222

Assista Agora

A Árvore da Vida | Crítica

O filme mais religioso de Terrence Malick trata o contato com o mundo não como pecado, mas como redenção

Marcelo Hessel
11 de Agosto de 2011

A Árvore da Vida

A Árvore da Vida

The Tree of Life
EUA , 2011 - 139 minutos
Drama

Direção:
Terrence Malick

Roteiro:
Terrence Malick

Elenco:
Hunter McCracken, Brad Pitt, Jessica Chastain, Sean Penn, Tye Sheridan, Laramie Eppler

Ótimo
arvore da vida
arvore da vida
arvore da vida

Experimentar o mundo sempre foi um imperativo aos personagens do cineasta Terrence Malick, e desde seus primeiros filmes, Terra de Ninguém (1973) e Cinzas no Paraíso (1978), só convenções sociais - a propriedade, o casamento, a lei - impedem esse contato. Em A Árvore da Vida (The Tree of Life) o obstáculo é mais agudo: a autoridade do pai.

"Por que ele nos machuca, o nosso pai?", pergunta o jovem Jack (Hunter McCracken), o mais velho entre três irmãos de uma família texana. Talvez seja o luto pelo familiar perdido, talvez seja o rancor por não ter seguido sua vocação, mas o fato é que a educação intransigente do pai (Brad Pitt) desfalca o primogênito até a vida adulta (quando Jack reaparece interpretado por um Sean Penn alheio aos dias de hoje).

A culpa não é do personagem de Pitt e também não é culpa da rigidez com que se criavam filhos nos anos 1950. Em A Árvore da Vida, o mais religioso dos filmes de Malick, o próprio conceito de paternidade pressupõe o castigo. As referências cristãs sempre estiveram presentes - o casal de Terra de Ninguém vive do fruto como Adão e Eva, e em Cinzas no Paraíso elas incluem até pragas bíblicas - e aqui se espalham de ponta a ponta, na epígrafe, na trilha sonora, na resolução.

Sempre presente na contraluz da hora mágica, a graça divina pontua A Árvore da Vida nos registros grandiosos (difícil achar algo maior que o Big Bang), nos banais (a opressão de um sótão que parece uma capela) e nos fatídicos (o afogamento é uma forma de batismo?). Ironicamente, porém, aqui o contato com o mundo não se traduz em pecado, como nos dois filmes citados (crime de morte em Terra de Ninguém e "incesto" em Cinzas no Paraíso), mas em redenção.

Quando se emancipa do pai, Jack flerta com o "mal" - a vidraça quebrada, a espingarda de chumbo - mas, como é próprio dos contos de formação, tira desses eventos não uma pena, mas uma moral. A câmera do diretor de fotografia Emmanuel Lubezki mimetiza, com seu constante vaivém, essas forças de atração e repulsa - como o balanço de madeira preso na árvore, que oferece mais perigo e mais recompensa quanto maior for seu arco.

Na Bíblia, a Árvore da Vida é aquela cujo fruto Deus permite que Adão e Eva colham para si, ao contrário da Árvore do Conhecimento do Bem e do Mal, ocupada pela serpente e proibida ao primeiro casal. No começo do filme, Terrence Malick faz uma distinção similar - é possível viver o caminho da natureza, mundano, que satisfaz a si mesmo, ou o caminho da graça, absoluta e universal - e diz inicialmente que é preciso escolher um deles. Ao longo de 139 minutos, contudo, A Árvore da Vida nos sugere que esses dois rumos são complementares.

A Árvore da Vida | Cinemas e horários


Compartilhar

Comentários (222)

O Omelete disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar.
Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas.

Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

sem avatar Lucas (05/03/2012 15:29:38)   0 0
O que na realidade eu não entendi, foram os diversos tipos de comentários, ora falando absurdos do filme e ora elogiando mas não dando nem uma pista do que entendeu do filme. O filme é cansativo sim, porque nós estamos numa sociedade que em tudo está acostumado com coisas mastigadas e prontas, gente é preciso ter paciência e é claro um pouco de leitura ou teológica ou filosófica para compreender um pouco do filme, infelizmente o filme não é para qualquer um, mas qualquer um pode abrir a mente para entende-lo e é claro ter paciência.

Pra falar um pouco do filme é extremamente necessário que a gente fale dos textos que iniciam o filme...até agora não vi nem um comentário para aquilo que pra mim é chave de todo o filme, que é a história bíblica de jó, em que o mesmo ao perder tudo, família, amigos, bens e etc,questiona a sua fé a a existência de Deus, e durante todo o livro de Jó Deus fala com ele que desde o início ele estava la, por isso gente aparece o Big Bang e maior parte das etapas da evolução.

Outra coisa é a história do filho com os pais, ali eu entendo que demonstra as diferentes perspectivas que nós temos de Deus, em que com pai mostra um carinho e amor, mas um pai que castiga e que é rígido e severo...os filhos temem o pai, esse pai mostra um Deus que é "amor só que castiga". Outra visão de Deus é a partir da visão do menino para com a Mãe em que a mesma ama incondicionalmente os filhos e que sempre está ao lado deles só que não pode fazer nada contra o poder do pai, nessa ideia o pai é como a vida, em que desgraças acontecem, só que Deus (a mãe) não pode fazer nada para evitar, mas sim ficar ao lado dos filhos e ama-los confortando-os.

Pessoal pra mim o filme tem diversas outras coisas que me intrigaram, mas que ainda não tenho uma resposta ainda formulada e por isso que o filme se torna tão interessante...



