Assista Agora

Turma da Mônica: Laços | Crítica

Irmãos Cafaggi fazem graphic novel meio Pixar, meio Goonies

Érico Assis
28 de Junho de 2013

Turma da Mônica: Laços

Turma da Mônica: Laços

Vitor Cafaggi e Lu Cafaggi (texto/arte/cor)
Brasil , 2013
Aventura Panini Comics

Excelente

Acho que é Dave Gibbons quem diz que, inconscientemente, a primeira coisa que nosso cérebro registra numa HQ é a cor. Faz parte do nosso sistema de percepção, acontece antes de reconhecermos as formas. A primeira coisa que o cérebro "consciente" quer saber de uma HQ, porém, é quem desenhou.

Turma da Mônica: Laços já chama atenção nessa primeira olhada inconsciente: é um desbunde de cores. A segunda olhada, mais consciente, também é de deslumbrar. E, no caso, desenho e cor são obra dos mesmos autores. Não dá pra contestar que as páginas de Vitor Cafaggi e Lu Cafaggi são absurdamente lindas.

Passando à segunda, terceira e demais olhadas, você começa a perceber outras qualidades. Os irmãos Cafaggi - que também assinam o roteiro - afinaram traço, cor, expressão e narrativa numa série de produções independentes. Vitor fez mais, como as conhecidas tiras de Puny Parker, Valente e o pequeno álbum Duotone. Lu só tem no currículo a minúscula Mixtape e algumas colaborações em antologias e na Internet. Felizmente, foi o bastante para os dois desenvolverem técnica e sensibilidade para chegar a Laços.

Como prega a divulgação, a inspiração dos Cafaggi para a graphic novel veio de filmes infanto-juvenis dos anos 80, como Conta Comigo e Goonies. (Nos extras ao final do álbum, há inclusive a sugestão de que ele poderia ter se chamado "Meninos Perdidos", talvez por referência ao também oitentista Garotos Perdidos.) A trama: Floquinho, o cachorro do Cebolinha, está perdido. A Turma da Mônica resolve se unir para encontrá-lo, numa aventura que envolve brigas com uma turma rival, uma noite acampados no parque e vários sustos.

Assim como nos bons filmes, o roteiro segue uma fórmula mínima, consistente, com poucos rodeios e sem gorduras. Em alguns momentos há a impressão de que os autores seguiram um manual de Jornada do Herói. Por exemplo quando encontram um sem-teto no parque que parece apenas cumprir papel de "guardião do portal" ou algo similar - e nem volta na trama.

Seguir uma fórmula de roteiro não é demérito. Ajuda a dar estrutura e consistência à história, que se desenrola de forma extremamente suave. A Pixar também é exemplar em usar fórmulas prontas nos seus roteiros: um esqueleto pronto sobre o qual os animadores - ou, no caso, os quadrinistas - podem aplicar sua própria expressão, sem que se perca o fio da meada.

E isso os Cafaggi fazem muito bem. Servindo-se aqui e ali de referência a histórias clássicas da Turma da Mônica, eles não têm receio de mexer com as "origens" de Cebolinha, Mônica, Cascão e Magali - mesmo que as personalidades permaneçam as que você já conhece. Por outro lado, eles acrescentam ideias inéditas à criação de Maurício de Sousa. Eu, pelo menos, nunca tinha visto aquela estratégia infalível contra a Mônica.

Voltando à comparação com a Pixar, talvez essa possa ser uma definição do álbum. Assim como o estúdio de animação criou marca com um processo artesanal em cima de uma Disney criativamente falida, os Cafaggi conseguiram uma "versão Pixar" da Turma da Mônica: emocionalmente sincera, coalhada de boas referências e visualmente fascinante.

O álbum só peca na impressão. Quem comparar imagens digitais de divulgação vai notar que tantos as páginas de Lu quanto de Vitor têm uma textura própria, que deixa explícito o material de desenho, e que a gráfica não conseguiu reproduzir. Quanto mais escura a cena, mais parece que as imagens perderam resolução, ou que o ponto de impressão é muito grande para a qualidade de desenho. Não é culpa dos autores, mas é um cuidado que poderia buscar-se para eventuais próximas tiragens.

