Séries e TV

Artigo

Emmy 2014 | Curiosidades e opiniões sobre os atores indicados - Parte 1

Conheça os homens que foram reconhecidos pela Academia de Televisão, Artes e Ciências dos EUA

Omelete
4 min de leitura
07.08.2014, às 12H30.
Atualizada em 29.06.2018, ÀS 02H37

A temporada de premiação para os melhores da TV está aí e fizemos uma lista detalhada com as concorrentes ao Emmy 2014. Entre melhor ator dramático e cômico, alguns repetecos, mas também algumas surpresas. Agora, vamos falar agora sobre os homens que foram reconhecidos pela Academia de Televisão, Artes e Ciências dos EUA.

Melhor ator em série dramática

atores protagonistas drama

Dentre os seis indicados, apenas Kevin Spacey não está definitivamente em seu último ou penúltimo ano concorrendo pelo atual personagem - isso se levarmos em consideração que House of Cards pode ainda ser renovada para uma nova temporada após seu terceiro ano. Dentre os indicados, Bryan Cranston e Jeff Daniels foram os únicos que já levara uma estatueta para casa - Cranston em 2008, 2009 e 2010 e Daniels em 2013. Jon Hamm pode ser apontado como o mais injustiçado; apesar de ter concorrido todos os anos desde a primeira temporada de Mad Man, o ator ainda não venceu nenhuma vez. Na verdade, Hamm e Spacey são os únicos atores que já receberam indicações ao Emmy no passado e ainda estão de mãos vazias. Enquanto isso, os coprotagonistas da série antológica Woody Harrelson e Matthew McConaughey concorrem entre si com True Detective. Apesar de ser a primeira indicação de McConaughey, Harrelson já levou um Emmy em 1989 por seu papel de coadjuvante na comédia Cheers.

Melhor ator em série cômica

atores protagonistas comedia

Não há novatos nessa categoria, todos já foram indicados pelo menos cinco outras vezes. Além disso, Louis C.K. e Jim Parsons receberam mais de uma indicação esse ano. C.K., além de ator em Louie e Saturday Night Live, também foi reconhecido como roteirista e diretor; e Parsons, que recebe sua sexta indicação seguida como o Sheldon de The Big Bang Theory, está também na categoria de melhor ator coadjuvante pelo telefilme The Normal Heart. Matt LeBlanc é o único que concorre como ele mesmo. Seu papel em Episodes é uma versão exagerada do ator desenvolvida para a série, com situações criadas para caber na trama do programa, mas várias menções a Friends - outro projeto que também rendeu indicações a LeBlanc. Mesmo com Shameless caminhando para sua quinta temporada, 2014 foi o primeiro ano que a Academia reconheceu William H. Macy por seu ótimo papel como o patriarca da família Gallagher na adaptação da série britânica. Enquanto isso, Ricky Gervais garante mais uma indicação para as séries da Netflix com Derek e Don Cheadle retorna pelo terceiro ano seguido indicado por viver Marty Kaan em House of Lies.

Melhor ator coadjuvante em série dramática

atores coadjuvantes drama

Aqui volta a se aplicar o conceito de que as séries de TV aberta estão sendo engolidas pelas produções a cabo - mas mesmo assim a excelente The Good Wife consegue se destacar com Josh Charles. Indicado pelo fatídico "Hitting the Fan", o ator traz à série um dos mais inesperados e bem guardados acontecimentos. Peter Dinklage, por sua vez, garante a indicação com seu intenso monólogo; enquanto Aaron Paul apresenta sua atuação com "Confessions", onde grava a estensa confissão a Hank. Vale lembrar que a opção de concorrer como coadjuvante ou protagonista é do próprio ator, que se inscreve na categoria que desejar. No caso de Game of Thrones, todos os atores decidiram optar por coadjuvante quando não existem protagonistas na série, mas é compreensível Mandy Patinkin, Jon Voight e Jim Carter optarem pela categoria pelo simples fato de que a possibilidade de se receber uma indicação aqui é maior do que entre os protagonistas.

Melhor ator coadjuvante em série cômica

atores coadjuvantes comedia

Como em Game of Thrones, os atores de Modern Family também combinaram entre si que só concorrem como coadjuvantes, por isso a presença de Jesse Tyler Fergusson e Ty Burrell na categoria. Mesmo sendo o protagonista de Portlandia, Fred Armisen optou por se inscrever aqui talvez para conseguir a indicação que ele não conseguiria como principal. Andre Braugher e Tony Hale são uma parte muito importante de suas respectivas séries, dando base para os protagonistas e suporte para excelentes piadas. Adam Driver traz o toque de diferença à categoria, já que o seu Adam de Girls não usa do mesmo humor óbvio dos outros concorrentes, mas procura chocar e provocar o espectador.

Aproveitando o artigo, não perca nesta sexta, a partir das 22h25, a maratona que a Warner fará com as séries que têm atores vencedores ou indicados ao Emmy - clique aqui para saber mais.

Nos próximos artigos sobre o Emmy comentaremos as atrizes indicadas e as séries de comédia e drama. Não esqueça, o Emmy 2014 será transmitido pela Warner no dia 25 de agosto, a partir das 20h30, com a presença de Aline Diniz e Érico Borgo.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.