Jonas Jonas (25/02/2012 22:39:38)   -2 0
Aproximamos-nos da 84th Academy Awards™ e não podemos dizer que temos um filme TÃO FORTE E TÃO PERTO de receber a premiação principal da noite. Nas demais categorias o cenário também está indefinido, prever OS DESCENDENTES dos grandes filmes do ano passado não é uma tarefa fácil. Em meio a tantas HISTÓRIAS CRUZADAS, George Clooney será O ARTISTA vencedor como tudo indica, ou na segunda-feira Brad Pitt será O HOMEM QUE MUDOU O JOGO? A briga será intensa, pode apostar, haverão injustiçados, emocionados, enfim, teremos um campo de batalhas recheado de beldades e brutos, com direito a CAVALO DE GUERRA. Fico feliz de ter sido um ano bom, poder ter acompanhado todos os indicados e preferir que dia 26/2/2012, quando em Hollywood estiver começando a noite e já for mais de MEIA NOITE EM PARIS, sejam beneficiados os que resolveram sobre a sétima arte discorrer, se não for o calado que seja A INVENÇÃO DE HUGO CABRET. Ah, Terrence Malick dissecando entranhas com o seu A ÁRVORE DA VIDA, é um caso a parte.



sem avatar Marcelo Augusto (25/02/2012 15:25:59)   0 0
O filme é tão simples e as pessoas tentam ver coisas que não existem.
O filme é religioso? talvez, o que vejo, é um conflito na mente do Jack, entre o cético e o religioso, tentando compreender e aceitar a morte do irmão, porém o filme passou pela mão de um diretor fraco, a narrativa com mais de um personagem, foi mal feita e confusa, esse é o tipo de filme que se caísse na mão de um diretor como o falecido Stanley Kubrick, seria uma obra de arte épica.


sem avatar Lucas (05/03/2012 15:25:52)   0 0
O que na realidade eu não entendi, foram os diversos tipos de comentários, ora falando absurdos do filme e ora elogiando mas não dando nem uma pista do que entendeu do filme. O filme é cansativo sim, porque nós estamos numa sociedade que em tudo está acostumado com coisas mastigadas e prontas, gente é preciso ter paciência e é claro um pouco de leitura ou teológica ou filosófica para compreender um pouco do filme, infelizmente o filme não é para qualquer um, mas qualquer um pode abrir a mente para entende-lo e é claro ter paciência.

Pra falar um pouco do filme é extremamente necessário que a gente fale dos textos que iniciam o filme...até agora não vi nem um comentário para aquilo que pra mim é chave de todo o filme, que é a história bíblica de jó, em que o mesmo ao perder tudo, família, amigos, bens e etc,questiona a sua fé a a existência de Deus, e durante todo o livro de Jó Deus fala com ele que desde o início ele estava la, por isso gente aparece o Big Bang e maior parte das etapas da evolução.

Outra coisa é a história do filho com os pais, ali eu entendo que demonstra as diferentes perspectivas que nós temos de Deus, em que com pai mostra um carinho e amor, mas um pai que castiga e que é rígido e severo...os filhos temem o pai, esse pai mostra um Deus que é "amor só que castiga". Outra visão de Deus é a partir da visão do menino para com a Mãe em que a mesma ama incondicionalmente os filhos e que sempre está ao lado deles só que não pode fazer nada contra o poder do pai, nessa ideia o pai é como a vida, em que desgraças acontecem, só que Deus (a mãe) não pode fazer nada para evitar, mas sim ficar ao lado dos filhos e ama-los confortando-os.

Pessoal pra mim o filme tem diversas outras coisas que me intrigaram, mas que ainda não tenho uma resposta ainda formulada e por isso que o filme se torna tão interessante...


sem avatar Mauro Andres (08/02/2012 15:29:49)   1 0
Existem filmes que são feitos para um nicho específico (assim como qualquer coisa comercial no mundo) e este é um deles.

Não é pra qualquer um. Aqui falo de gosto e não de um pseudo sentimento de superioridade (algumas pessoas que gostaram do filme acabam comentando o filme como se fossem dotados de uma inteligência ou ou valores acima dos demais - não estou falando do Hessel!!!).

Eu pessoalmente não gostei do filme. Aluguei e fui assistir com uma tremenda boa vontade, apesar do aviso de alguns colegas que desistiram do filme na cena do Big Bang. Juro que eu quase apertei o stop do DVD nessa cena.

Eu me senti, falando de uma forma simplista, como aquele cara que visita uma exposição de pinturas e dá de cara com uma tela pintada como se tivessem sido jogados vários galões de tinta um em cima do outro e o resultado disso foi classificado foi classificado como obra de arte.

Não deu. Simplesmente não consegui me identificar com o filme. Assim como o filme não me tocou em nada. Se o objetivo era me emocionar ou ficar pensando no sentido da vida, acabou por me dar um sentimento de rejeição a respeito do filme como poucos conseguiram.

Se é para pensar sobre a vida, ou na morte como continuidade da vida, prefiro ficar com A Fonte da Vida do Darren Aronofsky.


pedro pedro (21/02/2012 00:05:19)   55 0
Auhhauuhauhauhuahauhuahuahahuahah!

