Séries e TV

Artigo

Lembra desse? Sawamu

Lembra desse? Sawamu

07.09.2001, às 00H00.
Atualizada em 21.09.2014, ÀS 13H12

Descobri recentemente que o desenho Sawamu - o demolidor, deixou de ser exibido no Brasil em 1982. Eu tinha sete anos na época, hoje tenho vinte e cinco. Quase vinte anos se passaram e ainda consigo cantar a música de abertura! Precisa dizer mais&qt;& Sawamu marcou minha infância tanto quanto os clássicos da Hanna Barbera.

Acredito que tenha sido o primeiro anime (o estilo de animação japonesa) que eu acompanhei. Assistia o Fantomas também, mas desse eu não gostava tanto. Imagino que, como eu, diversos Omeletenautas têm o Sawamu bem guardado em seus bancos de memória. É incrível a quantidade de e-mails que recebo pedindo um Lembra desse&qt;& dele.

O Omelete completou um ano no começo de agosto. Durante todo esse tempo, sempre quis fazer uma matéria do campeão mundial de Chute-Boxe, mas sempre faltou material. O problema foi resolvido há algumas semanas, quando encontrei o site Anime Brasil 60´s (que vale cada segundo da visita), mantido pelo Carlos Mariano. Ele não só me enviou imagens ótimas do anime, como possui em sua página vídeos de introdução de Sawamu, Fantomas e diversas outras pérolas da animação japonesa.

Enfim, chega de papo e vamos ao que interessa!

Sawamu, o demolidor

Como toda boa história sobre heroísmo, Sawamu também começa com sua origem. Outrora um lutador de Karatê, Tadashi Sawamu resolve abandonar o esporte quando sofre uma humilhante derrota nas mãos de um lutador chamado Soman. Abatido, ironicamente redescobre a esperança no estilo que o derrotou: o boxe tailandês - praticado pelo adversário. A decisão cria tensão na série, pois seu amigo Shibata o critica por abandonar uma luta tradicional japonesa por um esporte típico tailandês.

O inexperiente Sawamu inicia então seu treinamento. São árduos meses até que esteja preparado para enfrentar seu primeiro oponente. O lutador agora domina o ringue, sendo um mestre no Muai-Thai (boxe tailandês, ou ainda Chute-Boxe, como era chamado no desenho), mostrando que, apesar do respeito ao Karatê, seu futuro seria mesmo no chute-boxe.

Começa então a ascensão de Sawamu. Em busca do reconhecimento como o melhor lutador do mundo, ele enfrentará dezenas de oponentes auxiliado por Endo, seu treinador, e Noguchi, seu empresário. Rapidamente, Sawamu vai criando fama e conquistando posições no ranking. Entretanto, a tão sonhada revanche contra Soman nunca acontece, pois o adversário se aposenta antes do combate. O motivo de seu afastamento foi a derrota para um perigoso lutador chamado Switton, em apenas UM round! Nem precisa dizer que o novo oponente será o maior desafio da carreira de Sawamu, não&qt;&

Sua arma definitiva, com a qual derrotava finalmente os adversários era o salto no vácuo com joelhada. O golpe consistia em um pulo muito alto que terminava com uma joelhada no rosto do oponente. Não há como deixar de mencionar um episódio no qual Sawamu aplica o golpe e o outro lutador MORDE seu joelho, quebrando todos os dentes. No final, há uma confraternização comemorando a vitória de Sawamu com um churrasco. O problema é que o lutador banguela chega para a festa e fica tentando roer um pedaço de carne com as gengivas... Lembro-me bem que foi a primeira vez que tive pena do vilão, e entendi que ele também tinha as mesmas motivações de Sawamu.

Kick no Oni - O demônio do chute (o nome original da série) foi lançado em 1970. Sua produtora não poderia ser outra, a Toei, lendário estúdio japonês. A série teve 26 episódios e foi baseada na vida de Tadashi Sawamura, um lutador japonês que virou lenda nos anos 60. Tadashi era tão querido que chegou a fazer uma ponta em um episódio de O Regresso de Ultraman (1971), no qual faz um treino com o herói Hideki Goh.

Nada melhor para terminar esse Lembra desse&qt;& que o tema de Sawamu! Cante com a gente!

Por se julgar da natureza o rei
O dono e senhor das tempestades
Joga sem muita certeza, contra Deuses e demônios

aaaaaaa...aaaaaaaa...aaaaaaa...

Ele se julgava o Demolidor
Ele se julgava o Demolidoooor
Ele se julgava o Demolidor
Ele se julgava o Demolidor
Ele se julgava o Demolidoooor





Mas não sabia que seu mundo era pequeno
E os insetos que vagam pelos charcos
Tem poucas chances de alcançar o oceano...



Ele se julgava o Demolidor
Ele se julgava o Demolidoooor
Ele se julgava o Demolidor
Ele se julgava o Demolidoooor


Agradecimentos a Alexandre Nagado do Universo Mangá e Carlos Mariano do Anime Brasil 60´s

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.