Séries e TV

Notícia

Nichelle Nichols | 80 anos da atriz que quebrou paradigmas na TV

Relembre a carreira da atriz que viveu a tenente Uhura em Jornada nas Estrelas

28.12.2012, às 17H31.
Atualizada em 29.06.2018, ÀS 02H45

Nichelle Nichols, atriz que viveu a tenente Nyota Uhura na Série Clássica de Jornada nas Estrelas (Star Trek) completa 80 anos hoje.

Nichelle Nichols

None

Nichelle Nichols

None

Nichelle Nichols

None

Quando Nichelle entrou para a série de televisão de Gene Roddenberry em 1966, no auge dos movimentos pelos direitos civis dos negros nos Estados Unidos - sob a liderança de Martin Luther King Jr. -, sequer desconfiava que estava fazendo história. Como a quarta em comando a bordo da U.S.S. Enterprise, a oficial de comunicações Uhura tinha um papel de liderança e importância que nunca havia sido criado antes para a televisão por lá. Tanto que algumas partes de sul racista dos EUA recusavam-se a exibir o programa, tamanho o ultraje pelo destaque de Nichelle.

A atriz cita frequentemente em entrevistas que nunca sentiu-se discriminada no set, mas que fora dele a situação era diferente. Ela entrava por uma porta "especial", pois era sempre barrada pelos guardas, que inventavam desculpas, e era desvalorizada por alguns integrantes da equipe técnica, como o fotógrafo, que nunca tirava imagens decentes suas para a divulgação.

Nichelle, porém, ignorou seus obstáculos e nunca queixou-se ao criador de série. Mas ao final da primeira temporada, ela optou por deixar Jornada nas Estrelas, já que tinha oportunidades na Broadway e poderia deixar para trás o preconceito que vivia diariamente. Roddenderry pediu a ela que pensasse melhor e que eles voltassem a falar dentro de alguns dias. Nesse meio tempo, Nichelle conheceu ninguém menos que Martin Luther King, que se apresentou em um evento beneficente a ela como um "trekker" e seu "maior fã". Ele a lembrou da importância de seu papel: "você percebe o quão importante é sua presença, sua personagem? Esse não é um papel para negros, ou um papel para mulheres. Você tem o primeiro papel não-estereotipado da televisão. Você quebrou um paradigma", lembrou a atriz em entrevista. "Aqui estamos nós, marchando, e você exemplifica exatamente onde queremos chegar".

Nichelle, obviamente, decidiu ficar em Star Trek - e protagonizaria outro dos mais importantes momentos da televisão mundial: o primeiro beijo inter-racial da televisão em horário nobre. No episódio “Filhos de Platão”, da terceira temporada, controlados por alienígenas, o comandante Kirk e sua subalterna trocam um dramático beijo (não sem antes enfrentar resistência da direção da NBC). Assista:

Com seu lugar de destaque na cultura e na história dos direitos civis, Nichelle foi convidada pela NASA para ajudar em campanhas de recrutamento para a primeira astronauta mulher da agência espacial. A ação não apenas selecionou Sally Ride, a primeira mulher astronauta, e Mae Jemison, a primeira negra a viajar para o espaço, mas também os primeiros astronautas membros de minorias: Guion Bluford, Judith Resnik e Ronald McNair.

Para Nichelle, "Jornada nas Estrelas não só mudou a televisão, mas também como as pessoas veem umas às outras. A série foi uma colaboração fundamental no processo de união das raças do nosso planeta". Jornada nas Estrelas e a atriz audaciosamente foram onde série alguma jamais esteve.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.