Séries e TV

Notícia

Fórum de Discussão | Saint Seiya: Soul of Gold S01E04 O Encontro dos Sete Guerreiros Deuses

Anime dá foco a vilões e Cavaleiros de Ouro desprezados no quarto episódio

22.05.2015, às 12H51.
Atualizada em 29.06.2018, ÀS 02H34


Este é o espaço do Omelete para que vocês possam discutir os acontecimentos quinzenais de Saint Seiya: Soul of GoldDeixe abaixo seus comentários e teorias sobre "O Encontro dos Sete Guerreiros Deuses", o 4º episódio da primeira temporada da série, e confira o que nós achamos do capítulo desta semana - caso esteja atrasado com a série, confira o fórum de "Reviva, Lenda Dourada!" (S01E01), "Revele o Segredo de Yggdrasil" (S01E02) e "Cavaleiro de Ouro Contra Cavaleiro de Ouro" (S01E03).

None

Antes de apertar o play, fui surpreendido por uma mudança no serviço de streaming Daisuki, que exibe Soul of Gold gratuitamente. O site retirou o segundo e o terceiro episódio, e, daqui em diante, os novos capítulos só ficarão disponíveis até a estreia do próximo . Ou seja, o quarto episódio só fica no ar até a estreia do quinto, daqui a 15 dias. Apesar de achar ruim, consigo entender a estratégia do Daisuki - afinal, o primeiro capítulo ainda está no ar para pegar quem quer começar a série agora -, mas vejo isso como um tiro no pé, já que o primeiro episódio especificamente é bem fraco, e não atrairia tantas pessoas quanto o terceiro, por exemplo.

Reclamação feita, vamos ao episódio em si. Do ótimo gancho deixado pelo eletrizante capítulo de duas semanas atrás, a série naturalmente diminuiu o ritmo, mas fez algo que, na minha opinião, era bem importante: dar um contexto decente aos Guerreiros Deuses, que, tirando as exceções de Sigmund e Fafnir, se comportaram como vilões genéricos até agora.

Neste capítulo, vemos pela primeira vez o vilão Andreas em cenas que não são flashbacks. Ainda tenho minhas dúvidas se ele é realmente o inimigo principal da série, já que o conceito de "um vilão controlando outro vilão" têm sido recorrente - as duas temporadas de Ômega trabalharam com essa ideia. O encontro entre Andreas e os sete Guerreiros Deuses teve um cheiro nostálgico e resgatou algo que eu gostava muito na saga de Asgard original: os encontros entre Hilda e os Guerreiros Deuses, nos quais eles comentavam o avanço de Seiya e seus amigos, muitas vezes discordando entre si. Fiquei satisfeito de ver essa tradição mantida na nova série, principalmente quando Surtr (o amigo de Camus) dá uma tirada em Frodi, o guerreiro que tomou golpe do Aioria com armadura divina no primeiro episódio.

É interessante também que os vilões notem as mudanças de armadura dos dourados antes que os próprios heróis. Apenas três - um nesse capítulo - fizeram o upgrade momentâneo em suas vestimentas, mas vimos poucas vezes eles comentarem sobre isso (apesar de que o assunto deve ser tratado no episódio 5). O episódio também revela que Andreas tem planos específicos com Fafnir, que utiliza Helena (a vendedora do episódio 3) como base para a criação do que parece ser uma safira de Odin - vale lembrar, na série original, elas eram guardadas pelos Guerreiros Deuses antigos e era necessário reunir as sete para invocar a armadura de Odin.

Minhas reclamações com o traço da série continuam. Este episódio é um forte candidato a pior da série nesse quesito, com vários desenhos sem proporção - notem o pescoço bizarro de Aioria quando ele fala com Lyfia. Mas, curiosamente, o capítulo tem a melhor animação de batalha até agora, tanto no breve embate entre Saga e o trio formado por Camus, Surtr e Sigmund, quanto na luta da parte final do episódio, com a participação de Fafnir, Andreas, Afrodite e Máscara da Morte.

São os cavaleiros de Câncer e Peixes, inclusive, que tratam de conduzir a segunda metade do capítulo. Jooji Furuta e sua equipe seguem o caminho de Shiori Teshirogi, a autora do derivado Lost Canvas, ao dar espaço para estes signos, tão mal aproveitados por Kurumada na série original. Embora Máscara da Morte e Afrodite não cheguem aos pés de Manigoldo e Albafica, Soul of Gold dá redenção a estes personagens tão desprezados pelo criador da série.

É interessante, inclusive, como Soul of Gold trabalha até com a suposta fraqueza dos dois, desde a captura de Afrodite por Andreas (coitado do cavaleiro de Peixes, só se ferra), como quando o vilão comenta que Máscara da Morte é o mais fraco entre os doze dourados. O capítulo se encerra dando a motivação necessária ao cavaleiro de Câncer, que deve começar seu caminho de redenção daqui para frente.

Até 5 de junho, você pode ver o quarto episódio de Soul of Gold gratuitamente, com legendas em português, no serviço de streaming Daisuki (cliique aqui para assistir), ou todos os episódios pelo serviço de streaming Crunchyroll, mediante assinatura (clique aqui para acessar o site).

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.