Independente disso, a vontade que dá ao terminar o álbum é voltar e ver só as imagens, para prestar atenção em cada detalhe que os autores deixaram. (E torcer para que saiam pôsteres da página 1 ou da página 56.) Com todo o respeito a Maurício de Sousa e às décadas de autores que escreveram e desenharam por ele, a Turma da Mônica nunca esteve tão bonita.

Laços é a segunda HQ do projeto Graphic MSP, com releituras da Turma da Mônica em formato de graphic novel. Nós comentamos a primeira, Magnetar, com o Astronauta, no OmeleTV #199.



Comentários (60)

O Omelete disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar.
Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas.

Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Fabio Fabio (16/10/2013 20:15:14)   0 0
Sabe um detalhe que eu reparei agora? A turma rival, com quem os protagonistas arranjam briga... Olhem bem... É A TURMA DO BOLINHA!!! Estão todos lá: Bolinha, Carequinha, Juca, Plínio e Zeca!!! Genial!


Fabio Fabio (16/10/2013 21:04:28)   0 0
Achei outra coisa legal!! A Magali compra um churros numa barraquinha na rua... o vendedor é um homem... de bigode e avental... E SE CHAMA RAMON!!!


sem avatar Luiz Gonzaga Rodrigues Junior (06/10/2013 07:56:41)   3 0
Achei que não ia me surpreender com essa gibi (deveria chamar de livro) mas olha comecei a ler e não parei mais, os desenhos, a história tudo surpreende. Os personagens do Mauricio de Sousa Produções estão magnificos e digo ate mais reais. E legal ver a diferença de cores entre dia e noite trazendo uma sensação de paz e medo. E há tanto detalhe em cada desenho que vou reler só para prestar mais atenção. A his´tória de amizade tão bem elaborada e como precisamos que existam amigos assim que estão ali com a gente quando nós precisamos nos fazendo rir em meio a dor. E lógico o amor do Cebolinha (e pode se dizer de toda a turma) pelo Floquinho é de cair as lagrimas. Olha eu só posso dizer que esse com certeza foi um dos gibis (livro) que entrou pra uma das minhas favoritas leituras.



sem avatar Rafael (02/09/2013 08:26:29)   18 1
que revista linda...



José Rodrigo José Rodrigo (28/08/2013 14:45:54)   4 0
Não sei quanto a vocês mais ao ler Laços me lembrei muito dos traços do ALex Ross em Marvels, pois esta é a versão mais real que se pode chegar dos personagens da turma da Monica principalmente a representação dos personagens é sensacional.


sem avatar Rafael (02/09/2013 08:26:18)   18 0
e q revista linda


sem avatar Leonardo (09/07/2013 11:12:18)   0 0
Laços é uma das melhores HQ's que li em muito tempo. Simplesmente sublime, espetacular, irretocável.
Comprei para meu filho, mas me apaixonei. Para quem quiser conferir outra visão sobre esse belíssimo trabalho dos irmãos Cafaggi, é só ir no blog Catálise Crítica (http://catalisecritica.wordpress.com/), que lá tem um excelente review da revista.



sem avatar Henrique (07/07/2013 20:21:19)   69 0
O livro tem mesmo muitas referencias a filmes dos anos 80. Mas o possível titulo 'meninos perdidos' acho que não tinha nada com garotos perdidos. A hq faz muitas referencias a Peter Pan também...

Na arte só estranhei um pouco o tamanho dos personagens, quando vi a capa até imaginei que eles tariam mais velhos nessa aventura o que não é verdade...


sem avatar Reifi (09/07/2013 10:45:47)   -1 0
Sim, muitas referências. Os 5 ovos do Omelete são mais do que merecidos. Estamos numa campanha para divulgar o quanto esse Graphic é genial.

http://catalisecritica.wordpress.com/2013/07/08/lacos-turma-da-monica-vitor-cafaggi-e-lu-cafaggi/


Renan Renan (07/07/2013 19:14:04)   2440 0
Não achei a versão capa dura em lugar nenhum, tudo esgotado, comprei a capa cartão. E que hq foda. Eu vi que tem um texto do Carlos Saldanha, imaginei essa história no cinema.



