Séries e TV

Artigo

Legends of Tomorrow começa com muita explicação e promete várias viagens no tempo

Heróis e vilões se unem contra Vandal Savage

Omelete
4 min de leitura
22.01.2016, às 12H21.
Atualizada em 29.06.2018, ÀS 02H37

Depois do sucesso de Arrow ter gerado a também bem-sucedida The Flash, chegou a vez da mais nova adição ao time de super-heróis da parceria da DC com o canal americano The CW: Legends of Tomorrow. O derivado, que une personagens de ambas as séries mencionadas acima e introduz alguns outros novos, chega para continuar apostando no bom resultado que as produções baseadas em quadrinhos têm conseguido - tanto na TV quanto no cinema.

None

A diferença aqui é que, além de unir heróis e vilões em um improvável time que precisa salvar o mundo da grande ameaça que é Vandal Savage (Casper Crump), a série também já começa com inúmeras possibilidades ao introduzir viagem temporal como seu principal mote. Para derrotar Savage, o Mestre do Tempo Rip Hunter (Arthur Darvill) precisa encontrá-lo através das décadas e séculos em seu momento mais vulnerável.

Em seu episódio piloto, Legends of Tomorrow já chega com uma vantagem: não precisar explicar muito quem são aquelas pessoas e de onde elas vêm. Uma rápida montagem mostra Hunter recrutando seu time de "lendas" com uma breve explicação de quem são e quais exatamente são seus poderes para possíveis novos espectadores que não são familiarizados com as séries do Arqueiro ou do Velocista, mas é isso. Seguimos para a trama.

[Cuidado, possíveis spoilers abaixo!]

Não que a série não sofra do mal que aflige muitas produções televisivas dos canais abertos americanos: o excesso de explicação. É possível ver isso claramente em três momentos do capítulo: quando Hunter explica a situação aos seus colegas Mestres do Tempo, lhes pedindo autorização para tentar interromper os planos de Savage antes deles se concretizarem; o momento no qual conhecemos o Dr. Aldus Boardman (Peter Francis James) e absolutamente tudo o que precisamos saber sobre a conexão do vilão com os Gaviões é extremamente detalhada; e, finalmente, quando os heróis descobrem a verdade sobre o plano de Hunter.

Na verdade, o trabalho de Hunter (e, por sua vez, Darvill) é nos situar através do grupo. Assim como eles, nós não entendemos nada da ciência por trás da viagem temporal da série e precisamos de um guia. É normal existirem "especialistas" dentre os protagonistas de uma série, assim sempre teremos uma explicação para cada dúvida que surge ao longo do caminho. Legends of Tomorrow exagera um pouco no quesito esclarecimento nesse primeiro momento, o que é compreensível devido ao fato da série ter menos episódios que suas companheiras de canal (serão apenas 16 capítulos nesse primeiro ano). É preciso deixar tudo extremamente claro antes de seguir em frente no combate contra Savage.

Uma dúvida que fica é se teremos, assim como em Arrow e The Flash, o "vilão da semana". Mesmo que ambos os programas já tenham deixado um pouco de lado o elemento procedural, ele ainda existe - nem que ele sirva para impulsionar a mitologia da série, como vimos claramente em "Potential Energy", de The Flash. Talvez pelo fato de ter quase a metade de episódios que as outras séries, Legends of Tomorrow pode escolher focar unicamente na luta contra Savage em vez de apresentar personagens secundários.

Vale lembrar também que, além de Savage, Cronos é outra grande ameaça que o time precisará enfrentar frequentemente. O caçador de recompensas foi enviado pelos Mestres do Tempo atrás de Hunter após sua desobediência. Originalmente um vilão do Atom (Ray Palmer, vivido por Brandon Routh) nos quadrinhos, pode ser que ele cumpra o papel de "vilão da semana", gerando embates semanais com o grupo através do tempo.

Ainda é muito cedo para saber qual o rumo que a produção pode tomar ao longo de seu primeiro ano, mas com tantos protagonistas a serem estabelecidos - são nove no total: Ray Palmer, o Atom; a dupla Martin Stein (Victor Garber) e Jefferson Jackson (Franz Drameh), que forma o Nuclear; Sara Lance (Caity Lotz), a Canário Branco; os vilões Leonard Snart (Wentworth Miller) e Mick Rory (Dominic Purcell), também conhecidos como Capitão Frio e Onda Térmica; Kendra Saunders (Ciara Renée) e Carter Hall (Falk Hentschel), a Mulher Gavião e o Gavião Negro; e, finalmente, Rip Hunter -, além de Vandal Savage e Cronos, teremos ao menos diversidade de histórias ao longo dos próximos 15 episódios.

Legends of Tomorrow será exibida no Brasil pelo canal Warner, ainda sem data de estreia definida.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.