Transformers 4 - A Era da Extinção | Da Frigideira

Antigravidade deve ser o diferencial nas cenas de ação do filme

Marcelo Hessel
28 de Janeiro de 2014

transformers
transformers
transformers
O Bumblebee "sucata"
transformers
Jack Reynor e Mark Wahlberg

Éramos uma dezena de jornalistas num café chinês, ao lado da ruína de uma pagoda, entre gaiolas com pássaros artificiais e muitos potes de cerâmica. Sentado diante de um jogo de mahjong e um conjunto de chá, Michael Bay interrompeu a nossa visita ao set de Transformers 4 - A Era da Extinção no Centro de Detroit para mostrar, numa televisão, dez minutos de cenas do filme.

A trama de Trasformers 4 se passa quatro anos depois do fim de Transformers 3: O Lado Oculto da Lua, e os destroços de Autobots e Decepticons deixados na batalha de Chicago são parte desta continuação. O designer vivido por Stanley Tucci lidera uma iniciativa milionária e inescrupulosa que constrói Transformers a partir da tecnologia alienígena. Segundo ele, que compara Bumblebee (em sua forma Camaro "vintage" de 1967) a uma sucata, fazer seus próprios robôs gigantes é uma forma de poesia. Quando é arrastado para o meio das cenas de ação, porém, Tucci corre e grita sem a mesma pose. Ele deve assumir um papel de alívio cômico parecido com o de John Turturro nos longas anteriores.

Na prévia, o protagonista Cade Yeager (Mark Wahlberg) surge em cena carregando em seu caminhão o que parece ser um pedaço de um Transformer. Ele é um inventor viúvo que cria sozinho sua filha adolescente (Nicola Peltz) sem saber que ela namora em segredo um jovem piloto de corridas (Jack Reynor). Quando o destroço é acionado, Cade atrai a atenção do governo e de "caçadores de recompensa alienígenas" - elemento inédito que Bay preferiu não explicar. Questionado sobre uma possível relação desses mercenários do espaço com os Decepticons, o diretor também desconversou.

E então podemos ver o primeiro relance do que promete ser o diferencial das cenas de ação neste filme: a antigravidade. Os caçadores de recompensa chegam à fazenda de Cade e abduzem a garota com uma atração gravitacional, antes de prendê-la numa rede. A cena lembra um pouco Guerra dos Mundos, quando Tom Cruise se recusa a entregar sua filha aos aliens. O mesmo princípio está na cena que vimos ser rodada no set (objetos e carros flutuando de repente no ar) e Bay nos mostrou no computador uma grandiosa cena de ação à beira-mar, ainda em estágio de pré-visualização, em que um transatlântico começa a levitar, sai da água e atravessa uma avenida em frente ao carro em fuga dos protagonistas.

Como esses dez minutos de cenas inacabadas não incluem os robôs - apenas Bumblebee em sua versão automotiva "ameaçando" os vilões com roncos de motor - dá pra ter uma ideia apenas das relações entre os humanos. Titus Welliver faz o líder dos capangas do governo (que usam carros militares tipo esporte) no encalço de Cade, e Kelsey Grammer, no papel do diretor de contrainteligência do governo Harold Attinger, deve ser o principal antagonista humano.

Sophia Myles, no papel de uma arqueóloga assistente de Tucci, completa o "bonde" dos mocinhos e quase-mocinhos que deve correr de um lado para o outro ao longo do filme (Sophia, Tucci, Wahlberg, Peltz e Reynor ocupam o velho Toyota utilitário que vimos sendo usado no set). Nesse núcleo, a subtrama principal é o esforço do jovem piloto para provar seu valor ao sogro, que acaba de descobrir o namoro da filha. No vídeo, na cena em que Bumblebee é desprezado pelo designer de Transformers, Wahlberg chama o carro de "Bee" e tenta acalmá-lo, como Shia LaBeouf fazia anteriormente. Tudo indica que o carismático Autobot terá um novo dono ao longo de A Era da Extinção.

A impressão que fica é que mesmo depois da troca completa do elenco (nem o núcleo militar liderado por Josh Duhamel permanece) os humanos normais - agora o fazendeiro inventor e sua filha - continuam tendo papel mais importante do que Optimus e Cia. Embora todos já saibam da presença dos Dinobots no filme, eles não foram mencionados nenhuma vez no vídeo que vimos no set. Talvez Michael Bay tenha guardado a surpresa para o primeiro trailer, que será revelado no próximo domingo, durante o Super Bowl. Já o relato completo da nossa visita às filmagens em Detroit você poderá conferir aqui no Omelete nos próximos dias - aguarde!