Pedro Jungbluth Pedro Jungbluth (04/07/2013 00:42:16)   301 -1
Deu vontade de comprar, mas não o farei. Aqui na minha casa não entra nenhum produto que dê lucro ao antiético do Maurício de Sousa.


Noir Noir (05/07/2013 14:07:31)   244 0
Antiético? Explica isso aí, estou por fora do acontecido. Sério mesmo, não é trolagem.

Pedro Jungbluth Pedro Jungbluth (06/07/2013 06:47:38)   301 0
Desculpe a demora.
MS está envolvido em processos da defesa de infância. Ele já recebeu notificações judiciais e extra judiciais para cuidar de não misturar parte comercial com as histórias infantis, não anunciar produtos para adultos com seus personagens (pois isso gera confusão entre as crianças) e tem perseguido órgãos de defesa da infância, infância livre de consumismo com contra notificações e ameaças, ao invés de rever sua política comercial. Caiu no meu conceito.

Noir Noir (10/07/2013 12:09:00)   244 0
Obrigado pela resposta, bom saber disso.


Willian Willian (02/07/2013 17:35:25)   4 0
Lembra um pouco o traço do Jeff Smith! Q tbm é genial!



Gustavo Gustavo (02/07/2013 15:32:24)   193 0
Comprei e vale cada centavo!



Publicidade
Felipe Felipe (01/07/2013 10:17:10)   217 0
Concordo, e com todo respeito a Mauricio de Sousa, A Turma da Mônica nunca esteve tão bonita, e também nunca esteve em um nível tão incrível como Laços.

É sem dúvida a melhor história que já li da Turma, novamente, com todo respeito à importância que Mauricio teve na história da arte no Brasil e no mundo, mas essa HQ é simplesmente perfeita, uma obra prima da história em quadrinhos.



Danilo Danilo (30/06/2013 16:38:56)   220 1
Uma única palavra define 'Laços', nova Graphic Novel baseada na Turma da Mônica: incrível. Um história simples, mas cativante (e cinematográfica), que nos leva aos nossos tempos de infância. Isso, além do visual lindo. Uma HQ para se ter na coleção (principalmente para quem é fã de Cebolinha, Mônica, Cascão e Magali) ♥



Cidão Cidão (30/06/2013 11:41:25)   0 0
Vou comprar, principalmente por causa do autor/desenhista. O cara é muito fera. Sou fã dele desde o puny parker.



Pedro Pedro (29/06/2013 16:43:25)   2 0
Parabéns pelo texto Érico, fiquei com vontade de conferir só pelas suas impressões a respeito. Só tenho uma opinião diferente quanto à ultima frase de que a turma da mônica nunca esteve tão bonita. Sei lá, sou um amante dos traços do Maurício, e certamente sem a ideia e os traços dele não teríamos Turma da Mônica, acho que a beleza do original permanece exatamente por ser original. Mas concordo que os traços e cores da Graphic Novel conseguem dar um aspecto de maior frescor e luxo. Parabéns mais uma vez pelo texto.



sem avatar glauber (29/06/2013 12:33:30)   1 0
Boaa...Gostei .



Maldi♱☯ Kakar☯♱♱☯ Maldi♱☯ Kakar☯♱♱☯ (29/06/2013 00:43:50)   1211 1
SOU FÃ DE PUNNY PARKER E VALENTE.
CAFFAGI TEM MUITA SENSIBILIDADE. LENDO VALENTE É COMO ASSISTIR UM FILME ADOLESCENTE DOS ANOS 80-VIDE SAY ANYTHING, OU PRETTY IN PINK.

TURMA DA MÔNICA ENTÃO NEM SE FALA.
ESPERO Q OS CAFFAGI TENHAM USADO OS FAMOSOS CLICHÊS DA TURMINHA.



Odin Odin (28/06/2013 22:05:48)   669 0
onde tá vendendo não achei ainda! Quero comprar desde que vi os traços iniciais.