Ri muito aqui!!!

pedro pedro (21/02/2012 00:29:54)   55 0
Comentei errado! era pro de baixo! huahuahuah


sem avatar Glauber (24/01/2012 21:54:52)   1 -1
Eu tenho pós-doutorado em filosofia de Harvard e adorei o filme. Achei perfeita o retrato da sociedade estadunidense ianque na perspectiva divina/cosmonauta/jurássica. Pretendo assistir a versão extendida de 9h em câmera lenta


pedro pedro (21/02/2012 00:05:37)   55 0
Hauahauhauuahauhuahuah!
Ri muito aqui!!!


sem avatar rosana (21/01/2012 09:14:00)   0 0
Realmente para assistir este filme eh preciso estar naqueles dias inspiradores... As imagens sao divinas.
Eh um filme que cada um vai interpretar de uma forma e fazer sentido para alguns. E na minha opiniao a essencia do filme seria a existencia de Deus na medida que o homem comecou a questionar coisas das quais nao tem resposta. Nos tempos remotos nem se quer existia vida na terra, e pensar que a natureza tomou um rumo que hoje se pode dizer que isso eh a Graça



sem avatar Clerio (09/01/2012 16:18:35)   0 0
Acho que para muitos que não entenderam, julgar ainda é cedo afinal odisseia no espaço, o acossado são bem recebidos hoje em dia e nao tiveram nenhum reconhecimento no lançamento. Alguns filmes do lars von trier ainda vão se mostrar assim como a arvore da vida



DAREDEVIL DAREDEVIL (22/12/2011 21:24:28)   155 1
Realmente o filme é lindo visualmente falando,mas não tem conteudo.

Ja vi cineastas contarem historias convencionais de uma maneira não convencional,fazendoas parecer originais e inventivas.É o caso de AMNÉSIA do Nolan,ed CÃES DE ALUGUEL do Tarantino.

Mas no caso desse A ARVORE DA VIDA,há um fiapo de história,q não leva a lugar algum.
Tire as imagens e vejaa oq sobra,quase nada.


Kleber Kleber (29/12/2011 15:38:50)   3 0
Não posso deixar de concordar.


Franklin Franklin (17/12/2011 19:26:39)   5 0
Na boa, eu como editor, com as lindas imagens e cenas desse filme, o transformaria em um filme mais emocionante e mais dinamico. Boa intençao do Mallick mas mal executado...ficou chato..



sem avatar Maria (11/12/2011 11:59:32)   0 0
Sem dúvida, o filme mais chato que já vi nos últimos tempos... Como estudante de filosofia, interessei-me pelo suposto teor filosófico, mas não vi nada... Apenas clichês sobre educação paterna de uma família de classe média estadunidenses. Todos lindos, "respeitavelmente" endinheirados, e TERRIVELMENTE católicos! Tá, talvez o problema esteja comigo, de fato... não consigo levar como densa essa problemática quando lembro da minha infância em periferia do Brasil.



Publicidade
fabio fabio (10/12/2011 00:08:35)   12 0
bom filme,mas não é essa coca cola toda que alguns acham.O ritimo do filme é muito lento e com algumas imagens desnecessárias,daria 3 ovos no maximo.



Adriano Adriano (04/12/2011 15:02:27)   20 0
Dizem que cada pessoa tem uma visão diferente sobre a vida, o Universo e tudo mais.

Acho que acontece a mesma coisa com esse filme. Nem todos poderiam gostar, isso seria algo quase impossível para esse gênero de filme.

Eu ainda não sei se gostei (isso é possivel?) pq o filme é bonito, tem imagens lindas, atuações boas (boas, nada de mais - até mesmo pq o tempo dado para os atores é bem diferente de um filme comum), mas não sei. Às vezes me parecia algo forçado e sem ritmo.

A parte tecnica do filme me fez gostar bastante de seu visual. Me fez até pensar se isso tudo não daria certo num filme mais dinâmico - um visual igual para um roteiro diferente.

Agora, a trilha sonora do Desplat é muito boa!

Verei esse filme mais uma vez para ver se minha visão sobre ele muda. Quem sabe...



sem avatar vitor (03/12/2011 15:57:05)   -13 0
ganhou merecidamente Palma de Ouro..nem precisa de critica..



Felipe Felipe (02/12/2011 00:15:11)   13 0
Ainda estou digerindo o filme. Mas posso dizer que gostei muito da parte mais "narrativa" do filme. Ainda não consegui enterder varias referencias ou metáforas do filme. Quando eu assistir mais algumas vezes eu talvez tenha uma opinião formada. Mas por me trazer esta curiosidade já um mérito e tanto ao filme. Gostei, por enquanto.



sem avatar Flávio (26/11/2011 12:04:22)   2 2
Tenho em minha coleção pessoal aproximados 18 mil filmes e documentarios passados por meus pais e que vejo desde 7 anos de idade. E francamente? Eu entendo os que acharam ruim, porque não são todas as pessoas do mundo que vão entender o sentido real da vida e do ser.É preciso sofrer de verdade, olhar as pessoas com outros olhos, é preciso se achar vil, como realmente somos. Pra alguns só um filme sem nexo, pra poucos a visão de que você deve amar a todos, brevemente não estará mais nesse lugar.



sem avatar CHRISTOPHER (23/11/2011 04:17:18)   -3 -3
Comentário mal avaliado pelos leitores. Clique para ler.

Robson Robson (24/11/2011 01:17:51)   0 -3
Comentário mal avaliado pelos leitores. Clique para ler.

Raoni Raoni (24/11/2011 01:40:41)   9 0
O filme é uma pérola, mas colocar pessoas do seu nivel cultural intelectual é a mesma coisa de colocar um lindo quadro na frente dum cavalo, burro ou jumento e pensar que ele vai achar belo.


Dennis Dennis (21/11/2011 09:36:55)   0 1
Tudo bem, o filme é lindo, complexo... resumindo: muito bem feito, uma obra de arte no melhor sentido da expressão...

Mas... é chato pra burro!

Não é um filme pra se ver deitado no sofá no domingo a tarde... vai te dar sono...

Precisa ter muita "serenidade" e "paciencia" para apreciar as imagens, a fotografia, as belas atuacoes dos atores... e para entender as metaforas, as cenas "lentas", e fazer a ligação correta entre os cortes abruptos e as vezes "sem sentido" do diretor...

