Séries e TV

Notícia

HBO é multada em R$ 2 milhões por passar Festa da Salsicha em horário diurno

Violação se deve pela ausência de identificação de conteúdo impróprio na produção, segundo Procon-SP

12.09.2017, às 18H00.
Atualizada em 13.09.2017, ÀS 11H05

O Procon-SP determinou multa de R$2 milhões para HBO após canal exibir a animação Festa da Salsicha durante o horário diurno, sem identificar que produção continha conteúdo impróprio para menores (via Estadão).

De acordo com órgão, filme chegou a ser exibido na programação do canal de TV a cabo pela manhã e durante a tarde. Embora emissoras de televisão fechadas não precisem mostrar classificação etária indicativa, o Procon-SP afirma que a empresa não cumpriu o Princípio da Proteção Integral ao menor de idade.

O órgão ainda afirma que pais reclamaram da descrição do filme no site da emissora, que se limitaria à sinopse e informações básicas, como ano de produção e censura. Em comparação com o DVD, que deixa claro na capa que não se trata de uma animação infantil, a HBO não esclarece que há conteúdo sexual e linguagem imprópria.

Em nota enviada ao Omelete, o canal afirma:

"A HBO informa que segue as práticas padrão estabelecidas pela indústria de TV paga. Antes do início de cada programa, a rede exibe de forma clara a classificação do programa e alerta os espectadores sobre os tópicos abordados. De acordo com a legislação brasileira, Festa da Salsicha é avaliado como apropriado para pessoas com idade igual ou maior de 16 anos. Além disso, as operadoras de cabo e satélite oferecem funcionalidades de bloqueio de acordo com as classificações de um programa, possibilitando aos pais o controle total sobre o que seus filhos assistem."

A empresa pode recorrer da decisão.

Festa da Salsicha

O longa é uma espécie de paródias dos filmes da Disney/Pixar, mostrando a história de uma salsicha que é comprada no mercado e, junto com seus amigos, embarca em uma jornada para descobrir a verdade sobre sua existência e voltar para seu corredor no mercado antes do feriado americano de 4 de julho.

Kristen Wiig, James Franco, Salma Hayek, Paul Rudd, Jonah Hill, Rogen, Edward Norton e Michael Cera estão no time de dubladores.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.