Vejao nosso tributo explosivo a Michael Bay no OmeleTV

Ehren Kruger escreve o roteiro. Transformers 4 tem lançamento marcado para o dia 27 de junho nos EUA e 18 de julho no Brasil.

Leia mais sobre Transformers 4



Publicidade

Comentários (58)

O Omelete disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar.
Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas.

Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

sem avatar jairo cosmic (24/07/2014 09:10:23)   3 0
Que filme tedioso horrível sessão da tarde é melhor.



sem avatar julio (11/07/2014 09:41:28)   2 0
Gostei do filme nao é uma obra prima, o roteiro é fraco mas gosta da quadrilogia melhor que muitos filmes por ai. so nao entendo uma coisa todos os comentarios que lei sobre esses filmes sao criticas mas nao tem um que nao viu o filme ne. se ruim simplesmente nao vejal.E pra min o Mark Walberg é um dos melhores da atualidade.E fuck the king.



THE FLASH THE FLASH (08/07/2014 21:32:51)   772 1
Rapaz, pense num filme ruim.

Michael Bay é um daqueles diretores q não aprende com os erros. Parece q nada de inovador aparece nas idéias desse Diretor. O filme é cansativo,as piadas são horríveis,"roteiro" ridículo. Na metade do filme,eu já tava torcendo pro filme acabar e nem tinha aparecido ainda os Dinobots.

As mesmas coisas: cenas em câmera lenta com explosões,os personagens tendo surtos q num tem nada haver com a cena proposta,a menina gostosa q tem q ser levada pra qualquer canto de mãos dadas com alguém,o vilão mais tosco ainda,Optimus dando piti pra cima dos humanos. O "personagem" principal dizendo pra Optimus não perder a fé nos humanos,quando o mesmo Autobolt disse isso pra Sam no 3º filme. As mesmas merdas seguidas e seguidas e seguidas.

O ponto alto dessa série no cinema são os excelentes efeitos especiais e só. O pior de tudo foi quando toda a pancadaria acabou...Optimus vai falar a frase final e eu pensei na hora "é sério véi,num fala sobre olhar pras estrelas de novo não..."...e lá vai o Optimus "quando vcs olharem pras estrelas..." PQP. E uns piralhinhas q estavam ao meu lado direito dizendo "Michael Bay é FODA.Michael Bay é FODA." KKKKKK Dá um desconto né?Crianças.




sem avatar Cristiano (07/07/2014 10:19:41)   0 0
Horrível!!! Terrivelmente longo que no meio do filme vc já fica olhando o relógio torcendo pra acabar logo... Se a franquia já não ficava muito a história e sim a ação e os efeitos especiais, com certo alívio cômico; neste não tem história!!! É uma colagem de um amontoada de ideias "legais" que mesmo em um filme de 2hrs e meia não conseguem ser elaboradas decentemente! É só cenas de ação, explosões e efeitos especiais! É tanto que vc nem consegue acompanhar! Tinha material pra no mínimo dois filmes mas experimentam tudo num só. Chega a dar pena do Mark pois o papel dele é totalmente descartável. Aliás, quase tudo é descartável neste filme pois nada é elaborado. Dizer que tudo foi tratado superficialmente é elogio. Não sei o que deu no M. Bay, acho que ele estava querendo mandar tudo a merda, querendo propositadamente sair ou esculhambar a franquia. 2,5 hrs perdidas de minha vida!



sem avatar Michel (05/07/2014 03:22:54)   0 0
Simplesmente decepcionado, pensei que estava assistindo malhação ao invés de transformers. Uma enfase desnecessária na loirinha (Tessa) e seu Boyfriend, quase 3hrs de filme e um saco. A história ficou vazia, faltou e muito transformers em ação, faltou e muito dialogo entre os transformers. Sinceramente o pior transformers já feito. Foi bem sessão da tarde. #horrivel



sem avatar Evaldo (01/07/2014 01:43:02)   0 0
Sem Sam e Mikaela...Transformers nunca mais sera o mesmo....infelizmente....porém segue o jogo....a vida....rrss....amoooooooooooooo essa saga



Maldi♱☯ Kakar☯♱♱☯ Maldi♱☯ Kakar☯♱♱☯ (17/03/2014 20:16:59)   1281 0
GENTE O FILME TEM GRANDE DESTAQUE D HUMANOS POR CAUSA DO ORÇAMENTO.

VCS Ñ SABEM QUANTO CUSTA P/ CADA SEGUNDO DE ROBÔS EM CENA. EO CGI È MUITO BOM.



sem avatar Carlos (30/01/2014 12:41:25)   44 5
Gosto do primeiro, fui ao cinema e achei um filme bem dosado, com momentos de ação e momentos engraçados - a cena do robô escondendo-se é divertidíssima, pagou a diversão.

