62

Assista Agora

Os Simpsons ganha polêmica abertura por Banksy

Artista de rua britânico usa metalinguagem para satirizar a produção da série

Érico Borgo
11 de Outubro de 2010

O famoso e polêmico artista de rua britânico Banksy foi convidado pela produção de Os Simpsons para realizar uma das aberturas do desenho animado. É a primeira vez que um artista consagrado é convidado para colaborar no programa. O resultado é tão contestador e político que não dá para entender como a conservadora 20th Century Fox permitiu sua exibição ontem, 10 de outubro, nos EUA.

Confira abaixo - são quase dois minutos de um discurso sobre a exploração da mão de obra barata na produção da própria série e seus produtos (recentemente foi revelado que parte da animação de Os Simpsons é realizada na Coréia do Sul, onde animadores recebem 1/3 do salário que receberiam nos EUA). O humor, claro, não foi esquecido, com pandas escravizados, gatinhos fofos usados como recheio de pelúcias e até um unicórnio decrépito sendo usado para fazer os furos dos DVDs.

"Isso é o que você ganha quando terceiriza", brincou o produtor de Os Simpsons Al Jean sobre a abertura.

A série está atualmente em seu vigésimo segundo ano. "MoneyBart", o episódio que contou com a participação de Banksy, foi o terceiro desta temporada.

Leia mais sobre Os Simpsons


Compartilhar

Comentários (62)

O Omelete disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar.
Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas.

Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Pablo 'fievel' Pablo 'fievel' (04/12/2010 15:24:43)   41 0
verdade deve ser dita.



Pablo 'fievel' Pablo 'fievel' (04/12/2010 15:24:31)   41 0
Hahahahahahahahahahahah!!!!!!



sem avatar Claudiano (15/10/2010 09:03:13)   0 0
ds



Marcos Marcos (14/10/2010 23:18:28)   49 0
Não é a toa que os simpsons ainda fazem sucesso até hoje.Longa vida aos simpsons.



Paul Kersey Paul Kersey (12/10/2010 21:50:59)   2 0
@Alfonso


"Pq o imperialismo norte-americano", blá-blá-blá, "alienação", mimimi "sou um nerd 'vem vamos embora', não como ninguém, engajado em porra nenhuma e o máximo da minha utilidade é fazer discursos inócuos pra meia dúzia de primatas da escola" Sério, neguinho ainda usa desse tipo de "discurso" aqui? MORRA! É o mínimo q posso dizer


brilhante cara, você resumiu tudo o que eu sempre quis dizer mas nunca achei as palavras adequadas, muito bom!

parabéns pela LUCIDEZ do comentário.


ps: não é ironia, to falando sério!



Julio Cesar Julio Cesar (12/10/2010 21:02:52)   -154 0
Ricardo... sei lá, você mesmo disse que as coreanas estão tudo fazendo plástica!

Quanto a esse Banksy, eu dei uma olhada no port folio dele. Ele tem coisas interessantes, mas nada demais.


Tem até uma obra que ele plagiou de mim! HAHAHA



Dirty Dirty (12/10/2010 19:06:38)   0 0
Infelizmente vivemos numa época e sociedade em que até o protesto se tornou um produto enlatado e comercializado.

De qualquer modo,com a hipocrizia que reina hoje,achei incrível essa abertura ter sido exibida pela toda poderosa FOX.



sem avatar Rafael (12/10/2010 16:26:57)   15 0
22 temporadas. Os SIMPSONS nao sao mais os mesmos. Eles eram ESPETACULARES. Agora sao APENAS OTIMOS. Ou seja, um dos melhores programas que existem, ainda, DISPARADOS.



Fernando Fernando (12/10/2010 04:52:45)   0 0
Simplesmente genial.



