Lembra desse? O fantástico Jaspion

Lembra desse? O fantástico Jaspion

Alexandre Nagado
09 de Setembro de 2003


Jaspion contra Macgaren

Jaspion e Anri

Jaspion e o Daileon

Jaspion e Boomerman

Sharivan, Gyaban e Sheider

No final dos anos 80, duas séries de heróis japoneses em live-action começaram a chamar a atenção das crianças nas locadoras brasileiras, lançadas pela Everest Vídeo. Seguindo a tradição de National Kid e Ultraman, sucessos do passado, os novos programas apresentavam seus protagonistas contra ameaças espaciais, com efeitos especiais proporcionalmente à época tão precários quanto os dos clássicos. Porém, tinham enredo mais movimentado, além de muitas acrobacias e efeitos pirotécnicos em lutas com ritmo de vídeoclipe. Eram Jaspion e Changeman, produções que fazem parte de duas linhagens distintas - Metal Hero e Super Sentai (ou Super Esquadrões, ancestrais dos Power Rangers) - bastante populares naquela época no Japão. Mas, se lá eram de estilos bem manjados, aqui a novidade pegou e logo os dois seriados estavam indo pra TV, na extinta Rede Manchete, emissora que teria ambos como carro-chefe de sua programação por muito tempo.

A popularidade inesperada gerou uma enorme onda de produtos relacionados que incluíam brinquedos, fantasias, discos com as músicas em português e até versões em quadrinhos de autores brasileiros pela Editora EBAL e depois pela Editora Abril.

Na onda do sucesso, várias séries anteriores e posteriores foram exibidas, saturando as TVs e por fim cansando o público. Hoje, o herói blindado Jaspion, símbolo daquela época, foi elevado à categoria de cult. Merecidamente, pois é uma aventura extremamente divertida e despretensiosa, com humor intencional e outras vezes involuntário, além de uma trilha sonora charmosa e clima ingênuo.

O INVESTIGADOR DE MONSTROS

Único sobrevivente de um acidente com exploradores espaciais, Jaspion foi criado pelo profeta e cientista Edin, recebendo dele a armadura Metaltex, a nave-transformer Daileon e a ajudante Anri, uma andróide tão bonita quanto desastrada.

A Jaspion e Anri logo se juntou a monstrinha Mi-ya (espécie de ancestral dos Teletubbies), que os dois encontram ainda no primeiro episódio, o antológico No planeta do Edin. Esse início do programa ainda tem uma referência escancarada a Star Wars - episódio IV, com o herói entrando em um bar animado por uma banda de mostrengos. E o grande arqui-inimigo do herói, Satan Goss, é praticamente uma versão pastelão de Darth Vader. A cada aparição da criatura, o narrador anunciava que Satan Goss tem o poder de enfurecer os seres e transformá-los em monstros incontroláveis.

Depois de algumas aventuras zanzando pelo espaço, Jaspion, Anri e Mi-ya chegam à Terra, alvo principal de Satan Goss. Lá, conhecem MacGaren (Mad Galant, no original), filho do titã que possui estatura humana e luta contra Jaspion de igual para igual, trajando uma armadura negra (bem mais legal do que a do herói, diga-se de passagem).

Na Terra, Jaspion também conhece o herói Boomerman (Boomeran), cujo irmão era um agente secreto que fora morto por MacGaren. Mesmo sem super-poderes, o lutador usa bumerangues especiais e ajuda Jaspion em diversas batalhas contra os servos de Satan Goss.

Conforme avança, a série perde um pouco de seu humor, mas ganha mais dramaticidade e ação, com vilões variados, como os Quadridemos, a bruxa Kilza, Haigaman, os Irmãos Gasami e vários outros.

Jaspion logo descobre que Satan Goss teme um lendário ser chamado Pássaro Dourado. Depois de muito procurar, descobre que a entidade aparecerá quando ele reunir as crianças escolhidas por Deus e irradiadas por uma luz misteriosa. Na busca, é auxiliado pelo pesquisador Professor Nanbara, pai de um dos jovens escolhidos.

O final da série, cheio de reviravoltas, tem aquele clima de batalha final que só mesmo num seriado japonês pra ser tratado de modo tão divertido e ao mesmo tempo solene e dramático. Foram 46 episódios que levaram a molecada da época ao delírio.