Já o segundo e terceiro são verdadeiras máquinas de fazer dinheiro, ninguém pode afirmar o contrário, apesar da lucratividade, as duas sequências não são apenas isso, são cinema da pior qualidade. Filme com edição extremamente picotado, com roteiro fraquíssimo e direção preguiçosa... Infelizmente, pois o primeiro filme dava margem para boas continuações.


DAREDEVIL DAREDEVIL (01/02/2014 20:35:17)   372 -1
O primeiro filme é o único q gostei. Ele não tinha só a pirotecnia d Michael Bay, mas também toda a magia do Steven Spielberg.

Momentos como a chegada dos Autobots a Terra, e dos Autobots tentando se esconder no jardim do Sam são puro Spielberg.

E o clímax em Los Angeles é na minha opinião o melhor d todos os filmes até agora, pq mostra uma mega batalha entre Autobots e Decepticons , com os humanos no meio disso tudo, ao contrario dos outros filmes, onde os humanos aparecem mais q os robôs.

Breno Breno (02/02/2014 19:13:58)   86 0
Tranformers 1 é bem bobo e fraco. História furada demais, personagens idiotas, cenas de ação confusas , batalha final fraquíssima, não acho bom, mas fica bom perto do 2 e do 3 rs

Maldi♱☯ Kakar☯♱♱☯ Maldi♱☯ Kakar☯♱♱☯ (17/03/2014 20:11:52)   1281 -1
REALMENTE O 1 TINHA TODA UMA AURA OITENTISTA, MAS CURTI O 2 E 3 CM FILMES D AÇÃO.


Orlando Orlando (30/01/2014 12:24:50)   1995 2
Deveriam ignorar o 2 e o 3 e recomeçar de onde o primeiro parou, já que foi o único minimamente decente...



Alexandre Alexandre (29/01/2014 17:06:05)   94 0
kd o trailer



Publicidade
Vitor Vitor (29/01/2014 13:31:00)   0 1
outro filme?Devia ter acabado a série no primeiro,muito fraca a história da série


sem avatar Cristiano (30/01/2014 10:11:56)   -9 -4
Comentário mal avaliado pelos leitores. Clique para ler.


sem avatar Daniel (29/01/2014 11:44:44)   64 -1
Só eu achei que não precisava dessa coisa da antigravidade? Os robôs nos filmes anteriores não sentiam a força da gravidade mesmo... Bem que o Michael Bay poderia aprender uma ou duas coisinhas sobre robôs gigantes com o Guillermo del Toro...


sem avatar Leandro (30/01/2014 13:20:38)   11 1
Aprender sobre robôs gigantes com o Guillermo del Toro? Ah tá, só se for sobre robôs mesmo, porque de filme, Círculo de fogo é mais lixo que Transformers... Um dos piores roteiros que já vi. Mas é uma questão de opinião...

sem avatar Daniel (31/01/2014 15:22:49)   64 -1
Leandro, descordo de você cara. Sim, o roteiro de Pacific Rim deixou um pouco a desejar, mas aí você dizer que o filme é pior que Transformers é uma tremenda forçação de barra. Não vou listar aqui os motivos que me fazem ver o filme do del Toro como infinitamente superior ao do Bay, mas como você mesmo disse é uma questão de opinião...


sem avatar Fernando (29/01/2014 11:27:48)   35 0
Mudou tudo pra continuar a mesma coisa então.



nilton nilton (29/01/2014 00:45:27)   -1635 1
anti-gravidade uuau ja posso ate imaginar michael bay explodindo sem leis da fisica para atrapalha-lo



 Cristina Cristina (28/01/2014 23:04:22)   584 0
Sobram humanos e faltam robôs...


sem avatar Cristiano (30/01/2014 10:12:45)   -9 -1
Nos ultimos filmes tinham milhões de robôs, tinha tanto robô que eu nem sabia quem era quem! kkk

Orlando Orlando (30/01/2014 12:48:31)   1995 0
milhões de robôs e nenhum prestava pra nada ou teve peso na trama...

sem avatar Bruno (01/02/2014 17:02:39)   -5 -1
Orlando, recomendo você saber mais de como um filme é feito.
Se o que os criticos querem é os robôs famosos dos desenhos nos filmes, desistam, porque é impossivel fazer filme nomeando 1 milhão de personagens ou então ninguem iria entender nada!

sem avatar Evaldo (01/07/2014 01:45:33)   0 0
Porém sem sam e Mikaela transformres nunca sera o mesmo....