Mesmo num domingo a tarde, com toda a preguiça do mundo, o filme conseguiu dispertar o meu interesse ate seus 90/100min ... depois, confesso que perdi a paciencia e as coisas ficaram dificeis de entender...

tem muita gente achando esse filme a coisa mais inteligente do mundo, e tem gente achando a coisa mais idiiota e 'banal' do mundo tambem. pra mim, é só mais um filme muito bom, mas muito chato, que nao eh um dos meus estilos favoritos... mas simpatizo mais com aqueles que o enaltecem do que com aqueles que o criticam...



sem avatar Max (20/11/2011 12:58:35)   0 0
Esse filme é completamente sem sentido. O ínicio do filme mostra imagens da criação, do útero de uma mulher etc. O som e as imagens dessa parte são até bons, mas dificilmente você consegue enteder a narrativa. Mostra uma cena e depois vai pra outra nada ver uma com a outra. Ainda disse que essa porcaria ganhou a palma de ouro. O filme deixa qualquer um confuso e loucinho pra sair da sala do cinema ou desligar a TV. Tem que ter paciência pra ver esse filme, recomendo para pessoas com bastante insônia.


Felipe Felipe (02/12/2011 00:23:41)   13 0
Só porque o filme não tem narrativa, não é sinonimo de filme ruim. Muito bom filme, mas não chega aos pés de Kubrick.


Lucas Lucas (19/11/2011 23:42:36)   920 1
Meu deus esse filme é um espetáculo, não achei nem um pouco cansativo como outros aí disseram, eu vidrei nele do início ao fim, 5 ovos de ouro !



Luciana Luciana (15/11/2011 18:51:11)   -7 -1
Pois é... cada um tem sua própria opinião neh? Eu realmente não gostei do filme.



Publicidade
sem avatar deoveki (17/10/2011 12:46:55)   14 0
Um filme cansativo e complexo. Mas merece os quatro ovos que recebeu do Hessel.

A fotografia não há o que críticar, mas achei que, pelo menos, 20 minutos nesse filme são dispensáveis!!!! Até 1h 20min o filme é demais. Depois disso é jogado uma carga de informação que não precisaria, já dava pra irmos para o gran finale....


sem avatar Bodão (19/10/2011 10:15:49)   6 0
Uma má notícia: o corte original tinha 6 horas de duração...

E o pior de tudo: tá cheio de gente querendo ver!

Abcs.


Ad Samp Ad Samp (17/10/2011 04:22:06)   182 1
A mulher no filme questiona DEUS, do porque ele levou o filho dela.

O que Malick faz? Mostra a obra divina(pra quem acredita), desde o Big Bang, passando pela teoria Heterotrófica, os primeiros unicelulares, vegetação, dinossauros, Hecatombe meteórica, até chegar nos humanos americanos prepotentes, rígidos e hipócritas.

É como se dissesse: Olha só o que eu fiz até chegar na sua vidinha medíocre.
Eu levei seu filho? Sim e daí? Get a life!!

Claro, tudo de forma lindamente fotografada e onírica.

Brilhante!!


sem avatar Rania (05/11/2011 00:20:57)   1 1
Mas vá dizer "get a life" pessoalmente a alguém que perdeu um filho. Eu tenho um filho e deve ser a pior coisa do mundo.
Certamente esse filme é bem o oposto desse seu "get a life".

O drama todo é que somos NADA para o universo e TUDO para nós mesmos. Por isso uma perda dessas é 'insignificante' e ao mesmo tempo incomensurável.

Grow up.


Β•Я•Ц•Ŋ•Ø Β•Я•Ц•Ŋ•Ø (09/10/2011 16:53:24)   14 1
Recomendadíssimo para quem está com insônia.


Robson Robson (24/11/2011 01:28:23)   0 0
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk


sem avatar murcio (07/10/2011 01:07:58)   0 0
queria muito ver esse filme. quando estava assistindo queria que acabasse logo. e fui forte em não abandonar o filme na metade, mas que deu vontade, isso deu. senti um alívio enorme quando o filme acabou. detestei.



Marcelo Marcelo (06/10/2011 06:28:21)   666 1
bom soh consegui assistir o filme hj e achei muito bom ... da muito espaco para reflexao ... para quem esta acostumado a ter um filme com tudo mastigado, comeco e fim esse nao eh uma boa opcao ... mas para quem aprecia a arte esse filme faz muito sentido sim.



sem avatar Lucio (05/10/2011 14:19:34)   3 2
Sinto dizer, mas é presunção chamar isto de crítica. Diferente da grande maioria dos textos que ocasionalmente leio aqui no Omelete, isto aqui não passa de uma mera sinopse - com uma breve descrição dos aspectos técnicos para as escolhas de composição de roteiro, elenco e fotografia - e é só.

Não encontrei sequer um trecho que expressasse uma opinião ou posicionamento sobre o filme, sobre seus pontos positivos ou negativos, nem sequer esclarece o porquê deste filme estar sendo criticado tão duramente por quem assiste. Seria o contexto? Seria uma questão ligada à crenças morais e espirituais do espectador, que incumbem uma interpretação diferente de toda a carga dramática que o filme propõe ou tenta propor? Acredito que se a intenção do autor era manter-se longe de posicionamentos sobre estas questões, que ao menos o texto as apresentasse em panos limpos, de forma imparcial e clara, sem incitar discussão de verdades absolutas nos comentários.

Ainda não tive a oportunidade de assistir, e esperava justamente encontrar na crítica do omelete uma motivação para vê-lo - nem que fosse pra torcer o nariz e tentar compreender o lado oposto de tanta opinião negativa sobre o filme. É pena.

Como não posso opinar sobre o filme, deixo então um único ovo para esta crítica preguiçosa.