DR. Zaius, ministro da ciência e defensor da fé! DR. Zaius, ministro da ... (28/06/2013 21:33:52)   1030 0
Edição maravilhosa! Tive o privilégio de comprar no lançamento, aqui em Porto Alegre, no domingo passado, na Multiverso Comic Con. E ainda peguei os autógrafos de Sidney Gusman (editor) e dos autores. Essa aí vai para um lugar de honra em minha coleção!! Estou postando material sobre a convenção (fotos, vídeos, entrevistas) em meu blog:

http://www.teckler.com/pt/DrZaius





Paulo Paulo (28/06/2013 21:23:01)   95 0
Juntando as moedas para comprar, adorei o Astronauta - Magnetar...



Thiago Thiago (28/06/2013 21:14:57)   420 0
Q coincidência, comprei essa Graphic Novel hoje mesmo!!!



Publicidade
sem avatar Carol (28/06/2013 20:33:30)   5 0
Alguém sabe se essa HQ é recomendável para dar de presente pra uma garotinha de 8 anos?

Eu sei que é a Turma da Mônica e tal, mas é que hoje em dia já tem até Turma da Mônica versão Jovem...

Então, alguém que tenha lido essa graphic novel sabe dizer se o que passa na história é apropriado pra crianças?
Por exemplo, não acho legal menina de 8 anos ficar lendo historinha com romance e beijo na boca, do tipo "Cebolinha se apaixona por Mônica e os dois se beijam"... Alguém se a hq tem esse tipo de assunto ou outros temas mais adultos?



Paulo Paulo (28/06/2013 21:22:04)   95 1
Cara, como estas edições são mais autorais,com a carta branca do Maurício de Souza, seria difícil dizer, mas como o Érico citou filmes como Goonies, Conta Comigo dentre outros com o mesmo tema de camaradagem, algumas questões podem ser abordadas, durante a jornada do grupo...Quando saiu o Astronauta Magnetar, apesar de ser mais uma aventura, a estória seria entendida por uma criança de 8 anos...

Gustavo Gustavo (02/07/2013 15:35:25)   193 1
Pode comprar para uma garota de 8 anos sem problema nenhum!

A única cena mais assim é o Cebolinha e o Cascão "babando" pela irmã do Xaveco, mas é uma cena cômica e até fofinha

Noir Noir (05/07/2013 14:20:16)   244 0
Desculpa, mas a garotinha de 8 anos assiste TV? Pois se assiste até os melhores programas da TV Cultura tem cena romântica de beijo, por exemplo, adoro Cocoricó e até lá já rolou simulação de beijo na boca, claro que não com intensidade sexual, e esta intensidade é algo que acredito, mesmo que haja algum beijo na história, está bem longe dela. No próprio filme dos goonies, um dos pontos mais divertidos do filme é um beijo na boca muito do atrapalhado.

Acredito ser uma preocupação excessiva, mas entendo sua preocupação. Mas tome cuidado para não proteger demais e tolamente.


Renan Renan (28/06/2013 20:02:45)   2440 0
Apesar de hj ter uma coleção de Marvel e DC eu comecei a ler com Turma da Mônica, e pegar uma hq com essa é de uma nostalgia pura.



sem avatar Gustavo (28/06/2013 19:14:22)   3 1
Já está em casa essa edição linda!!!!
Mas dizer que é uma "versão pixar", na boa, a turma é bem melhor que qualquer animação ou personagem pixar.



Carlos Carlos (28/06/2013 18:15:34)   30 2
O que dizer: Turma da Mônica é algo tão importante para os leitores de quadrinhos, que já está aí há décadas, nos aproximando desta arte maravilhosa e que amamos que são as Hqs. Além de ter começado a lê quadrinhos com a Turma da Mônica (e livros com a Coleção Vagalume), este grupo têm um lugar especial no meu lado esquerdo do peito, por nos colocar frente a frente a valores esquecidos, como a amizade. Ainda hoje leio (3.7 de idade) e já presenteei ao meu menino de 3 anos sua primeira HQ, do heroico anti-herói dos planos infalíveis,o Cebolinha



Lady_Engel Lady_Engel (28/06/2013 17:04:51)   77 1
Aprendi a gosta de quadrinhos lendo Turma da Mônica. Vou comprar não por nostalgia mais por saber que é um material de muita qualidade.



