Séries e TV

Notícia

Game of Thrones | "A série e os livros são diferentes", diz George R.R. Martin sobre a controversa cena de Sansa e Ramsay

"São dois jeitos diferentes de contar a mesma história", afirma o autor das Crônicas de Gelo e Fogo

18.05.2015, às 22H18.
Atualizada em 29.06.2018, ÀS 02H38


A cena de Sansa Stark e Ramsay Bolton em "Unbowed, Unbent, Unbroken", o mais recente episódio de Game of Thrones, têm causado polêmica (Já assistiu? Comente no nosso fórum), a ponto de fazer George R.R. Martin, o autor das Crônicas de Gelo e Fogo, se pronunciar sobre o assunto.

None

Em um post no seu blog, Martin diz que recebeu uma enxurrada de e-mails e comentários em outros posts sobre o capítulo. "Era esperado", disse, também pedindo aos leitores para que evitassem falar sobre o episódio em seus blogs, e sugerindo fóruns de discussão da série. Em seguida, ele afirmou que a série e os livros tem diferenças e isso é inevitável.

"Deixe-me reitrar o que eu já disse antes: quantos filhos Scarlett O'Hara (protagonista de E O Vento Levou) teve? Três, no livro. Um, no filme. Nenhum, na vida real: ela era um personagem fictício, ela nunca existiu. A série é a série, os filmes são os filmes: dois jeitos diferentes de contar a mesma história", afirmou.

"Há diferenças entre os livros e a série de TV desde o primeiro episódio. E, desde aquela época, tenho falado do efeito borbolet. Pequenas mudanças levam a mudanças maiores, que levam a alterações imensas. A HBO já entregou mais de quarenta horas da impossível e exigente tarefa de adaptar minha (extremamente) longa e (excessivamente) complexa série de livros, com suas camadas de trama e subtrama, suas reviravoltas e contradições e narradores pouco confiáveis, mudanças de pontos de vista e ambiguidade, com um elenco de centenas de personagens", disse.

Em seguida, Martin disse que esse "efeito borboleta" é o responsável pela polêmica causada no episódio. "Raramente uma série se mantém fiel ao material original (se você duvida, fale com os fãs de Harry Dresden, os leitores de Sookie Stackhouse, ou fãs dos quadrinhos de Walkiing Dead). Quanto mais a série dura, maiores ficam as borboletas. E agora, chegamos ao ponto de o bater das asas delas gerar tempestades, como a que está tomando conta dos meus e-mails", disse, para então defender os produtores e a emissora: "Prosa e televisão têm diferentes forças, fraquezas e exigências. David (Benioff), Dan (Weiss) e a HBO estão tentando fazer a melhor série de TV que eles podem. E, aqui, estou tentando escrever os melhores livros que possso. E sim, mais e mais, eles se diferem. Duas estradas divergindo na escuridão da floresta, eu sponho. Mas todos nós ainda queremos, no fim, chegar ao mesmo lugar. Enquanto isso, espero que leitores e telespectadores aproveitam a jornada. Ou as jornadas, se for o caso. Algumas vezes, borboletas se transformam em dragões."

Game of Thrones | Fórum de discussão

Saiba mais sobre a Fé dos SeteAerys Targaryen, o Rei Louco; e Valíria e os Homens de Pedra nos nossos artigos especiais sobre a série e os livros.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.