Séries e TV

Artigo

Supergirl, Caçador de Marte e o dilema do super-herói

Ser ou não ser, eis a questão

19.01.2016, às 18H05.
Atualizada em 29.06.2018, ÀS 02H46

[Cuidado, possíveis spoilers abaixo!]

None

Em "Childish Things", décimo episódio da temporada de estreia de Supergirl - que trouxe também a série de volta do hiato de fim de ano -, o programa aborda a questão da exposição do super-herói como figura pública e sua necessidade de manter sua verdadeira identidade em segredo.

Depois que Hank Henshaw (David Harewood) revela ser o Caçador de Marte começa uma interessante discussão sobre aparência física, aceitabilidade, responsabilidade sobre suas próprias ações, uso de super-poderes... Afinal, até agora Kara (Melissa Benoist) estava em um período de curtição com a descoberta de que seus poderes podem ser usados para algo positivo.

Em um momento do episódio, durante uma conversa entre Hank e Alex (Chyler Leigh), ele diz para a colega de trabalho que é fácil o público aceitar Kara já que "ela se parece com uma linda e loira animadora de torcida. J'onn J'onzz parece com um monstro que nunca será tolerado na Terra". Quando ele é questionado sobre suas tentativas de aparecer em público em sua forma original, Hank diz que já tentou inúmeras vezes e todas elas acabaram levando a histeria pública. Foram 50 anos de tentativa.

Ainda não sabemos muito sobre Hank Henshaw, menos ainda sobre o Caçador, mas ele possui alguns super-poderes extraordinários: começando por sua habilidade de metamorfose, voo, manipulação de memória e intangibilidade. Ele, no entanto, sofre quando precisa usar seus poderes - principalmente quando afetarão diretamente um inocente. Depois de apagar a memória de um dos capangas de Maxwell Lord (Peter Facinelli), Hank fica sentido em ter alterado a vida de uma pessoa (ele passa a não se recordar mais de sua esposa e de sua filha pequena).

A questão principal aqui é: o super-herói tem conhecimento de sua aparência e poderes? "Childish Things" é o exemplo perfeito da famosa frase do tio Ben. "Com grandes poderes vêm grandes responsabilidades" já é algo que Hank passa a ter como lema. Depois de 50 anos tentanto mostrar aos humanos que ele poderia ajudá-los, depois de causar somente pânico e histeria, Hank sabe que precisa se controlar para poder manter a vida que tem.

Não dá para ignorar o fato de que vivemos em um mundo repleto de tecnologias invasivas e qualquer tentativa de se manter incógnito seria uma catástrofe. Em todas as inúmeras vezes nas quais a Supergirl se encontra com Cat Grant (Calista Flockhart), é difícil aceitar que a chefe não reconheça sua própria assistente - afinal, elas ficam bem próximas uma da outra para não se notar as semelhanças. Mas a questão não é essa. O caso aqui é o que o Marciano, diferente de Kara, entende as responsabilidades que acompanham seus super-poderes, como eles podem afetar a vidas de pessoas que não os possuem.

Kara ainda é muito jovem e inexperiente para ter as mesmas preocupações que Hank tem. E isso é compreensível. Ela ainda está curtindo seus primeiros momentos como super-heroína, salvando vidas enquanto aprendendo a lidar com suas habilidades. Com o tempo, talvez Kara e Alex entendam as preocupações de Hank.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.