Marco Aurélio Marco Aurélio (04/10/2011 21:28:15)   -1 0
Excelente filme, e difícil linguagem, realmente. Falei mais sobre o filme no blog: http://cinemarcocriticas.blogspot.com/2011/09/arvore-da-vida.html


sem avatar Evandro (05/10/2011 00:06:36)   5 0
Valeu Marco Aurélio! Sua crítica do filme árvore da vida foi bem ponderada e sincera, muito boa mesmo. Não consegui deixar de ler também, a crítica sobre o filme melancolia que foi para mim o melhor filme do ano e difícil de ser batido. Gosto é gosto, não é?

Marco Aurélio Marco Aurélio (06/10/2011 10:52:06)   -1 0
Obrigado, Leandro! Fico feliz em saber que transmiti a minha opinião sobre esse filme. Melancolia é um outro trabalho minucioso, habilmente articulado a exclamar situações que enfrentamos em nossas vidas. São filmes raros, julgo, com grande poder comunicativo, ambiciosos e, nem por isso, pretotentes! Fica o convite para seguir meu blog e comentar em minhas postagens, tenho tão poucas, :(

Abração!

Marco Aurélio Marco Aurélio (06/10/2011 10:59:10)   -1 0
Poucas mensagens, digo, não postagens. Até que já tenho um número relevante de críticas em meu blog. Comenta lá, segue lá, divulgue, se puder.

Abraço! :D

Marco Aurélio Marco Aurélio (06/10/2011 11:00:13)   -1 0
Que gafe, desculpe, Evandro, confundi seu nome. :(


sem avatar Bodão (04/10/2011 09:04:29)   6 0
Paulo,

Esse texto é na verdade da Folha (Marcelo Gleiser). Apesar de ser um texto bom, ele fala coisas como a morte do filho no Vietnã, que não é considerado como verdade (eu explico minha versão no blog, para os interessados).

Continuo gostando do filme e impressionado com os feedbacks positivos aqui. Apesar dos comuns "esse filme é um saco!", a maioria das pessoas gostaram. Que bom. Só não se empolgem demais: Oscar não deve ganhar não, pelo menos nas categorias principais é muito difícil.

E não entendo porque as pessoas não conseguem gostar de mais de uma coisa, tem que ser uma ou outra. Claro que é difícil se gostar de Árvore da Vida e Transformers 3, mas eu pelo menos, adorei http://bodeproducoes.wordpress.com/2011/09/05/discutindo-a-arvore-da-vida/
e também adorei http://bodeproducoes.wordpress.com/2011/08/27/critica-super-8/



André André (03/10/2011 11:32:44)   -3 0
Puro sentimento!

Esse filme é daqueles que não foram feitos apenas para serem vistos. É uma obra extremamente marcante, intensa e ao mesmo tempo sensível, você tem que ir absorvendo aos poucos cada tempo dele, pois trata da vida que é marcada por momentos bons e ruins.

Concordo que para muitos vai parecer muito subjetivo, mas isso apenas para aqueles que desistirem de ver até o final.

O tipo de filme que a Academia do Cinema gosta, provável ganhador do Oscar 2012.



thiago thiago (02/10/2011 23:08:27)   9 1
Filme difícil, hein? Belas imagens e uma história extremamente simples, mas profunda. Não gostei muito. Não daria 4 ovos, e sim 3. Pra quem gosta deste gênero de cinema, foi um prato cheio.



Publicidade
Juliozales Juliozales (01/10/2011 18:06:26)   35 0
Cá entre nós, só do filme gerar toda essa discussão, já o torna um filme difereciado, tal como A Origem.

Cada um tem seu gosto, e definitivamente o filme vai gerar amor e ódio, parece que foi feito pra isso.
Me identifiquei muito com o filme, em muitos aspectos.
Achei sensacional, e ao contrário de alguns por aqui, indicaria sim para algumas pessoas...mas claro, avisaria que o filme não é fácil de se assistir.

Aceito algumas críticas, mas falar que o filme não tem história, realmente é pq a pessoa dormiu durante a sessão.



Jacir Jacir (30/09/2011 13:43:39)   1 -1
Cara este filme não tem nada a ver com nada
não sei se gostei ou não!

o filme não tem sentido nenhum.
a melhor parte de fime e quando não tem ator, só os efeitos da criação e destruição do mundo.


sem avatar murcio (07/10/2011 00:44:57)   0 0
o filme é muito cansativo, entendiante. senti um alívio enorme quando acabou. detestei.


sem avatar Paulo (30/09/2011 02:08:19)   1 1
Deixo Maria Helena falar por mim

http://oglobo.globo.com/pais/noblat/mariahelena/posts/2011/08/22/escolheremos-graca-ou-natureza-400280.asp



sem avatar Evandro (29/09/2011 12:15:46)   5 -1
O filme é bom sim, mas concordo com alguns que se torna em alguns momentos bastante chato. Sou fã do trabalho do diretor, só que dessa vez acredito que ele deveria ter usado um pouco mais do diálogo já que se trata de relações familiares(pessoas) o que exige muito mais da interpretação do seu elenco de atores do que simplesmente mostrar imagens encantadoras e deixar o público divagando. Se eu estivesse em um museu apreciando pinturas e o filme tivesse sendo rodado lá, seria perfeito! Acontece que eu fui ao cinema! O filme O Novo Mundo do mesmo diretor tem imagens bem mais bonitas na minha opinião e o diálogo também é pouco, porém, bem mais apropriado.



sem avatar Flávio (28/09/2011 12:39:35)   0 0
Não gostei do filme. Achei chato pra cacete, deu vontade de sair da sala quase o filme inteiro e me livrar daquele inferno.

