar Celso (17/03/2010 23:25:01)   7 0
Lembrando que os criadores do Superman eram filhos de imigrantes...



sem avatar V (17/03/2010 22:25:36)   0 0
Historinha pra Boi dormir, se ele fosse Israelense teria um babão israelense [Sem preconceito] falando que o SuperBomber-man só poderia ser Israelense [IroniaPresente]



Banned Banned (17/03/2010 20:48:03)   0 0
os caras ficam aí revoltadinhos com a proposta do livro... mas que diferença tem hoje em dia ? em todo filme que a gente vê, e em toda hq que a gente lê ?

os super-heróis só lutam contra o próprio país e fazem coisas "anti-americanas" pra continuar vendendo gibis pra uma minoria como nós.



Banned Banned (17/03/2010 20:42:53)   0 0
Drope... a questão não é "como eles são", muito menos, como eles são hoje em dia...

a questão é como eles ERAM quando o Super foi criado, e sobre como eles IMAGINAVAM a si mesmo.




sem avatar Drope (17/03/2010 20:27:09)   0 0
É realmente, ele seria americano sim!? fala sério galera... desde quando o povo americano é solidário, justo e que só pensa no bem da humanidade?
Todos nós sabemos que eles não passam de uns egoístas e que se acham os donos do mundo!
O super-homem não reflete o povo americano, não pra mim!!!!!
Bom, nada contra a posição de vcs, mas essa é a minha.
www.nhq.com.br



Marcos Aurélio Marcos Aurélio (17/03/2010 14:55:26)   0 0
Cara... a megalomania dos americanos não tem limites... mas devemos nos perguntar... eles tem razão? Não sei não...



Rod Rod (17/03/2010 12:12:23)   -28 0
De fato o Kal-El, Clark Kent e Superman é/são a caracterização mais conhecida dos ideais do modelo norte-americano.

E não digo isso só por ele ter azul e vermelho na roupa, como na bandeira dos E.U.A., mas por inclusive ser estandarte dos ideais de "Verdade, Justiça e O Modo Americano", como era comum escreverem nos gibis. Inclusive, tanto nos gibis como na tv e nos cinemas, sempre o víamos segurando a bandeira deles sobre um prédio ou em pleno voo.

Talvez por isso, entre outros vacilos de seus escritores e diretores, ele envelheceu, ficou defasado, virou um simples escoteiro vestido sunga, ceroulas e capa, como uma criança cheia de ideais que quase não se reconhecem na atualidade.

Prova disso o sucesso mundial de "heróis" como Batman, Homem de Ferro, Hancock e até brucutus como John McLane, O transportador, John Rambo, Exterminador do Futuro, etc.



bomdiavermes bomdiavermes (17/03/2010 11:50:53)   -22 0
Não se julga um livro pela capa, mas essa ficou excelente! Me lembrou, guardadas as devbidas proporções, as capas da coleção de dvds da Criterion!

(Quanto ao livro, sei lá, nunca fui fã do azulão mesmo, então acho que não vai integrar a minha biblioteca tão cedo..)



Gustavo Gustavo (17/03/2010 10:48:25)   7 0
Sei não, essa galera gosta de mostrar seus argumentos pra favorecer uma idéia que ele acha certo. É bem possivel que outra pessoa junte outros argumentos e faça parecer que o Superman se encaixaria na Ásia, Europa, ou até mesmo Brasil.



Hector Hector (17/03/2010 10:32:02)   423 0
Com certeza o Superman é e continua sendo um ícone americano... e encarnou seus ideais com perfeição durante as décadas de 30, 40 e 50.

Porém na minha opinião ele evoluiu para algo muito maior e agora representa não apenas ideais americanos, mas ideais comuns a toda a raça humana: compaixão, justiça, igualdade, bla-bla-bla.




Tesouro Tesouro (17/03/2010 08:50:45)   0 0
Parece bem coisa de um "sonho americano" alguém sair voando usando cueca por cima das calças...



Thiago Thiago (17/03/2010 08:34:22)   0 0
Se ele fosse brasileiro, como seria?



Marcelo Marcelo (17/03/2010 07:03:15)   0 0
Acho que Superman é um mito do homem ocidental mesmo.



Rafael Rafael (17/03/2010 05:46:41)   1 0
ah se ele fosse brasileiro...não seria esse bastião de pureza que é



Silmar Silmar (17/03/2010 05:40:43)   6 0
Se ele fosse brasileiro depende de quem o encontrou:

a)politicos?
b)traficantes?
c)espectadores do BBB?
d)algum popular revoltado com tudo que acontece nesse país?

Realmente, aqui no Brasil as historia seriam mais curiosas...



sem avatar Antonio (17/03/2010 05:31:27)   0 0
Esse Tom De Haven não é o autor daquele livro "It's Superman!"? Ele deixa isso nas entrelinhas naquele romance, quando cria um Clark Kent caipira, mas curiosamente impetuoso. Acho que o Michael Chabon (As íncriveis aventuras de Kavalier and Clay) tb "brinca" com esse conceito, vez que o "Escapista" tb é um herói que só surgiria num contexto como o dos EUA. Eu concordo com a tese em relação à origem do Superman... mas não em relação ao que ele seguidamente se tornou (um ícone da cultura pop ocidental).



Renato Renato (17/03/2010 02:27:45)   0 0
mas isso é meio óbvio, né??



Guilherme Guilherme (17/03/2010 01:54:15)   0 0
é bem obvio mesmo!



Júlio Júlio (16/03/2010 22:35:43)   0 0
Antes isso do que compará-lo com o Lula.



Banned Banned (16/03/2010 21:30:36)   0 0
interessante, apesar de parecer meio americanóide de início... mas é verdade, o Superman só podia ser de lá mesmo...




None