HQ/Livros

Notícia

Rio Comicon anuncia convidados internacionais [ATUALIZADO]

Nomes incluem Chris Claremont, Lewis Trondheim e o coletivo Clamp

22.09.2011, às 15H33.
Atualizada em 29.06.2018, ÀS 02H45

O festival Rio Comicon está aos poucos anunciando a lista de convidados para a segunda edição do evento, que acontecerá de 20 a 23 de outubro na Estação Leopoldina. Ao longo dos últimos dias, pesos pesados de vários países tiveram seus nomes confirmados pela organização. Confira os nomes anunciados:

[ATUALIZADO, 22/9] A organização do evento confirmou mais cinco nomes internacionais. E são pesos pesados:

Rio comicon

None
- Paul Pope: o norte-americano que começou nos quadrinhos independentes, hoje é conhecido por seu trabalho de ilustração e obras como Batman: Ano 100 e 100%, enquanto trabalha no futuro Battling Boy.

- Denis Kitchen: o quadrinista também nascido dos independentes nos EUA, é conhecido pelo trabalho como editor, administrando a obra de Will Eisner, Robert Crumb, Art Spiegelman e outros.

- Dan Goldman: também norte-americano, mas morando em São Paulo nos últimos anos, é um dos fundadores do coletivo de webcomics Act-I-Vate e publica a HQ Red Light Properties na internet.

- Ludovic Debeurme: da nova geração de quadrinhos franceses, vai ter seu tijolão Lucille - um romance adolescente que envolve anorexia, suicídio e belos e simples desenhos - publicado no Brasil em breve.

- Edmond Baudoin: mais um nome francês importante pra lista, Baudoin tem quarenta anos de carreira e mais de cinquenta álbuns publicados - nenhum deles no Brasil, por enquanto.
[Convidados previamente anunciados]

- Chris Claremont: o lendário roteirista britânico que acompanhou os X-Men da década de 70 à de 90 (e vez por outra volta aos mutantes);

- Lewis Trondheim, um dos nomes mais importantes do quadrinho francês atual e um dos quadrinistas mais prolíficos em atividade no mundo - e que, até o momento, não tem nada lançado no Brasil;

- Junko Mizuno, a autora japonesa de Cinderalla;

- Peter Kuper, o norte-americano autor de O Sistema e adaptações de histórias de Kafka como A Metamorfose e Desista!, além de cuidar mensalmente de Spy v. Spy na revista Mad;

- Bob Schreck, editor norte-americano atualmente à frente da Legendary Comics, que já passou por DC, Dark Horse, Oni Press e outras editoras;

- Ulli Lust, alemã conhecida por quadrinhos de reportagem ou autobiográficos, também sem trabalhos publicados no Brasil;

- Liniers, o argentino conhecido pela tira Macanudo, que sai em livros e diariamente na Folha de S. Paulo;

- Salvador Sanz, também argentino, é o autor de Noturno, e esteve recentemente no Brasil para a Gibicon;

- Caterina Crepax, filha do famoso Guido Crepax (1933-2003), criador de Valentina, a estilista e ilustradora baseia-se no trabalho do pai em suas criações.

Este ano, o evento vai homenagear tanto o já citado Crepax quanto Will Eisner. Entre outras atrações internacionais estão a exposição DC Comics: 75 Years of Modern Myth-Making, que virou o pesado livro da Taschen com a história da editora e outra exposição, a do coletivo de quadrinistas japonesas Clamp (contrário ao que havíamos divulgado anteriormente, o coletivo Clamp não vem ao Brasil - mas apenas a exposição de trabalhos das artistas japonesas). Autores nacionais como Rafael Albuquerque, Rafael Grampá, Fábio Moon e Gabriel Bá também já confirmaram presença.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.