Mr.Natural Mr.Natural (12/10/2010 04:12:12)   640 0
Falando em Bansky,que realmente e muito bom na street art,aqui tem uma obra dele que e REALMENTE polemica.

www.artificialgallery.co.uk/banksy/napalm-ap/



Publicidade
Mr.Natural Mr.Natural (12/10/2010 04:08:03)   640 0
o UNICORNIO no final nao seria uma forma de IRONIA?
e como uma lenda que todo mundo na asia trabalha igual escravo.

eu vejo a abertura muito mais como uma critica a imagem que se tem de exploracao de paises asiaticos do que um protesto.

logico que se o custo nao for menor,nao tem porque usar animadores de fora.
o custo de vida da Coreia nao e dos mais altos na asia e eles tem indistria na area de animacao.
o Futurama tambem e feito na Coreia.

nao esquecam que a abertura TAMBEM FOI feita na Coreia.



Renan Pacheco Renan Pacheco (12/10/2010 02:06:30)   -4 0
Porra Omelete, porque vcs colocam um video que foi removido?

Bem que eles podiam voltar com a polêmica e episodios melhores, faz tempo que não assito ao Simpsons. E concordo com a galera sobre Family Guy, os caras fazem piada com o governo americano, a Fox e o diabo a quatro.



sem avatar Ricardo (12/10/2010 00:33:00)   3 0
@ Julio Cesar

Entendi o que você disse, mas o custo de vida na Coréia do sul é alto para eles, no interior claro é mais barato, mas em Seul e Busan que são as maiores cidades o custo vai lá em cima.
E a cultura de trabalho lá é parecida com a do Japão, sem contar que agora as coreanas estão tudo fazendo plástica, por que as empresas estão dando preferência de contratar pessoas de boa aparência, por ai vc já tem uma idéia.



Jeniss Jeniss (12/10/2010 00:14:55)   0 0
http://www.youtube.com/watch?v=RwAmnROQjFA

Ainda ha tempo de conferir a abertura proibida.

o/



Rogério Rogério (11/10/2010 23:54:50)   181 0
Q papo é esse aqui falando q o q importa é o faturamento, se der grana qualquer coisa vai ao ar e blá blá blá?

Por acaso as coisas q a gente mais cultua aqui nesse site são feitas de graça? Q nossos artistas favoritos trabalham a troco de pura satisfação pessoal e mais nada?

Hipocrisia da porra...



Felipe Felipe (11/10/2010 21:39:54)   118 0
"Recentemente se descobriu"? Pelo que eu me lembro os estúdios coreanos que trabalham com os Simpsons aparecem nos créditos finais desde o primeiro episódio...



Wagner Wagner (11/10/2010 21:18:43)   -2 0
Removido!
Maldita censura inglesa!



sem avatar Jimmy (11/10/2010 20:48:21)   0 0
@Alfonso

hahahaha quem usa esse tal de "discurso" que vc cita, tem uma coisa a mais que vc:

Algo a dizer... huaeuheahuaehuea




gabriel sDm gabriel sDm (11/10/2010 19:15:46)   -3 0
Surpresa? como assim? a série sempre sacaneou ela própria e/ou a Fox em várias ocasiões. Vide a introdução do filme, lembram? onde Homer fala mal de series q viram filme só pra caçar níquel, e aponta pra "nós" nos chamando de ótarios. ^^



sem avatar Shuroken (11/10/2010 18:53:28)   1 0
os simpsons rende muiiiiiiiiiiiiiiiito mais que 24 horas



Publicidade
sem avatar Alfonso (11/10/2010 18:32:09)   -2 0
"Pq o imperialismo norte-americano", blá-blá-blá, "alienação", mimimi "sou um nerd 'vem vamos embora', não como ninguém, engajado em porra nenhuma e o máximo da minha utilidade é fazer discursos inócuos pra meia dúzia de primatas da escola" Sério, neguinho ainda usa desse tipo de "discurso" aqui? MORRA! É o mínimo q posso dizer



Juliano Juliano (11/10/2010 16:01:32)   11 0
Eu já vi episódios criticando a Fox várias vezes. A Fox permite que esse tipo de episódio vá ao ar porque, apesar do protesto, eles continuam faturando muito e é isso que importa no final. Se alguém aparecer no ar dizendo que o dono da Fox é um escroto filho de uma puta e isso der dinheiro, pode ter certeza que vai ao ar.