Sem história, sem elementos que tornam uma narrativa agradável. Aliás, que narrativa? Não existe uma. São um monte de fragmentos sem sentido de uma família texana. Ponto. E aí? Só porque o cara é bravo e bate nos filhos, tem uma "visão semiótica" blablablabla na cena?

Ah, puta que o pariu. Esse é o tipo de filme que o cara entende se ele quiser. Dá pra inventar qualquer comparação aí. Seja com bílbia, com holocausto, com patinação no gelo ou o homem ter ido a lua.

É decepcionante. E sim. Podem me chamar de burro, idiota, e alguém que "não entendeu o filme". Não sou filósofo, nem padre ou cientista.

Sou apenas um cara que gosta de ouvir e
ver boas histórias. Infelizmente, essa não foi sequer uma história.

Este é um filme que eu não indicaria pra ninguém. As pessoas iriam me xingar depois de ver isso aí.

Filme de pessoas que querem ser cult. Ou que acham que "compreendem" tudo e qualquer filme como uma "obra de arte".

Faz-me rir.


sem avatar siglaz (29/09/2011 11:35:09)   -1 -1
Flávio, assino embaixo, sem reservas.

O filme é chato ao extremo. É possível extrair sentido dele, assim como o é fazê-lo em relação a qualquer outra coisa. É incrível como um dinossauro predador pode ser mais sensível com sua presa ferida do que o próprio pai com os filhos. Ou não. Ou então é só uma ideia mal executada.

Aos que gostaram e entenderam (?), parabéns. Comprem o Blu-ray e revejam felizes e não ignorantes a obra-prima no conforto de seus lares.

Passarei longe.


João Luiz João Luiz (27/09/2011 11:52:56)   35 3
@Rafael

Acredito que estejamos quites, pois fui assistir ao TRANSFORMERS, e esse sim, foi cansativo pra mim!! Sei que se trata de um blockbuster, um filme de ação, mas eu procurava por uma linha de coerência onde não havia, acho que não existe essa palavra no vocabulário de quem assiste a esse tipo de filme.

As idéias e os pensamentos do filme lhe parecem ser "incoerentes" e "sem-nexo" porque fazem parte de um dia de reflexão de Jack sobre sua infância, sentado em seu escritório, e quando refletimos sobre algo(acho que vc nunca fez isso...) nossa mente segue vários rumos sem que a controlemos.
Foi isto e mais uma centena de coisas que o diretor chapado de LSD(segundo você disse) quis passar à nós espectadores.

É uma pena que as pessoas ainda queiram tudo mastigado e decifrado sempre que vão ao cinema. Também não me admira outros espectadores terem saído reclamando, pois, para algumas pessoas o fato de pensar ou refletir sobre qualquer coisa é uma tarefa árdua e extremamente cansativa. Paciência... é como dizem por aí: "A ignorância é uma benção".

Aquele abraço!!



Rei Rubro Rei Rubro (26/09/2011 06:33:10)   -2 -4
Comentário mal avaliado pelos leitores. Clique para ler.


João Luiz João Luiz (25/09/2011 02:25:04)   35 4
SIMPLESMENTE MAGNÍFICO!!!


Rafael Rafael (26/09/2011 04:03:28)   -4 -4
Comentário mal avaliado pelos leitores. Clique para ler.


Raul Raul (24/09/2011 22:34:56)   566 1
Assisti ao filme hoje! E concordo com a Crítica do Marcelo Hessel, é ótimo! Brad Pitt está muito bem. Destaque também para a belíssima, em todos os aspectos, Jessica Chastain. Encantadora!



Marcelo Marcelo (07/09/2011 12:38:10)   666 4
vou ver hj com pizza!!!


sem avatar Roberta (07/09/2011 19:25:11)   -4 -4
Comentário mal avaliado pelos leitores. Clique para ler.

sem avatar Julio (16/09/2011 08:31:29)   -4 -4
Comentário mal avaliado pelos leitores. Clique para ler.

Marcelo Marcelo (06/10/2011 06:23:34)   666 2
bom soh consegui assistir o filme hj e achei muito bom ... da muito espaco para reflexao ... para quem esta acostumado a ter um filme com tudo mastigado, comeco e fim esse nao eh uma boa opcao ... mas para quem aprecia a arte esse filme faz muito sentido sim.


Publicidade
sem avatar Marcelo (05/09/2011 23:26:01)   3 3
Não me sentindo apto a escrever uma resenha sobre o filme, resolvi registrar aqui coisas importantes que defendi e/ou aprendi em inúmeras discussões. Spoilers (claro)!

1. Todo o filme se passa pela visão do JACK.
Muitos parecem não ter percebido isso e falham ao criticar os personagens do pai e da mãe (“esteriótipos”, “maniqueístas”) ou as tomadas simplistas de cidade Texana. Todo o filme, e eu incluo aí o big bang e os tempos pré-humanidade, se passa através da visão do irmão mais velho da família. Isso explica as tomadas rente ao chão, como se vistas por uma criança, e a forma simplista como muitos eventos são retratados. Mas isso levanta questões importantes: os outros irmãos de Jack parecem gostar muito do pai, por que então Jack tem tantos problemas com ele? Será que o pai é tão rígido assim? E a mãe dele, será que é tão perfeita? Não, claro que não.

