Séries e TV

Artigo

Superman | Zod na TV

A trajetória do antagonista nas telinhas

26.07.2013, às 00H00.
Atualizada em 29.06.2018, ÀS 02H46

Os fãs do Superman já puderam conferir o aguardado Homem de Aço de Zack Snyder e avaliar se as expectativas foram cumpridas. Nesse contexto, um dos antagonistas mais famosos das histórias do superkryptoniano foi escolhido para brilhar. General Zod, como gosta de ser chamado, é a escolha ideal para reapresentar Kal-El e Clark Kent ao mundo. Apesar de aparecer constantemente nos quadrinhos, o vilão tem ganhado maior destaque no mundo audiovisual.

A estreia de Zod aconteceu no primeiro filme do Superman, em 1978, no qual foi vivido por Terence Stamp. Na breve ocasião, ele foi preso na Zona Fantasma por tentar um golpe de estado em Krypton. Entretanto, só começou a tocar o terror na Terra a partir de 1980, em Superman II. Em concordância com o filme, foi um personagem caricato e sem aprofundamento, mas nem por isso deixou de ser lembrado de forma carinhosa por todos os fãs da franquia. Um exemplo desse aspecto é o objetivo de dominar a Terra por pura e simples vilania.

Zod

Pequenópolis

Depois da estreia cinematográfica, o mundo da televisão ofereceu mais tempo de tela ao personagem. Em Smallville, Zod apareceu pela primeira vez na quinta temporada quando um de seus servos, Brainiac, vem à Terra para operacionalizar os planos de sua saída da Zona Fantasma. Entre trancos e barrancos, Brainiac desiste de encarnar o espírito de Zod no corpo de Clark Kent e faz com que Lex Luthor seja o hospedeiro do General. Ao introduzir o personagem em sua trama através de um arco bem desenvolvido ao longo da temporada e um final de fácil resolução, os roteiristas de Smallville criaram uma expectativa que arruinou a audiência da temporada seguinte. Afinal, esperava-se que Zod permanecesse por mais tempo do que dois episódios. A tentativa e erro fez com que o General ficasse longe das tramas da série por dois anos.

Seu breve retorno aconteceu na oitava temporada. A trama: Faora, sua segunda esposa, não era capaz de engravidar no período em que viviam em Krypton. Por este motivo, uniram seus DNAs ao de bestas kryptonianas e criam Davis, o Apocalipse. Davis é enviado junto com Clark para a Terra, mas sem a sorte de encontrar seus Jonathan e Marta equivalentes. Apocalipse se torna o vilão desta temporada e, a despeito do perigo que representava ao Superman, recebe um fim insatisfatório com uma luta sem emoção.

O Retorno

Zod

Na penúltima e nona temporada das aventuras de Clark, Zod finalmente recebeu o cargo de personagem fixo na trama, na ocasião já ambientada em Metropolis. Interpretado por Callum Blue, o General tinha conhecimento de sua patente, mas perdeu as memórias da destruição que causou em Krypton.

Em um momento de redenção, os roteiristas utilizaram elementos relacionados a Zod para explicar algumas das tramas de temporadas anteriores. É o caso do Orbe e dos Cristais do Poder que criaram a Fortaleza da Solidão. O primeiro continha uma cópia de segurança do DNA de cada morador de Krypton para o caso de uma extinção. O segundo, elemento central da quarta temporada de Smallville, concentrava todo o conhecimento científico de Krypton. Conhecimento negado a Zod por Jor-El e causa da revolta militar que posteriormente provoca a destruição do planeta.

General Zod, neste contexto, é um clone desenvolvido a partir do sangue do original (aquele que continua na Zona Fantasma) e quer se vingar de Jor-El, que pensa ser Clark. Entre seus objetivos, dominar a Terra era o principal. Apesar do destaque na temporada, o personagem continuou sendo mal explorado.

Cenas de domínio e lutas não receberam destaque e o clima, que era para ser de terror, não passou de leve ameaça. Vide a cena em que Clark e Zod lutam durante o episódio final da temporada. O único acerto foi a humanização do personagem, cujo motivo para a odiar a casa dos El era a resposta negativa ao pedido de ressuscitar sua família. A despedida do personagem é marcada pela ida a Novo Krypton, juntamente com seu exército, mas reapareceu brevemente em um dos episódios da décima temporada, desta vez como o verdadeiro Zod.

Animações

Zod

O personagem também não ficou de fora do mundo dos desenhos animados. Em Superman, desenvolvido em 1988 pelo estúdio Ruby Spears, Zod apareceu com o visual inspirado nos quadrinhos da época, orquestrando mais um de seus planos para sair da Zona Fantasma ao lado de Faora e Ursa. Sua versão animada volta em 2006, na Legião dos Super Heróis produzida pela Warner Bros. Animation, como um dos fugitivos da Zona Fantasma que ataca a Legião, mas sua participação é curta.

O General Zod de O Homem de Aço possui uma personalidade que ainda não havia sido explorada em meios audiovisuais. Vimos um personagem maníaco e engajado, de forma bastante coerente, com seus propósitos kryptonianos. O filme mostrou que Zod nasceu para ser General. Literalmente.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.