HQ/Livros

Notícia

Stan Goldberg morre aos 82 anos

Quadrinista deu cor as primeiras versões do Homem-Aranha e do Quarteto Fantástico

02.09.2014, às 11H41.
Atualizada em 29.06.2018, ÀS 02H39

Morreu no domingo, aos 82 anos, o colorista Stan Goldberg, quadrinista que fez carreira na Marvel Comics e, anos 1960, ajudou a criar a combinação de cores de personagens como o Homem-Aranha, o Hulk e os integrantes do Quarteto Fantástico.  Goldberg estava hospitalizado há duas semanas em decorrência de um derrame cerebral.

Stan Goldberg

None

"Stan comoveu muitas pessoas por meio de sua arte, mas ele também era um amigo querido, um amado marido, um pai e avô carinhoso. Ao longo dos anos, incontáveis fãs mostraram o quanto o trabalho de Stan significava para eles, e o quão empolgados eles estavam para encontrá-lo, ou por adquirirem um pouco de seu trabalho. Stan também nutria muito carinho por todas as pessoas que conheceu e relembrava com alegria as histórias que os fãs lhe contavam. Seus amigos e sua família eram o que ele mais amava", diz o comunicado da família na página oficial de Goldberg no Facebook.

Goldberg nasceu em 5 de maio de 1932. Em 1949, entrou para a Timely Comics (antecessora da Marvel), e, em apenas dois anos, assumiu a gerência do departamento de colorização. Lá, deu cor a capas e páginas de quadrinhos de vários personagens icônicos da editora. Em 1969, deixou de trabalhar para a Casa das Ideias e passou três anos na DC Comics.

Em seguida, foi para a Archie Comics, desenhando as tiras dominicais do personagem entre 1975 e 1980. De 1994 a 2006, Goldberg foi o principal desenhista da Archie, trabalhando em mais de 250 edições da HQ - entre elas, a edição especial Archie Meets the Punisher, um crossover com o Justiceiro. Seu último trabalho para a editora foi publicado em 2010.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.