Discutindo A Árvore da Vida:

http://bodeproducoes.wordpress.com/2011/09/05/discutindo-a-arvore-da-vida/



sem avatar Fernando (05/09/2011 23:08:27)   -10 -1
Não gostei de forma alguma. É psicologia barata feita com imagens apenas, sem história alguma. Meses esperando para em apenas 2 horas sair mega decepcionado de uma sala de cinema. Falei mais no blog: http://temumcoelhonocinema.blogspot.com/2011/09/arvore-da-vida.html


sem avatar murcio (07/10/2011 01:00:17)   0 0
concordo. pra quem gosta de bosta é um prato cheio.


sem avatar Willian (05/09/2011 11:01:15)   -28 -2
Nao é tao bo assim...Mas achei a descricao da infancia muito fiel...



sem avatar Rafael (28/08/2011 20:04:13)   -3 -4
Comentário mal avaliado pelos leitores. Clique para ler.

sem avatar André (28/08/2011 22:14:24)   0 0
Rafael discordo da sua opinião! ainda bem que uma boa parte da comunidade filosófica não pensa como vc!! teve pensador que foi num desses congressos importântes ai que discutia questões filosoficas e essencias a vida humana...e não sei ao certo qual foi a pergunta deixada a ele...mas o que surpreendeu foi a resposta dele, tipo, quando todo mundo esperava uma réplica num caminho cético e fechado em ateísmo, o que cara surpreende dizendo que a pergunta mais relevante hoje para o Ser humano é responder nosso proposito de existência aqui na terra, e dependendo de qual seja essa resposta nos remeterá a maior questão de todos... a existência ou não de Deus e sua influência na vida humana.

Para mim o filme Árvore da Vida toca em questões essenciais da existência humana como Deus, a perda, a rendição, nossa constituição como indivíduos, e os caminhos possíveis de serem trilhados pelo ser humano.

E a sensibilidade a tudo que nos cerca e um possível sentido de existência advindo da comunhão com nosso em torno, entende-se o universo criado.

sem avatar Rafael (29/08/2011 11:17:52)   -3 1
Beleza André, também acho que estas perguntas são importantes. Só que eu penso que o filme tratou delas de uma forma bastante superficial, com muitos clichês e pouco aprofundamento.
Pra mim é um filme visualmente bonito e só. Assim como documentários sobre natureza também podem ser bonitos.
Mas essa é apenas a minha opinião, estejam livres para discordar dela.


sem avatar Carlos (30/08/2011 11:34:17)   3 1
Respeito a tua opinião. Mas devemos lembrar que trata-se de um filme que não tem a pretensão de ser uma "biblia" da existencialidade. O Objetivo dele é despertar, tanto que, durante ele se faz mais pergunta do que se tem resposta.

Outra coisa é direção de Malick, mesmo respeitando a opinião alheia, as cenas da família são belissímas. Ele utiliza a càmera de maneira sensacional, bastava ver os mise-en-scene proporcionados pelo filme com Jack ao fundo e o uso da luz, simplismente fantástico.

Mas vale ressaltar, cinema é questão de gosto, existem clássicos que sinceramente não gosto. Assisto e respeito. Mas não gosto.

Para mim, o filme de Malick é a primeira obra-prima da década, estando ao lado de 2001: Uma Ódisseia no Espaço.

sem avatar Bodão (30/08/2011 13:56:08)   6 0
Rafael,

Eu assisto muitos filmes. Respeito sua opinião, mas não fiquei convencido de que é uma opinião sincera mesmo ou apenas fruto de algum tipo de preconceito - ou ainda, me pergunto se você usou o inverso do seu próprio argumento:

Se é um filme bom para dizer que gostou para parecer inteligente, é um filme ótimo para se criticar e parecer mais inteligente ainda?

Então te faço uma pergunta: dentre os filmes que você viu recentemente, que filmes tratam de forma MAIS profunda estes temas?

No meu caso pelo menos há muito tempo eu não assistia um filme que tratasse TANTO existencialismo, psicologia, religião, família (édipo) ou ciência.

Ser superficial ou não vai depender do diferencial. Comparado a grandes obras da literatura e obra-primas de filósifos? Claro.

Comparado a outros filmes? Acho complicado argumentar.

Abraços.

sem avatar Aleph (05/09/2011 10:19:26)   0 0
Concordo com o Rafael. Uma crítica do IMDB resume bem a minha opinião sobre esse filme: "One of the most pretentious pieces of pseudo-intellectual garbage I have ever seen".

É a primeira vez que saio do cinema antes do fim de um filme. Pode ter lindas imagens, mas isso eu canso de ver nos documentários da BBC. Seria menos chato se não fosse tão religioso.

sem avatar Geraldo (10/09/2011 10:13:29)   2 2
É doutor filósofo. Apezar de seu protesto antecipado, você realmente não entendeu o filme... ou não tem sensibilidade para avaliar o "conteúdo relevante.

sem avatar Jayson Weslley (19/09/2011 12:01:36)   4 2
Todos podem opinar igualmente.

Mas à partir do momento q vc utilizou da uma falácia pra argumentar ("sou doutor em filosofia") vc se tornou tão pretensioso quanto o filme.

Mas td bem, depois vc argumentou normalmente e seus argumentos são bons, embora eu não concorde.

Se a família do personagem do filme é clichê, então a minha tb é, pq me identifiquei demais com o filme. E não me lembro dos personagens serem unilaterais. O pai tem seus momentos de carinho e fraqueza, e a mãe tb critica e briga com o filho (da maneira dela).

De fato não tem nada de complicado o filme. Respeito seu gosto e sua opinião, mas cuidado pra não se igualar ao diretor do filme.

Quanto ao conteúdo relevante, melhor ler um livro de filosofia msm. Arte não tem conteúdo relevante, pois se tivesse, não seria SUBJETIVA.

Pra mim, é um clássico moderno, o "2001" do século 21 (sem exageros).

João Luiz João Luiz (27/09/2011 12:02:07)   35 2
DOUTOR, QUE FACULDADE É ESSA?!
QUE FORMA UM FILÓSOFO QUE NÃO TEM A CAPACIDADE DE PENSAR!! KKKKK

EXISTE MAU PROFISSIONAL EM TODO O LUGAR!!