Elton Elton (11/10/2010 15:00:53)   0 0
Bom, não levando em consideração comentários ridículos acima (somente alguns, não generalizem!!) acho importante essa forma de protesto, e mais ainda, o Érico ainda comenta "O resultado é tão contestador e político que não dá para entender como a conservadora 20th Century Fox permitiu sua exibição", isso é algo que infelizmente muitos brasileiros não estão acostumados, que é a liberdade de expressão, um dos grandes pilares da democracia.

Parabéns a equipe de criação dos Simpsons, ao Banksy e a própria Fox pela liberdade de seu time criativo.



Alexsandro Alexsandro (11/10/2010 14:56:18)   -18 0
Mas eles usam mesmo os pobres e inocentes gatinhos para encher aqueles bonecos horríveis??? E sobre os pandinhas fofos, aquilo é verdade mesmo??? Não tem graça nenhuma.



Emerson Emerson (11/10/2010 14:48:12)   30 0
Polêmica, aonde?

Ou as pessoas estão muito sensíveis ou estão inventando assunto pra preencher o noticiário.

Eu aposto na segunda hipótese...



edgar edgar (11/10/2010 14:47:18)   110 0
queriam o que?
sinonimo dos simpsons e pôlemica...



Julio Cesar Julio Cesar (11/10/2010 14:40:55)   -154 0
Meu, quem liga pra imagem que o Brasil tem lá fora? Que se dane isso!
Eu to mais preocupado com a imagem que o brasileiro tem lá de fora, porque o povo aqui anda burro pra cacete.

Além disso, Ricardo, você tem que tomar cuidado pra não dolarizar a coisa. Desse jeito o único lugar onde o povo ganha bem é os EUA. O que importa num país é quanto custa o café, o arroz, a Coca Cola. Qual o alcance dos hospitais públicos, a taxa de analfabetismo.. vocês pegaram a idéia. E que eu saiba eles estão MUITO a frente do que nós. Embora pelo comercial o nagócio pareça mais a China mesmo, tem nada a ver com a Coréia do Sul.

E do que adianta se criticar e não mudar? Eu gostei deles terem dado liberdade pra esse cara fazer o que quiser, mas eu discordo dele, e definitivamente a Fox discorda também.



sem avatar Jimmy (11/10/2010 14:40:25)   0 0
hahahahaha... eu acho... que ele ainda foi bonzinho... uheauheahuaeuhae



Victor "Wiseman" Victor "Wiseman" (11/10/2010 14:29:42)   0 0
CARALEO, pegou pesado agora. É oq o produtor falou, isso é o q acontece qnd entrega o trabalho na mão de terceiros.



Ágata Ágata (11/10/2010 14:24:53)   8 0
Consseguiram colocar até um pobre unicornio no meio,esse realmente é um lado perversso dos Simpsons,por favor não incluam os animais nisso,tadinho do panda!



Publicidade
sem avatar Melissa (11/10/2010 14:20:53)   0 0
Ficou bem chocante.
Toda que vez que eles falam de algo sério , sempre tem alguma piada no meio, mas definitivamente não dessa vez.

Mas pra denunciar algo ás vezes você tem que chocar mesmo, pras pessoas prestarem atenção



Sherman Sherman (11/10/2010 14:01:04)   0 0
Boa animação... Mas, criticar o capitalismo, com toda sua ideologia alienante, a exploração, a "mais valia", não é novidade para ninguem.

