HQ/Livros

Notícia

Selo de quadrinhos Barba Negra vai fechar

Encerramento da parceria com a Editora LeYa determinou fim da linha

21.11.2012, às 15H17.
Atualizada em 21.09.2014, ÀS 14H49

O selo de quadrinhos e cultura pop Barba Negra, associado à Editora LeYa, vai fechar. Após quase três anos de publicações de obras estrangeiras - com ênfase em material europeu - e investimento em álbuns nacionais como o premiado Morro da Favela, a Barba Negra encerrará suas atividades assim que publicar mais três álbuns que já estavam em produção.

Guerra dos Tronos

None
Guerra dos Tronos

O Gosto do Cloro

None
O Gosto do Cloro

O motivo, revelou o editor Sandro Lobo ao Omelete, é a desistência da editora LeYa em manter a parceria. Já era notável este ano a diminuição no número de publicações do selo. Nas últimas semanas, com o fim do contrato com a LeYa, os detentores do selo - Lobo e os designers Christiano Menezes e Chico de Assis - decidiram também encerrar a Barba Negra.

Entre os álbuns por sair estão os dos vencedores do Prêmio Barba Negra, promovido entre 2010 e início de 2011. A data de lançamento destes ainda será divulgada pela LeYa.

A LeYa também passa a administrar o catálogo da Barba Negra, podendo reeditar obras lançadas no selo, e quem sabe dar sequência a publicações de quadrinhos. A editora foi contatada pelo Omelete, mas ainda não se manifestou.

Tendo seus primeiros lançamentos em 2010, a Barba Negra publicou álbuns como os norte-americanos Cicatrizes (David Small) e Koko Be Good (Jen Wang), os franceses 676 Aparições de Killoffer, Lucille (Ludovic Debeurme), O Gosto do Cloro (Bastien Vivès), e graphic novels brasileiras como Morro da Favela (André Diniz) - que também saiu no exterior -, Kardec (Carlos Ferreira e Rodrigo Rosa) e Encruzilhada (Marcelo D'Salete). Um de seus últimos lançamentos foi Guerra dos Tronos em Quadrinhos.

Iornicamente, o fim do selo acontece no ano em que a Barba Negra ganhou o prêmio de melhor editora no Troféu HQ Mix.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.