Séries e TV

Notícia

True Detective | Criador da série é acusado de plágio [ATUALIZADO]

Falas de Rust Cohle seriam mais do que mera homenagem ao escritor Thomas Ligotti

07.08.2014, às 18H42.
Atualizada em 29.06.2018, ÀS 02H47

True Detective, uma das séries mais elogiadas do ano e indicada ao Emmy 2014, está sendo acusada de plágio. Os blogs Thomas Ligotti Online e The Lovecraft eZine se juntaram para acusar o criador do programa, Nic Pizzolatto, de reproduzir trechos dos livros do escritor Thomas Ligotti, principalmente The Conspiracy Against the Human Race: A Contrivance of Horror.

Pizzolatto já havia falado publicamente sobre a influência de Ligotti, mas segundo Mike Davis e Jon Padgett, fundadores dos blogs acusadores, algumas falas de Rust Cohle (Matthew McConaughey) seriam fiéis demais para configurar uma simples homenagem.

true detective

None

[Atualizado] Pizzolatto e a HBO comentaram o assunto, confira:

HBO: "True Detective é uma produção de originalidade excepcional e a história, enredo, personagens e diálogo são [de criação] de Nic Pizzolatto. Conceitos filosóficos estão abertos para qualquer um utilizar, incluindo roteiristas de ficção - e já existiram vários exemplos disso. Explorar em engajar novas ideias e temas que filósofos e romancistas já lidaram ao longo dos anos é uma dos pontos fortes da série - ratificamos a série, o roteiro e Nic Pizzolatto completamente."

Nic Pizzolatto: "Nada na sére True Detective foi plagiado. Os pensamentos expressados por Rust Cohle não representam nenhum pensamento ou ideia específica a nenhum autor; na verdade, eles são dogmas de uma filosofia pessimista e antinatalista com uma tradição histórica que inclui Arthur Schopenauer, Friedrich Nietzche, E.M. Cioran e vários outros filósofos, todos os quais expressaram essas ideias. Como um pessimista autodidata, Cohle fala sobre essa filosofia com erudição e em suas próprias palavras. As ideias dentro dessa filosofia certamente não são exclusivas de nenhum escritor."

O primeiro ano de True Detective teve Matthew McConaugheyWoody Harrelson como protagonistas - leia a crítica. O seriado recebeu 12 indicações ao Emmy 2014 - incluindo na categoria de melhor ator em série dramática para ambos McConaughey e Harrelson. Aos poucos, detalhes sobre a segunda temporada estão sendo revelados - saiba mais.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.