Séries e TV

Artigo

CCXP 2015 | Impressão em 3D auxilia cosplays a montarem figurino

Jovem de São Paulo confeccionou duas espadas com a tecnologia

05.12.2015, às 11H11.
Atualizada em 29.06.2018, ÀS 02H35

A tecnologia de impressão em 3D promete auxiliar os cosplays a montarem figurinos cada vez mais realistas.

None
None
None

Vestida como a versão final do personagem Sora, de Kingdom Hearts 2, Vanessa Fernandes dos Santos, 25, confeccionou duas espadas em uma impressora 3D caseira. Ela encontrou o modelo da keyblade preta já pronta no site www.thingiverse.com e fez a modelagem desde o começo do modelo branco:

“Como temos um limite de tamanho para a impressora doméstica, tem todo um trabalho de você descobrir quais são os modos ideais, uma cola que desse a resistência correta, até chegar no trabalho final”, explica.

Vanessa tem uma impressora 3D caseira e está pensando em como pode explorar ainda mais as possiblidades oferecidas pela tecnologia: “Algumas pessoas se interessaram em pedir encomenda e, agora que vimos que é possível extrapolar o nosso limite do módulo da impressora 3D e ir adiante, ainda que com algumas limitações, nosso objeto é tentar fazer coisas maiores e ver até onde conseguirmos ir”.

Vanessa diz que a tecnologia já está revolucionando a forma como fãs montam seus cosplays: “Por mais que não seja algo tão rápido, pois tem um trabalho de pesquisa e modelagem, o tempo de impressão pode durar até dez horas, mas é um objeto leve, cada uma dessas keyblades não pesa mais do que 300 gramas. Então, em um evento de período longo, é muito prático. Você pensa nos cosplays de Final Fantasy, que fazem espadas com menos de um quilo. E eles mesmo dizem, se fosse em madeira, seria mais de cinco quilos”.

Outro item que pode ser melhorado são as armaduras. Vanessa é arquiteta e costuma pesquisar formas de confeccionar os itens já baseados no corpo de cada pessoa: “Existem alguns programas onde você consegue fotografar um ambiente, e ele gera tudo aquilo em 3D. E você também pode fazer isso com uma pessoa e já modelar o 3D de uma armadura direto no corpo dela, já sabendo que vai dar certo”.

Vanessa faz cosplays desde 2006, mas desde pequena gosta de ver cada detalhe que os personagens usam em animes e séries.

“Não é só um colecionismo. É você ir lá, conhecer fãs que gostam da mesma coisa que você, se dedicar ao personagem e se divertir”, afirma a garota que costuma participar de convenções de anime e mangá, mas visitou a CCXP - Comic Con Experience 2015 pela primeira vez neste sábado (5).

“Ano passado eu só assisti as lives, mas esse ano eu vim para conhecer e estou me divertindo”, finaliza.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.