Séries e TV

Notícia

Fórum de Discussão | Saint Seiya: Soul of Gold S01E05 O Poder Supremo da Armadura Divina

Episódio avança a trama de forma consistente, mas tropeça ao recorrer a dramas baratos e desnecessários

05.06.2015, às 14H26.
Atualizada em 29.06.2018, ÀS 02H34


Este é o espaço do Omelete para que vocês possam discutir os acontecimentos quinzenais de  Saint Seiya: Soul of Gold Deixe abaixo seus comentários e teorias sobre "O Poder Supremo da Armadura Divina", o 5º episódio da primeira temporada da série, e confira o que nós achamos do capítulo desta semana - caso esteja atrasado com a série, confira os fóruns dos episódios anteriores clicando aqui.

None

No episódio de hoje, Soul of Gold continua a desenvolver sua trama de forma consistente. Mas, ao contrário do capítulo passado, que cumpriu o mesmo papel sem deixar de lado bons mistérios e momentos emocionantes, esta semana fomos obrigados a acompanhar um melodrama chato e sem sentido envolvendo o protagonista Aioria de Leão. O episódio de hoje usa uma elementos de trama clássicos de Cavaleiros: os heróis precisam destruir um local que impede seu avanço. No caso, são três pedaços da raíz da Yggdrasil, responsáveis por sugar o cosmo dos cavaleiros de Ouro. Assim, os defensores de Atena partem para destruí-los, em três frentes: Aioria e Lyfia, Dohko e Aldebaran e Milo, que vai sozinho.

No caminho, entretanto, uma névoa mística cria ilusões de oponentes do passado, e os escolhidos são ninguém menos do que os Cavaleiros de Bronze. Milo enfrenta Hyoga, Aldebaran luta contra Shun, Dohko fica frente a frente com seu pupilo Shiryu e, no duelo de protagonistas, Aioria trava uma batalha contra Seiya. Até aí tudo bem, a ideia é interessante - claro, não deveria nem citar mais a essa altura, mas a animação inconsistente da série corta, novamente, todo o potencial destes e de todos os combates mostrados no capítulo. Até que, de repente, um fantasma de Shura de Capricórnio aparece na frente de Aioria.

A explicação para isso é que, aparentemente, Aioria, no fundo de seu coração, ainda não superou o trauma da morte de seu irmão, Aioros de Sagitário, assassinado justamente por Shura na série clássica. O verdadeiro cavaleiro de Capricórnio faz sua estreia na nova série aparecendo do nada para ajudar, lutando de igual para igual com a sua ilusão. Logo, ele percebe que apenas Aioria pode acabar com o inimigo (que é uma criação de sua alma), e o imobiliza, pedindo que o cavaleiro de Leão solte um golpe, arriscando a própria vida (outro clássico de Cavaleiros).

A cena utiliza justificativas esfarrapadas para tentar reabrir um problema do passado de Aioria que já havia sido concluído de forma satisfatória na série clássica. O suposto ressentimento do cavaleiro de Leão nunca foi sequer sugerido em nenhum momento da trama e, para justificar a ilusão, a série corta do nada para Andreas, que diz que a névoa traz à tona até o que está no inconsciente das pessoas - no caso, o trauma de Aioria pela morte de seu irmão. Para resolver isso de uma vez por todas, Shura arrisca a vida como uma forma de se redimir, mas o golpe de Aioria não o fere, atingindo apenas a ilusão. 

Para que criar todo um momento de tensão e drama, se, no final, tudo acabou sem nenhuma consequência? Na tentativa de criar impacto e supostos problemas que o Aioria deve resolver (afinal, tirando Goku, todo shonen que se preza tem um protagonista com conflitos internos), Soul of Gold acabou criando um dramalhão desnecessário.

O episódio também joga luz sobre as armaduras divinas dos cavaleiros de Ouro. Shaka entrega a Mu a adaga dourada que Atena usou para se matar na saga de Hades, e o cavaleiro de Áries acaba juntando todas as informações para bolar a seguinte explicação: as lágrimas de Atena conseguem transformar as armaduras de ouro temporariamente. Por meio de flashbacks, descobrimos que ela chora em cima dos trajes dos dourados mortos na saga das 12 casas (Gêmeos, Câncer, Capricórnio, Aquário e Peixes) e no de Touro - curiosamente, a série faz uma lambança de continuidade aqui, já que Mu cita Aldebaran como um cavaleiro derrotado na saga de Poseidon. Mas isso só ocorreu na cronologia do mangá, e Soul of Gold segue a linha do tempo do anime, na qual o Touro foi derrotado pelos Guerreiros Deuses Shido e Bado, e não por Sorento. Para fechar, o que transforma a armadura de Leão é o pingente de Aioros, devolvido por Atena a Aioria.

As outras armaduras conseguem se transformar com a adaga, que, segundo Mu, é algo "muito ligado" à Atena (gosto de pensar que ela ainda tem partículas do sangue da deusa). Assim, o ariano teleporta a arma à Milo, e os três eliminam a raiz do mal. A transformação, entretanto, acaba tirando a vida do já ferido cavaleiro de Escorpião, fazendo dele a segunda baixa entre os dourados.

O episódio termina com uma suposta iluminação de Shaka, que finalmente veste sua armadura, e o caminho aberto para que, finalmente, Cavaleiros de Ouro e Guerreiros Deuses lutem em pé de igualdade. Espero que, daqui para frente, a série não recorra a criar problemas que não existem para personagens que não precisam deles.

Até 19 de junho, você pode ver o quinto episódio de Soul of Gold gratuitamente, com legendas em português, no serviço de streaming Daisuki (cliique aqui para assistir), ou todos os episódios pelo serviço de streaming Crunchyroll, por meio de assinatura (clique aqui para acessar o site).

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.