BASTIDORES E CURIOSIDADES

  • Jaspion não foi um grande sucesso no Japão. Curiosamente, pode ser comparado neste quesito a National Kid, símbolo de uma época e um gênero no Brasil, mas de repercussão mediana em seu país de origem.
  • O nome creditado como criador, Saburo Yatsude, na verdade é pseudônimo da própria Toei Company, que se utiliza de equipes de criação rotativas que não detêm direitos sobre os heróis. Tal prática começou nos anos 70 e se estende até hoje.
  • Em sua passagem pelo Brasil como convidado do evento Anime Friends 2003, o ator Hiroshi Watari (Boomerman) revelou que sua personagem fora criada para suprir a falta de tempo do ator principal, Seiki Kurosaki, que, na época, atuava também no teatro. No entanto, a necessidade de uma cirurgia para a retirada de sete pinos de uma perna (devido a um acidente de moto sofrido anos antes), acabou obrigando os produtores a retirarem Boomerman da trama após seis episódios. Depois da cirurgia, ele ainda voltou para atuar em mais dois episódios para encerrar sua participação. Em seguida, a Toei convidou-o para ser o ator principal na série seguinte, Spielvan (1986).
  • Ainda durante o Anime Friends, a popularidade da série pôde ser conferida perante milhares de pessoas. O ator Hiroshi Watari era ovacionado a cada aparição e, para as entrevistas, apareceu vestido de Boomerman. No show de encerramento do festival, Akira Kushida - cantor original do tema de Daileon e algumas músicas incidentais do programa - apresentou ao vivo pela primeira vez em sua carreira, as músicas que cantou na trilha de Jaspion. No final do show, Kushida e Watari, junto com Hironobu Kageyama (cantor de Dragon Ball Z e Changeman), cantaram em coro o tema principal de Jaspion, nunca gravado por nenhum deles, em um momento histórico.
  • Nos bastidores de Jaspion, destacava-se o roteirista Shozo Uehara, escritor principal da série O regresso de Ultraman e um dos autores de Metalder, duas séries cultuadas exatamente por seus enredos.
  • O nome do herói, que é grafado originalmente como Juspion, foi tirado de uma contração à moda japonesa de Justice Champion.
  • Graças ao sucesso de Jaspion, as séries da linhagem Metal Hero anteriores à ele foram lançadas: Gyaban (Space Cop, de 1982) passou na Globo, Sharivan (1983) passou na Bandeirantes e Record e Sheider (1984) passou na Globo e Gazeta. Essas três séries pertenciam a uma mesma cronologia, mas foram exibidas fora de ordem e com dublagens diferentes. O último similar lançado no Brasil foi Spielvan (pela Manchete), com o título Jaspion 2, uma jogada de marketing que tentava relacionar duas séries com heróis de visual parecido, mas sem ligações na história.
  • O ator principal, Seiki Kurosaki, fez poucos filmes e séries e acabou saindo da área artística, sendo atualmente professor de mergulho em Okinawa, no Japão.
  • Alguns nomes conhecidos no gênero fizeram parte do elenco: Junichi Haruta, o Mac Garen, fez o herói Goggle Black em Goggle V (de 1982), tendo sido também um dos principais heróis de Dynaman (de 1983, inédito no Brasil) e acumulou participações em Jiraiya (1988) e Cybercop (88). Hiroshi Watari, o Boomerman, foi também o herói central de Sharivan (1983) e Spielvan (1986), sendo também roteirista, diretor e um dos atores da série Wecker. Já Isao Sasaki, o Prof. Nanbara, é muito famoso como intérprete de anime songs, tendo cantado os temas da Patrulha Estelar (Yamato, de 1974) e Metalder, entre outros.

Ficha técnica Título original: Kyouju Tokusou Juspion (Investigador de Monstros - Juspion) Estréia no Japão: 15/ 03/ 1985 (TV Asahi) Número de episódios: 46 Criação: Saburo Yatsude Roteiro: Shozo Uehara (principal) Trilha sonora: Michiaki Chumei Watanabe Direção: Shohei Tojo, Yoshiaki Kobayashi (principais) Realização: Toei Company Versão brasileira: Álamo Emissoras no Brasil: Manchete, Record e CNT-Gazeta

Elenco: Seiki Kurosaki (Jaspion), Kiyomi Tsukada (Anri), Junichi Haruta (Mac Garen), Isao Sasaki (Prof. Nanbara), Noboru Nakatani (Edin), Hiroshi Watari (Boomerman)



Publicidade

Comentários (1)

O Omelete disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar.
Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas.

Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Leandro Leandro (17/03/2011 10:30:54)   67 0
Jaspion é o melhor ´metal hero´ de todos os tempos!




Omeletop : series-e-tv

Cinema

Os filmes em cartaz, a programação das salas de cinema, bilheterias, trailers, criticas de filmes, cartazes, entrevistas com astros e as novidades de Hollywood.

Séries e TV

As séries de televisão dos EUA, minisséries, os destaques da TV e as novidades na programação.

Música

Os shows que vem por aí no Brasil, os lançamentos musicais, novos álbuns e música grátis para download.

Games

Os novos games, críticas de jogos, trailers, imagens e mais novidades do mundo dos videogames.

Quadrinhos

As novidades das histórias em quadrinhos no Brasil e no mundo, previews de HQs e críticas de lançamentos nas bancas e livrarias.