IgorLiraVox IgorLiraVox (28/06/2013 16:38:09)   1860 1
Eu nunca consegui entender o porque destes personagens nunca terem estourado la fora.....


Francisco Francisco (28/06/2013 18:08:19)   45 1
Eu lembro que na década de 90, havia uma divulgação massiva de como a Turma da Mônica fazia sucesso lá fora.

Já vi palestras do Maurício de Souza dizendo que os personagens são muito famosos principalmente no oriente (o chico bento por exemplo na China).

Mas eles pararam de falar sobre a situação atual mesmo

Maldi♱☯ Kakar☯♱♱☯ Maldi♱☯ Kakar☯♱♱☯ (29/06/2013 00:49:36)   1211 1
Ñ, CARA ELES SÃ UM GRANDE SUCESSO NA EUROPA E ÁSIA. ATÉ EM PAÍSES ISLÂMICOS.

NOS EUA SÓ Ñ FAZEM TANTO PQ AMERICANO COSTUMA BLOQUEAR O Q Ñ É PRODUZIDO LÁ.
MAS TEM ALGUMA REPERCUSSÃO LÁ.


Zé (28/06/2013 16:11:59)   11 0
Caramba!!! Ficou bem legel,em!



Cicero Cicero (28/06/2013 15:52:20)   195 0
O problema é comprar agora. Edição de capa dura não acho em lugar algum. Tinha na Saraiva mas esgotou =(


Alisson Alisson (28/06/2013 18:34:34)   338 0
Verdade velho, to procurando aqui mas nao acho em lugar nenhum...:S

Também queria a edição de capa dura, mas ta complicado...:/

Evans Evans (28/06/2013 18:55:20)   87 1
Comprei neste site:http://www.travessa.com.br/TURMA_DA_MONICA_LACOS/artigo/f2ef6b64-7a90-4e49-922d-1348128a34e5

segundo o rastreador dos correios
ja foi posta e está em transito de SP pra ca no MT.

Alisson Alisson (29/06/2013 16:04:49)   338 1
Valeuzaço @Evans, comprei tambem, só esperar agora haha'

José Rodrigo José Rodrigo (28/08/2013 14:41:31)   4 0
Cara comprei a minha pela Saraiva do shopping Higienopolis a R$29,90 se vc mora em são Paulo não tem erro. Porem vc também encontra no Site.


Luvy Luvy (28/06/2013 14:25:45)   242 2
estava querendo comprar, acho que me convenceram mais ainda :)


Daniel Daniel (28/06/2013 15:47:19)   159 0
Vale à pena, confie em mim. Se você foi/é fã, vai se animar em ver tantas homenagens. Se você também não gosta muito, é incrível do mesmo jeito!


Daniel Daniel (28/06/2013 14:08:58)   159 2
Comprei no dia do lançamento. É linda, incrível... não existem palavras para descrever o singelo sentimento que tive ao ler cuidadosamente cada página. Incrível... quase chorei no final (sem zoação kk). E acho que nunca ri tanto em um álbum como antes... Sem dar muitos spoilers, mas no final, a "sininho" paqueradora foi ótimo!!



Publicidade
clayton clayton (28/06/2013 13:54:41)   -9 1
Já está na minha lista de compra!




Omeletop : quadrinhos

Cinema

Os filmes em cartaz, a programação das salas de cinema, bilheterias, trailers, criticas de filmes, cartazes, entrevistas com astros e as novidades de Hollywood.

Séries e TV

As séries de televisão dos EUA, minisséries, os destaques da TV e as novidades na programação.

Música

Os shows que vem por aí no Brasil, os lançamentos musicais, novos álbuns e música grátis para download.

Games

Os novos games, críticas de jogos, trailers, imagens e mais novidades do mundo dos videogames.

Quadrinhos

As novidades das histórias em quadrinhos no Brasil e no mundo, previews de HQs e críticas de lançamentos nas bancas e livrarias.