A novidade, eu acho, é ter liberdade de se auto criticar, é mostrar a sujeira escondida debaixo do tapete.




Rafa Rafa (11/10/2010 13:45:50)   7 0
os simpsons fazendo polêmica como sempre, muito bom!!! A fox nem deveria mesmo censurar essa abertura, depois de tudo que "family guy" já fez isso é pouco até.



Renata Renata (11/10/2010 13:35:46)   0 0
ÉRICO! Caralhooo que maravilhoso isso, manooo!

Bom, a street art ficará de fato marcada na História da Arte.
Mas quando, no futuro, perguntarem qual o maior nome na área que corresponde a década de 2000/2010, só tem um.

Banksy brilha.


E vc brilhou na nota, Éricoooww :D
Valeu, brasil!

Bjo, genteeaamm!



Willian Willian (11/10/2010 13:30:35)   351 0
Nuss... que foda hehe



Dylan Dylan (11/10/2010 13:25:36)   10 0
Eu assisto os Simpsons desde que posso me lembrar, é meu seriado favorito, mas sabem qual a única razão dessa crítica ter sido notada, se chama: Bansky.

Até hoje Os Simpsons faz críticas sociais,
algumas muito pesadas até, além de inteligentes, principalmente julgando a própia Fox.

Family Guy então faz isso toda hora, descaradamente...



sem avatar Ricardo (11/10/2010 13:17:52)   3 0
@ Plastik_Fantastik

Cara você pode conhecer a asia, eu tb já estive na China, mas no caso da Coréia vc deveria ter mais contatos com os coreanos, conheço vários, e realmente eles ganham muito mal lá comparados até com o Brasil, algumas pessoas me falaram o quanto ganham para fazer determinados trabalhos na Coréia do Sul e fiquei completamente abismado, um absurdo, o pais pode ser evoluido tecnologicamente, mas na questão de trabalho e remuneração eles estão muito atrasados.

Quando a representação da fábrica acho que foi meio exagerada mesmo, isso seria mais uma representação dos metódos chineses.

Quanto ao episódio dos Simpsons no Brasil, não adianta reclamar dos caras, infelizmente essa é a imagem que temos lá fora, não adianta chorar nem resmungar é a verdade, e infelizmente o nosso governo não faz nada pra mudá-la



Morian Morian (11/10/2010 13:14:42)   1 0
A mão de obra no Brasil é feita do mesmo jeito, Teve uma animação por exemplo tercerizado aqui, foi animado 10 minutos mais ou menos e tiveram o mesmo problema de mão de obra barata quase nesse esquema!!!



Plastik_Fantastik Plastik_Fantastik (11/10/2010 13:05:37)   155 0
@Breno

desculpe, mas não entendi seu comentário.

Deduzo que vc esta insinuando que eu não notei que é apenas uma das milhões de referências / piadas que os Simpsons fazem independente da nacionalidade visto que principalmente eles tiram sarro da própria cultura americana e o que fazem com outras culturas não é nada diferente e que não devemos levar tão a sério.

Se vc esta insinuando isso, perdeu tempo, pois até uma criança de 9 anos sabe disso.

A única coisa que eu não gostei em relação ao episódio do Brasil, foi a falta de informação sobre o Brasil, pois eles colocaram palavras em espanhol na boca dos personagens, de resto foi igual a qualquer coisa que eles sempre fizeram

O que não entendo é qual a relação do meu comentário que apenas informa que isso não ocorre na Coreia do Sul, com preconceito ou sindrome de vítima de habitante do terceiro mundo ?

Eu não penso dessa maneira, o problema de algumas pessoas é que elas são "geográficas" demais, pensam geográficamente demais.

Até agora o único comentário que lembrou algo com relação a preconceito ou má interpretação de algo, por ironia do destino ...

Foi o seu.

Obs: Seja mais educado, não utilize a palavra "odeio" gente que...

Odiar alguem por causa de um desenho animado ?!? meio pesado não ?



