Séries e TV

Artigo

Santo Forte | Da Frigideira

AXN estreia no mercado de produções nacionais com série que mistura ação e esoterismo

27.08.2015, às 15H53.
Atualizada em 14.11.2016, ÀS 02H11

Um homem surge do nada disposto a ajudar. Não é algo comum, portanto é digno de desconfiança e no Brasil da criminalidade galopante, só poderia acabar mal. Assim começa Santo Forte, primeira série brasileira do canal AXN, que aposta num drama de personagem com um forte lado místico para sua estreia no mercado de produções nacionais.

None

Mas não é só o bom samaritano que atrai que é mal recebido. Feitas para cumprir a quota de produções nacionais obrigatórias por lei, as séries brasileiras também enfrentam desconfiança à primeira vista. Será algo bom ou está aí apenas para cumprir tabela e desaparecer em seguida? No caso de Santo Forte, o piloto aponta para a primeira opção. Filmada no Rio de Janeiro, a série conta a história de João (Vinicius de Oliveira, o garoto de Central do Brasil), um homem comum, morador do subúrbio, casado, pai de dois filhos, taxista.

João não é um tipo que atrai a atenção por onde passa, nem sequer um segundo olhar, mas carrega dois segredos. O primeiro deles é a capacidade de perceber quando um de seus passageiros precisa de ajuda. Seguindo a crença popular de que o dinheiro é "sujo" porque carrega a vibração do dono, ao receber o pagamento, João tem visões dos problemas que essas pessoas enfrentam. Para ajudá-las, ele leva a nota "carregada" até Celso (Thiago Justino), dono de boteco e pai de santo, que o auxilia a entender o que tem de fazer. Para cumprir sua missão, João conta com um segundo poder, ele tem o "corpo fechado", ou seja, não pode morrer. Com esses dois poderes, João deixa de ser um cara comum para ser um personagem cheio de enigmas.

Como ponto de partida, o piloto cumpre muito bem seu trabalho. Ele estabelece quem é João e seus principais relacionamentos, a esposa (Laila Garin), os filhos, Celso, o agiota Barracuda (Cassiano Carneiro em ótima atuação), mas não revela demais, respeitando a inteligência do público em acompanhar a história e descobrir o que se passa. É fácil perceber que o taxista tem uma ligação maior com o barman pai de santo, que a história dos dois é mais profunda e que está na origem dos poderes de João.

Há ainda a presença de Fábio (Guilherme Dellorto) um jornalista que, depois de ver o nome de João envolvido em vários acidentes, passa a investigá-lo, gerando um risco de descoberta que pode desmantelar toda a vida do taxista. Trabalhando com dois arcos, a série ainda oferece a história do passageiro da semana, que começa e termina a cada episódio, algumas mais dramáticas do que outras e com um suprimento infinito capaz de manter a série por mais temporadas caso seja renovada - e caso João escape da investigação de Fábio. Digna de atenção e se seguir na linha do piloto, pode fazer esquecer que faz parte das quotas.

Santo Forte estreia no AXN no dia 30 de agosto, às 21h. A primeira temporada tem 13 episódios. Confira abaixo o trailer da série:

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.