Séries e TV

Artigo

Arrow | As semelhanças entre Felicity e Barbara Gordon

Ela definitivamente não é a Oráculo, mas sim a Overwatch (que é quase a mesma coisa)

29.01.2016, às 17H49.
Atualizada em 29.06.2018, ÀS 02H25

O Arqueiro Verde, desde que surgiu no mundo dos quadrinhos, sempre foi comparado ao Batman, afinal grande parte de suas características foram baseadas no Homem-Morcego. Milionário, vigilante, perturbado e sedutor. Portanto, é natural que Arrow, uma adaptação para TV inspirada na trilogia de Nolan, beba da fonte do universo de Bruce Wayne.

None

Muitos criticam Arrow por conta desta inspiração em Batman, mas grande parte das tramas deram certo na série. Vide a presença de Helena Bertinelli (Jessica De Gouw), a história de sua família e o embrião das Aves de Rapina. Ra's Al Ghul (Matt Nable), um dos algozes mais ferozes do Homem-Morcego, também conseguiu impressionar por um tempo, mas não brilhou tanto quanto nos quadrinhos.

Felicity Smoak (Emily Bett Rickards), o cérebro das operações do Team Arrow, desde que passou a ocupar o papel de "oráculo", foi comparada a Bárbara Gordon, a verdadeira Oráculo. Os produtores nunca negaram que Gordon era uma inspiração, portanto a ansiedade dos fãs para descobrir o codinome oficial de Smoak só crescia. No último episódio de Arrow, "A.W.O.L.", a espera acabou e Felicity finalmente ganhou um codinome: Overwatch. Não há referência a nenhum outro personagem com este nome no Universo DC, mas um dos produtores da série, Marc Guggenheim, possui um livro com este nome.

Entretanto, o codinome Oráculo foi citado por Oliver durante o episódio com a informação de que já havia sido utilizado. Isso quer dizer que Barbara Gordon existe neste universo televisivo ou apenas um trocadilho dos roteiristas por não poderem usar o nome? É possível também que a DC tenha planos de utilizar a personagem em outra produção, quem sabe num filme das Aves de Rapina.

Havia teorias de que Felicity seria Proxy, personagem que nos quadrinhos é filha do vilão Calculador. Ela também está numa cadeira de rodas como a Oráculo e relacionada com as histórias dos Jovens Titãs e das Aves de Rapina, inclusive fazendo parte de uma trama em que Barbara Gordon é sequestrada pelo Calculador. Os roteiristas de Arrow foram por outro caminho, infelizmente. Algo que fortalecia tal teoria é que o vilão aparecerá na série e terá relação com Felicity, podendo ser seu pai. Seria bem interessante vê-la como Proxy.

As semelhanças entre Oráculo e Felicity agora são mais claras: ambas comandam as operações de times de heróis a partir de uma base de comando e usam tecnologia como ninguém. Barbara Gordon vai parar na cadeira de rodas depois que o Coringa, em A Piada Mortal, lhe dá um tiro. Felicity também é imobilizada parcialmente por causa de um tiro, ainda que vindo indiretamente do vilão. A importância de Gordon é mostrar como tal dificuldade não a impede de continuar lutando e superando expectativas, trama que se repetirá com Smoak.

Embora as referências de Arrow ao universo do Batman sejam explícitas, a trama de Star City transmite identidade própria ao criar novas interpretações para elementos clássicos dos quadrinhos. Será que o futuro da série reserva um time de heroínas com uma Batgirl no comando? Vamos torcer!

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.