DAREDEVIL DAREDEVIL (28/01/2014 21:33:11)   372 -1
Já sabemos q nas mãos do Bay TRANSFORMERS 4 será um espetáculo grandioso d ação e efeitos, mas se esse filme cometer o mesmo erro das sequencias anteriores, o d focar mais nos humanos doq nos robôs, sera apenas mais do mesmo.

Gostaria muito d ver um filme TRANSFORMERS com poucos humanos, e muito foco nos robôs, como era o desenho G1.


sem avatar Bruno (30/01/2014 00:06:46)   -5 -2
quanto comentario ignorante.
não se faz filme live action de alienigenas sem focar nos humanos tendo que lutar contra a ameaça alienigena.
se quer foco nos robos, entao vai assistir os desenhos que são exclusivos para crianças.
live-action é verossimilhança, não curte verossimilhança vai assistir tv globinho entao!

sem avatar Cristiano (30/01/2014 10:13:38)   -9 0
como disse acima, mais do mesmo é o que Bay e a produtora querem, pois isso significa mais Obamas em seus bolsos.

sem avatar Leandro (30/01/2014 13:23:11)   11 -1
Então você quer assistir um desenho dos Transformers... Na boa, prefiro ver humanos interagindo com os robôs, do que só ver robôs... afinal aí iria parecer coisa de criança.

DAREDEVIL DAREDEVIL (30/01/2014 23:41:35)   372 -1
@Bruno e Leandro

Vcs q estão sendo ignorantes, ao não lerem direito meu comentário e postarem asneiras.

Em nenhum momento eu disse q gostaria d ver um filme só com robôs, mas sim um filme com mais foco nos robôs, afinal d contas o filme se chama TRANSFORMERS, e não GI-JOE.

Tem q ter humanos sim, só q menos q nos filmes anteriores. A impressão q tenho dos filmes anteriores éq os Transformers são coadjuvantes, quando na verdade eles deveriam ser os protagonistas dos filmes.

sem avatar Bruno (01/02/2014 16:59:27)   -5 -1
quem ta falando asneira é voce, porque nos desenhos tambem tinham humanos, sabe porque? porque eles vinham pra Terra e necessariamente tinha que aparecer humanos!!!

agora um filme live-action que se passa na Terra e mostra a vinda deles pra Terra na visão do terráquios deve ter a história do tipo "como os humanos sofreram com a vinda de robos alienigenas"

repito: quer robos como protagonistas? vai ver os desenhos!

DAREDEVIL DAREDEVIL (01/02/2014 20:25:55)   372 -1
@Bruno

Cara vc é meio lento mas vou explicar pela ultima vez. O filme tem q ter humanos sim, afinal d contas os robôs alienígenas vieram pro nosso planeta. Mas a razão d toda essa aventura acontecer não são principalmente os humanos, mas sim os robôs, e por isso os robôs mereciam um espaço e uma atenção maior.

Mas oq acontece é os humanos lutando contra os Decepticons e os Autobots ajudando os humanos, quando na verdade deveria ser uma batalha entre os dois grupos e os humanos no meio dessa guerra tentando ajudar os Autobots, exatamente oq aconteceu no primeiro filme( o único da trilogia inicial q eu realmente gosto).

É justamente por ter assistido o desenho nos anos 80, q eu sei q os robôs merecem ser os protagonistas desse filme. E vou além: Cybertron merecia um espaço maior nos filmes também.


sem avatar Bruno (08/02/2014 13:59:35)   -5 -1
"Mas a razão d toda essa aventura acontecer não são principalmente os humanos, mas sim os robôs, e por isso os robôs mereciam um espaço e uma atenção maior."

São os Decepticons porque são eles que querem destruir tudo e os Autobots são poucos então é óbvio que eles precisam da ajuda de humanos e como o filme é live-action o intuito é mostrar como os humanos junto com os Autobots devem lidar com o problema.

"Mas oq acontece é os humanos lutando contra os Decepticons e os Autobots ajudando os humanos, quando na verdade deveria ser uma batalha entre os dois grupos e os humanos no meio dessa guerra tentando ajudar os Autobots, exatamente oq aconteceu no primeiro filme( o único da trilogia inicial q eu realmente gosto)."

Pera, no 1 foi um humano que matou o Megatron. No 3 o Optimus tava todo feridodo e matou tanto o Megatron quanto o Sentinel com um braço só, então essa crítica no 3 não é valida porque o unico papel que os humanos tiveram no fim do filme foi o Sam de matar o Dylan e o Carly de convencer o Megatron.

