Séries e TV

Artigo

The Flash | O retorno do Flash Reverso e os perigos da Terra-2

Os vilões de Barry Allen

21.01.2016, às 16H06.
Atualizada em 29.06.2018, ÀS 02H37

[Cuidado, possíveis spoilers abaixo!]

None

Depois da introdução da Terra-2, tudo passou a ser possível em The Flash. O retorno de Harrison Wells (Tom Cavanagh) era inevitável, mas e o Flash Reverso? Teria ele sumido para sempre dos universos que conhecemos ou poderia eventualmente voltar? "Potential Energy", o episódio que trouxe a série de volta do hiato de fim de ano, provou que absolutamente tudo pode acontecer nessa nova etapa da série - inclusive o retorno do vilão que Barry (Grant Gustin) derrotou.

Apesar de Flash ainda manter o estilo procedural de vilão da semana, em nenhum momento a série deixa de lado sua mitologia. Muitas frentes da trama são desenvolvidas nesse capítulo, incluindo a introdução de Wally West (Keiynan Lonsdale) à família, o relacionamento de Barry e Patty Spivot (Shantel VanSanten), Wells e a pesquisa para salvar sua filha sequestrada por Zoom e, acima de tudo, a nuvem negra de tensão que foi deixada pelo vilão em sua última visita à cidade.

O Tartaruga, como Cisco (Carlos Valdes) apelidou Russell Glosson (Aaron Douglas), pode ser a solução para o problema que assombra o time desde que os portais para a Terra-2 foram abertos: Zoom. Glosson tem o poder de parar o tempo das pessoas a sua volta, criando uma onda que suga toda a energia cinética deixando tudo em um estado temporário de energia potencial.

Apesar de ser uma série que não explora excessivamente o uso da metalinguagem, vez ou outra Flash usa o recurso para alguma cena rápida. São dois bons exemplos nesse episódio: quando Iris (Candace Patton) aconselha Barry a contar logo à Patty quem ele realmente é, dizendo em seguida que ela acharia bem melhor se tivessem contato para ela um ano mais cedo; e quando Barry, descobrindo a existência do Tartaruga depois de todos, questiona Cisco o porquê de ninguém ter mencionado o vilão para ele. Cisco responde: "acho que estávamos um pouco preocupados com o Capitão Frio, Mago do Tempo, Gorila Grodd... Preciso continuar?"

Voltando ao Tartaruga, sua introdução impulsiona tanto a trama que ele mal pode ser considerado um "vilão da semana". Sua importância toca em algo muito maior do que seus minutos de tela: se usados da forma certa, seus poderes podem parar Zoom. Pelo que vimos ao longo de "Potential Energy", os poderes de Glosson mal conseguiram parar Barry, mas se fossem estudados, armazenados e alterados para agir com mais potência e eficácia, talvez pudessem se tornar em uma arma para derrotar Zoom. Mas Wells, na vontade de salvar sua filha, passa na frente de tudo e todos.

O final do episódio chega com uma baita surpresa na forma do Flash Reverso: mas agora ele não tem mais a aparência de Wells, mas sim de Eobard Thawne (Matt Letscher). Pelo rumo que a série tem tomado, acredito que esse Eobard seja o da Terra-2 mas, como já disse, tudo é possível em The Flash. Principalmente quando o assunto é viagem no tempo.

No Brasil, The Flash é exibida no canal pago Warner.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.