Séries e TV

Artigo

Game of Thrones | Por que a teoria sobre o destino de Sansa não faz sentido

Cuidado com os spoilers!

24.06.2016, às 19H09.
Atualizada em 29.06.2018, ÀS 02H38

"Você não pode me matar, sou parte de você agora". A frase proferida por Ramsey Bolton (Iwan Rheon) em "Battle of the Bastards", penúltimo episódio de Game of Thrones, parecia confirmar uma teoria que circula desde fevereiro, quando fãs começaram a especular se um certo volume visto em uma foto de divulgação de Sansa Stark (Sophie Turner) seria o fruto da sua horrenda noite de núpcias.

None
None

Conforme a temporada foi se desenrolando, o rumor tomou corpo. O fato de Sansa não estar se alimentando na Muralha e ter costurado um novo vestido foram tomados como evidência. A sua descrição da sua relação com Ramsey para Mindinho foi assumida como um testemunho: " Ainda posso sentir. Não digo 'ainda me dói no coração'. Ainda sinto no meu corpo neste exato momento".

A teoria até tem seus argumentos, porém, outros elementos parecem apontar em outra direção. No final da quinta temporada, Sansa saltou de uma grande altura para escapar com Theon de Winterfell e, mesmo que o feto sobrevivesse aos traumas da fuga, se passaram meses desde que a dupla se separou. É possível constatar isso pela trajetória de Theon,  que saiu de Winterfell, foi para as Ilhas de Ferro, seguiu para Volantis e então para Meereen (veja o mapa abaixo). Ou seja, depois de todo esse tempo uma possível gravidez se tornaria mais evidente. E, ainda que Sansa esteja escondendo um segredo com suas novas roupas, a sua resposta para Ramsay parece ser uma negativa final: "Suas palavras vão desaparecer. Sua Casa vai desaparecer. Seu nome vai desaparecer. Toda a memória da sua existência vai desaparecer".

None
None

A frase de Ramsey parece ter muito mais relação com o terror psicológico em relação a Sansa, a sua "marca da maldade". Quando conversou com o Omelete no início do ano, Iwan Rheon falou sobre a polêmica cena da sua noite de núpcias com a herdeira dos Stark: "Eu não me preocupo se as pessoas vão me odiar por interpretar um personagem. A cena do estupro é um ótimo exemplo; estava com pavor de fazer aquela cena, é uma coisa horrível de se fazer sendo um ator, mas precisamos seguir em frente. (...) Sabia que seria bem controverso. (...) Sophie e eu tivemos que que ser profissionais e seguir em frente. (...) É uma terrível realidade do mundo que estamos representando e infelizmente esse tipo de coisa acontece naquele mundo da mesma forma como acontecia na época histórica que nos baseamos, assim como também acontece no mundo de hoje em dia. Não tenho de lidar com a controvérsia, sou um ator e estou só interpretando um papel." Segundo o Rheon, foi  "bem perturbador ter que se colocar nessa situação e simpatizar com  o personagem para conseguir entendê-lo", mas isso faz parte do processo de atuação, "tenho sorte, não deixo esse tipo de coisa me afetar tanto assim pessoalmente".

De um momento tão pesado em cena e nos bastidores, era de se esperar consequências e interpretar literalmente a fala de  Ramsey no penúltimo episódio seria reduzir o trauma de Sansa. Em Game of Thrones, porém, tudo pode acontecer, e a resposta definitiva deve chegar com "The Winds of Winter", episódio que encerra a sexta temporada neste domindo (26) e cria ganchos para o sétimo ano da série.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.