"É justamente por ter assistido o desenho nos anos 80, q eu sei q os robôs merecem ser os protagonistas desse filme. E vou além: Cybertron merecia um espaço maior nos filmes também."

Repito: o filme é live-action, é feito pra ser verossimil. Se não curte não assiste ;)


Ultimate Destroyer Ultimate Destroyer (28/01/2014 21:07:47)   67 0
Ele se chama Yaeger? Ookaaay...
Mas, esses "caçadores de recompensa alienígenas" não lembram um certo grupo que apareceu em um certo filme de robôs gigantes contra monstros gigantes, que se apropriavam dos restos dos monstros?

Aguardando pelo Super Bowl...



sem avatar Marcos (28/01/2014 21:06:07)   621 0
Os filmes podem ser ruins, mas fizeram bilhão.
Alguém achou que eles iriam renovar e fazer filmes decentes, se a fórmula, mesmo que ruim, ainda funciona?



Cicero Cicero (28/01/2014 20:19:24)   337 0
Fazendeiro inventor, cantor de rap porradeiro e dono de um urso falante! Esse é o nosso Marky Mark! Será que esse filme consegue ser pior que os anteriores? Vamos aguardar!



Kaos Kaos (28/01/2014 17:39:23)   2955 0
Primeiro parágrafo inútil. LoL


sem avatar Andrey (03/02/2014 14:35:59)   1 1
Comentário inútil.

Fonzie Fonzie (09/05/2014 02:54:10)   107 0
pênis


Publicidade
Galo Galo (28/01/2014 17:13:19)   1383 1
Atores diferentes, história diferente, robôs diferentes, mas que juntando tudo, dá a entender que será a mesma porcaria dos anteriores.

Peço desculpa pela grosseria a quem é fã da franquia, mas a minha visão do que seria Transformes no cinema é bem diferente do que mostraram até agora.

De uma forma bem resumida, não seria um filme de comédia e o foco, a historia, estaria sempre nos robôs.

Se é pra humano participar, podiam fazer pelo menos como a série animada Transformes Prime, onde são praticamente figurantes.


Sei que é o chorôrô de sempre, mas não me conformo com personagens tão fantásticos sendo subaproveitados dessa forma.



G. brucew G. brucew (28/01/2014 17:01:27)   2195 0
Fazia tempo que não tínhamos um Da Frigideira hein...



Breno Breno (28/01/2014 16:53:02)   86 1
Só sei que pior que o 2 e 3 não fica.


G. brucew G. brucew (28/01/2014 17:01:05)   2195 0
Com Certeza, muito ruins.

Breno Breno (28/01/2014 18:39:15)   86 0
Se o Michael Bay conseguir essa façanha, ele vai ter que começar a andar de micro-ônibus.

sem avatar Thiago (28/01/2014 18:43:21)   133 1
Sempre pode ficar pior. Tá aí Resident Evil pra provar que o nível de tosquice a que se pode descer é quase infinito,.

Ivan Ivan (28/01/2014 20:29:59)   -4 -1
eu n acho o 3 tão ruim mas o 2 n devia existir. o um e bem legal.

entouces entouces (07/02/2014 14:06:20)   42 -2
o 3 não foi tão ruin.

THE FLASH THE FLASH (08/07/2014 21:33:45)   772 0
É pior q o 2 e 3. kkkkk MUITO PIOR.


Guaxini Guaxini (28/01/2014 16:50:21)   1040 0
Lindas Mulheres + Explosões = Michael Bay!


Fabio Fabio (28/01/2014 21:27:55)   14 1
Esqueceu de falar das cenas de ação com câmera tremida que não se entende nada...


Thyago Roberto Thyago Roberto (28/01/2014 16:46:41)   729 0
Legal! Já havia previsto que a subtrama principal do filme seria mais ou menos assim... pra mim, vai ser estranho não ver o Shia Labeouf nesse filme de primeira, mas não deve durar.




Omeletop : cinema

Cinema

Os filmes em cartaz, a programação das salas de cinema, bilheterias, trailers, criticas de filmes, cartazes, entrevistas com astros e as novidades de Hollywood.

Séries e TV

As séries de televisão dos EUA, minisséries, os destaques da TV e as novidades na programação.

Música

Os shows que vem por aí no Brasil, os lançamentos musicais, novos álbuns e música grátis para download.

Games

Os novos games, críticas de jogos, trailers, imagens e mais novidades do mundo dos videogames.

Quadrinhos

As novidades das histórias em quadrinhos no Brasil e no mundo, previews de HQs e críticas de lançamentos nas bancas e livrarias.