Séries e TV

Crítica

How to Get Away With Murder | A primeira temporada até agora

Viola Davis, uma anti-heroína de respeito

25.12.2014, às 22H09.
Atualizada em 10.01.2015, ÀS 18H48

Como se safar de um assassinato? Primeiro, você deve descreditar a testemunha. Depois, introduzir um novo suspeito e por último, esconder as evidências. É assim que Annalise Keating (Viola Davis), a protagonista da série How To Get Away With Murder, começa sua aula de direito. A advogada de defesa criminal tem poucas (e disputadas) vagas para estudantes em seu escritório, um dos mais concorridos da Filadélfia. Até que um misterioso assassinato faz com que tudo mude.

Com várias idas de vindas no tempo (flashforwards), a série começa três meses a frente, com o crime já feito, e vai voltando para mostrar os acontecimentos até ali. Pete Nowalk (roteirista de Grey's Anatomy e Scandal) mistura os casos do dia (procedural) com a trama principal de uma maneira natural, sem deixar o interesse do espectador se perder. Aos poucos o assassinato central toma conta da história e o suspense fica cada vez melhor. O equilíbrio encontrado foi tão correto que logo nessa temporada de estreia o seriado virou Trending Topics no Twitter. O público tentou adivinhar o mistério, como num jogo de Detetive, mas dessa vez não foi o Coronel Mostarda com o cano na sala de estar.

How to Get Away with Murder

None

How to Get Away with Murder poster

None

How to Get Away with Murder

None

Assim como em Scandal, temos uma protagonista mulher, negra e respeitada em sua área de trabalho. Como Olivia Pope, Annalise também tem problemas amorosos, mas quem não tem? O mais incrível é ver Viola Davis (indicada ao Globo de Ouro e ao SAG) trabalhando de forma impecável, mostrando o lado sensível e o malvado de uma mulher forte. Em uma linda cena, por exemplo, a advogada remove sua maquiagem e tira a peruca (ninguém esperava por essa!) enquanto se debulha em lágrimas. Na cena seguinte, Annalise está recomposta e trabalhando com a altivez característica. Uma perfeita anti-heroína em ação.

Há também cenas de sexo gay filmadas com carinho e sem estereótipos, com destaque para Jack Falahee. O ator leva seu personagem, Connor, do sensual ao caótico de forma brilhante. Aliás, todo o elenco jovem é supreendente. Alguns rostos conhecidos, como Matt McGorry (Orange is the New Black) que está hilário, e Alfred Enoch (Harry Potter) e Katie Findlay (The Killing, The Carrie Diaries), outras boas surpresas.

Algumas coisas podem incomodar. Nas aulas de Annalise somente personagens principais tem chance de falar. A advogada/professora se veste apenas com roupas escuras, ao contrário de Kerry Washington em Scandal que só se veste com cores claras. Um romance sem sentido entre uma aluna e um funcionário de Annalise. Apesar dessas pequenas falhas, a série consegue prender o espectador pela mistura do suspense bem construído e personagens caristmáticos.

Como um quebra-cabeças, os episódios vão se montando e fazendo sentido. E o grande acerto da série é não economizar nas revelações, pois, a cada episódio algo bombástico vem a tona. How to Get Away With Murder culmina em um ótimo último episódio antes do hiato de final de ano e se consolida como uma das melhores estreias da temporada. Pra deixar o negócio melhor e corroborar suas principais virtudes, os últimos segundos do capítulo final trazem uma surpresa de matar. Em 29 de janeiro, quando a série volta na ABC, será obrigatório continuar a acompanhar Annalise.

Nota do Crítico
Excelente!
How to Get Away With Murder
Em andamento (2014- )
How to Get Away With Murder
Em andamento (2014- )

Criado por: Peter Nowalk

Duração: 6 temporadas

Onde assistir:
Oferecido por

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.