HQ/Livros

Notícia

Saiba detalhes (e revelações) do caso Capitão América

Se você não se importa com os spoilers, divirta-se

09.03.2007, às 00H00.
Atualizada em 02.11.2016, ÀS 05H02

"O Capitão América, Steve Rogers, está morto."

Foi a declaração oficial da Marvel sobre Captain America #25, edição lançada ontem nos EUA, que mostra o herói sendo baleado no estômago e declarado morto na chegada ao hospital. A edição termina com o corpo de Rogers na maca - um olho sem vida, o braço caído para o lado.

1

None

O acontecimento foi notícia mundial, a partir de uma boa campanha publicitária da Marvel. Jornais dos EUA deram destaque à notícia, alguns até tratando-a como metáfora para a situação atual do país - as críticas ao presidente Bush, a interminável guerra no Iraque, os conflitos internos em torno de questões políticas e religiosas... A morte do Capitão, um símbolo do país, pode ser uma reflexo de tudo isso.

Na edição lançada ontem, o Capitão está sendo levado ao Tribunal de Nova York após ter se entregue deliberadamente para ser preso no final da minissérie Civil War. Na escadaria da entrada do tribunal, percebe a mira laser de um atirador em um dos soldados que o escolta. Não consegue evitar o tiro, e é atingido no ombro. Cria-se uma confusão entre todo o povo presente na cena e, no meio da balbúrdia, alguém aproxima-se de Steve Rogers e lhe dá três tiros na barriga.

É Sharon Carter quem tenta salvá-lo e acompanha-o na ambulância. No caminho, o Capitão ainda consegue dizer "Sharon... tão linda... você... tira meu... fôlego...".

Na cena final, em que uma agente inimiga entra no banheiro do hospital em que Sharon está chorando, dá-se a entender que foi a própria Sharon quem deu os tiros na barriga do Capitão, manipulada pelos vilões Caveira Vermelha e Doutor Faustus...

A série do Capitão continua. Antes da edição 26, que só sai em maio, a Marvel programou uma série de especiais ligados à morte. Civil War: The Confession, na semana que vem, mostrará os momentos finais do herói. Em abril e maio, sai a coleção de especiais Fallen Son - que já tinha sido anunciada, mas não com seu nome completo: Fallen Son: The Death of Captain America.

As cinco edições, escritas por Jeph Loeb e desenhadas pelos melhores artistas da Marvel, mostrarão os cinco estágios do luto, representados por heróis: Wolverine-Negação, Novos Vingadores-Raiva, Capitão América-Barganha (que pode mostrar quem será o próximo Capitão América), Homem Aranha-Depressão e Homem de Ferro-Aceitação.

Morte nos quadrinhos, como todo fã sabe, é sempre algo complicado. A própria série do Capitão é um bom exemplo disso - há poucos anos, seu parceiro Bucky reapareceu após décadas sendo considerado um dos poucos personagens Marvel que nunca retornaria do túmulo. O estardalhaço em torno da morte de um personagem é um recurso para impulsionar as vendas, e os escritores sempre deixam uma carta na manga para explicar como fomos "enganados" quanto à morte.

A história da "morte do Capitão América", portanto, certamente ainda não acabou.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.