Séries e TV

Notícia

Fórum de Discussão | Gotham S01E20 Under the Knife

Um passo à frente com Barbara, Nygma e Oswald enquanto Fish vai ficando para trás

21.04.2015, às 14H06.
Atualizada em 29.06.2018, ÀS 02H38

Este é o novo espaço do Omelete para que vocês possam discutir os acontecimentos semanais de Gotham. Deixe abaixo seus comentários e teorias sobre "Under the Knife", o 20º episódio da primeira temporada da série e confira o que nós achamos do capítulo da semana.

None

O antepenúltimo episódio da temporada de debute de Gotham manteve o Ogro como vilão principal (como havia dito que aconteceria no Fórum do episódio passado), mas dá um passo à frente em alguns outros pontos que "Birds of Prey" havia menosprezado.

Em "Under the Knife" aprendemos mais sobre Jason Lennon (Milo Ventimiglia) e seu passado, descobrimos até o que acabou transformando-o em um psicopata serial killer. Tudo isso, no entanto, acontece pelo fato de Gordon (Ben McKenzie) se recusar a desistir de perseguir o Ogro e ceder às suas ameaças. Ele, então, avisa Leslie (Morena Baccarin) que ela está em perigo e segue perseguindo o vilão.

A cada passo que Gordon e Bullock (Donal Logue) dão para frente, uma peça muito simples do quebra-cabeça ainda fica faltando. Os detetives descobrem a origem de Jason, encontram sua doentia mãe/senhoria morta no melhor estilo Psicose; descobrem a clínica na qual Jason fez uma cirurgia facial transformadora; descobrem até sua aparência atual - mas seu sobrenome continua um mistério.

Sendo assim, a investigação continua - até que Jim percebe que o próximo alvo do Ogro pode não ser Leslie, mas sim Barbara (Erin Richards). Finalmente um propósito para Barbara. Ainda não dá pra saber ao certo qual caminho Gotham vai escolher para a moça; se ela será a nova parceira em crime do Ogro ou apenas mais uma vítima. Mas pelo andar da carruagem, coisas interessantes vêm por aí, coisas que possivelmente serão resolvidas nos próximos dois episódios, quiçá deixando um ganho para a vindoura já garantida segunda temporada.

Bruce Wayne (David Mazouz) e Selina Kyle (Camren Bicondova) não tiveram tanto desenvolvimento nesse episódio, mas avanços foram feitos. Ambos estão cada vez mais cúmplices um do outro e agora precisam ter acesso ao cofre de Bunderslaw (Michael Potts) depois de ter conseguido uma cópia da chave. Mais que avanço de trama, o núcleo mostrou avanço entre os personagens com a interação entre Bruce e Selina durante a dança; e entre Bruce e Alfred (Sean Pertwee) com a mentira sobre o "encontro".

Em outra fronte, o encontro de Maroni (David Zayas) com o Pinguim (Robin Lord Taylor) também teve repercussões. Por agora, não acredito que nenhum dos dois tenha um destino fatal - mas o envolvimento de Gertrude (Carol Kane) na trama pode apontar para mais algumas ameaças do mafioso sobre Oswald, que começa a perder o controle e tomar decisões drásticas (lê-se, entregador das flores). Os descuidos do Pinguim servem tanto para fortalecer Maroni quanto para abalar a relação entre Cobblepot e Falcone (John Doman), indicando que possivelmente uma guerra da máfia pode estar a caminho.

Quem ficou de fora essa semana foi Fish (Jada Pinkett Smith), muito para o bem do desenvolvimento do arco geral da série. Vale lembrar, no entanto, que faltam apenas dois episódios para o fim da temporada e como Smith já declarou que não retorna para o segundo ano, algo precisa ser feito com relação a Fish que encerre sua jornada de maneira satisfatória. Senão teremos uma morte dolorosa de uma personagem (única original da série) que já foi boa.

Por outro lado, se perdemos a boa vilã que Fish já foi, tivemos nosso primeiro vislumbre do que Edward Nygma (Cory Michael Smith) pode vir a ser. Desde o início já estava estabelecido que o cientista uma hora ou outra se transformaria no vilão Charada - e isso já vem sendo construído há algum tempo através de seu relacionamento platônico com Kristen Kringle (Chelsea Spack). O gatilho para a transformação sendo o abuso de Kringle por seu atual namorado, o policial Dougherty (Zachary Spicer), mostra também o lado psicopata de Nygma e abre possibilidades para como ele explicará essa morte - já que o trabalho de analisar corpos para a polícia está em suas mãos. Algo de interessante vem por aí.

O que achou do episódio? Gostou da reviravolta com Barbara? O que pode vir a ser de Edward Nygma? Sentiu falta de Fish? Aproveite e assista também ao trailer do próximo episódio, "Under the Knife":

Gotham é exibida no Brasil às segundas-ferias, 22h30, pelo canal pago Warner.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.