Jean Jean (11/10/2010 13:05:20)   0 0
Lá vai outro episódio ser banido em algum país, principalmente lá pra coreia.



Publicidade
Julio Cesar Julio Cesar (11/10/2010 13:00:09)   -154 0
Acho que vale a pena comentar que muitos desenhos são produzidos na Coréia do Sul, que produções dessa linha quase sempre primam pela qualidade (os melhores animadores são de lá) e que cada um cobra o preço que lhe é possível pra prestar um serviço (e isso inclui eu e você). Se alguém achar que vai receber pouco por um serviço, simplesmente não faz!



Daniel Daniel (11/10/2010 12:59:01)   0 0
Uma boa forma de mostrar esse tipo de coisa que existe em todo lugar. Sempre gostei muito dos Simpsons, mas sentia mesmo que eles pareciam meio apagados (mesma graça de sempre, mas com menos crítica). Seja como for, essa abertura ficou muito bem feita e elaborada, uma ideia muito inteligente de Banksy e do desenho, que permitiu isso.


Pessoal, por favor votem no meu desenho para uma promoção da sprite: http://refresque.sprite.com.br/criesuaarte/galeriaArte.jsp?id=164241

Dá para votar até 10 vezes por dia cada IP.

Muito obrigado!!



Breno Breno (11/10/2010 12:31:42)   17 0
@Plastik_Fantastik Você também não gostou daquele episódio no Brasil, né?

Concordo com quem disse que não tem nada de novo nessa abertura. Já vi episódios dos Simpsons em que eles criticavam a Fox. A única diferença é o destaque e o autor.



Alexandre Alexandre (11/10/2010 12:31:24)   0 0
Sensacional!

Imaginem como deve ser e o quanto devem pagar pros indianos executarem a conversão pra 3D dos filmes...assim como fazem (exploram) com software e atendimento ao cliente (SAC). É o capitalismo, sempre tem alguém levando no TOBA pra outro ter conforto rs.



Breno Breno (11/10/2010 12:25:09)   17 0
Eu imagino aquele povo que xiou do episódio do Brasil tentando entender essa abertura. "Eles tão tentando fazer uma média pra não parecerem preconceituosos." Odeio gente que não assiste a desenhos animados querendo discutir isso. É previsível.



VicTor_ VicTor_ (11/10/2010 12:17:38)   60 0
Caramba nunca iria imaginar que a fox fosse assim, se bem q isso ja é normal no mundo em que vivemos, uma desigualdade no trabalho, onde pessoas trabalham duro por pouco , uma exploração



Anderson Anderson (11/10/2010 12:05:26)   142 0
Simplesmente uma auto critica com a pitada de exagero que sempre existiu na série... foi mostrado a questão de terceirizar que não só eles fazem, mas muitos negocios por todo o mundo tbm fazem.



Plastik_Fantastik Plastik_Fantastik (11/10/2010 11:51:56)   155 0
Faço negócios na Ásia a mais de 10 anos, inclusive na Coréia do sul e já estive lá algumas vezes.

Posso dizer que isso não rola lá.

Na China já vi situações normais e outras bem feias, onde mulheres com as mãos machucadas trabalhavam em barracões com chão de terra úmida, bem feio mesmo.

O dono dessa empresa me levou até esse galpão em uma BMW topo de linha.

Isso foi nos arredores de Shanghai.

Óbviamente não fiz negócios com essa empresa.

Mas sei de algumas multinacionais com sede aqui no Brasil ( São Paulo ) que compram dessa empresa.

Multinacionais que posam de "verdes" de "socialmente responsaveis".







Cadu Cadu (11/10/2010 11:48:53)   11 0
O Banksey é muito foda!



Ronny Ronny (11/10/2010 11:01:03)   56 0
pesado mesmo, tinha tempo q o desenho nao era noticia.Conseguiram



Publicidade

None