Paulo Paulo (25/08/2011 01:50:49)   16 1
Excelente. Acredito que na versão pretendida pelo diretor, com mais de cinco horas, seja, realmente, uma obra-prima. Por esse motivo — montagem/metragem não condizente com a idealizada pelo autor —, claramente não se apresenta como andam celebrando. Essa empolgação toda deve ser pela sua condição de cinema incomparável — não encontra paralelo em nenhum filme que eu já tenha visto — no conceito e realização. Ainda assim, é uma experiência cinematográfica única. Para mim, demandou pensamento não verbal, evocando, muitas vezes, um tipo de 'super consciência', um "pensar/sentir a eternidade, o amor e a finitude"; paradoxalmente mesmo. Que venha a Versão do Diretor...


sem avatar matheus (25/08/2011 04:24:33)   1 0
Concordo plenamente, Paulo.


sem avatar Robson (23/08/2011 16:39:47)   -37 5
Putz... Esse filme maravilhoso ganha 4 ovos, enquanto aquela coisa chamada Scott Pilgrim contra o mundo ganha 5....

Será que eu estou louco ou loucos são os críticos daqui???


John John (23/08/2011 22:37:50)   13 -1
eu quero imaginar que todos cometem algum erro terrível de vez em quando.

scott pilgrim não somente é um dos piores filmes do ano, como vai se tornar um teto de vidro para a galera daqui do omelete.

e não venham me dizer que os parâmetros de avaliação dos filmes tem de ser diferentes...

sem avatar Jayson Weslley (19/09/2011 12:03:29)   4 1
Scott Pilgrim é um filme excelente e merece 5 estrelas.

Mas A àrvore da vida merece muito mais as 5 estrelas!

É um clássico moderno.


sem avatar Bodão (23/08/2011 16:39:12)   6 5
Interessante... vi muitos sites em que os comentários são quase que totalmente negativos. No Omelete, tanto a crítica como boa parte dos comentários são positivos. Bem mais do que o esperado, considerando o filme.

Que boa surpresa...

O filme é realmente excelente. Daqueles que fica na sua cabeça por um bom tempo. Agora é um filme que eu pensaria cem vezes antes de indicar para alguém - salvo algumas pessoas que conheço muito bem. Não é um filme comum. Mas também, os melhores não o são.

Para os que estão em dúvida quanto a ver ou não, segue uma dica: se você tiver assistido Além da Linha Vermelha ou 2001: Uma Odisséia no Espaço, e gostado, não tenha dúvidas. Você irá adorar o filme.

Se tiver assistido algo como Fonte da Vida (5 ovos) ou alguns filmes do Gondry e/ou Kaufman (Brilho Eterno, Adaptação, Synédoque), você muito provavelmente irá gostar.

Se você não viu nenhum desses filmes, e é do tipo que se esforça para assistir os filmes premiados (Cannes, Oscar, Filmes Estrangeiros) etc, mas em geral considera-os cult demais, por favor fique em casa :). Será o melhor para todos...

E para os que acharam o filme longo, vale salientar que o Malick fez um primeiro corte de 6h do filme! O Penn que saiu perdendo nesse corte final.

E quer saber? Se tivesse como, eu veria essa versão de 6h sim, com todo o prazer.

A maioria dos brasileiros acompanha pelo menos uma novela inteira por ano, perdendo quase 150h de suas vidas... para quê? Em que ela realmente contribui?

E agora vão achar ruim assistir um filme de 2h30m? Agora filme tem que ter que nem desenho infantil, de até 1h30m, para ser bom é isso?

E por favor não vamos mencionar críticas da Veja. Nunca vi uma crítica que preste na Veja. Eles falaram mal de TANTOS filmes excelentes, que acho até desrespeitoso. Imoral mesmo.


ARS ARS (23/08/2011 22:17:41)   54 1
EXCELENTE sua citação sobre as novelas !!!

Eu também veria as 6h do filme.

Willian Willian (26/08/2011 22:07:17)   29 -1
Isso é o mínimo que deveriam priorizar num filme de cinema, O MÍNIMO, priorizar o roteiro sem se importar em fazer dele uma novela, por que o que vai ser contado é o roteiro baseado no que precisa ser mostrado, então não tem nem o que dizer, agora se o filme em si não existe um roteiro que aborde tamanho tempo então não tem necessidade alguma de ser longo, só quem sabe fazer cinema entende disso, e são poucos.

sem avatar Jayson Weslley (19/09/2011 12:08:04)   4 1
Discordo do William!

Cinema não é livro!!

Cinema não tem q, necessariamente, ter diálogos!

Cinema são imagens em movimento e sons. Só isso.
O resto é complemento!

Cenas sem diálogo num filme está para uma música instrumental. Músicas não precisam de letras pra serem clássicos.
Se fosse assim, as músicas de Beethoven seriam ruins, pq nenhuma delas tem letra ou poesia. E msm assim são clássicas, melhores do q qualquer música com letra q eu ja tenha ouvido.


John John (23/08/2011 15:25:33)   13 4
melhor filme do ano.

dificilmente haverá outro superior (e olha que tenho expectativas com vários títulos).



Samuel T Samuel T (22/08/2011 23:58:29)   10 0
gostei da análise da veja passado pela @ávila.

mas concordo como o pessoal que o filme poderia ter sido melhor se nao tivesse tido as cenas de Mistérios do Universo com Morgan Freeman (aliás só faltou nestes momentos a voz do bicho mesmo para narrar... talvez tivesse ficado muito mais impactante...)

mas po... a parte que mostra realmente algo para voce refletir (que é quando aparece a relação familiar, uma ou outra dúvida de fé a mãe tem... va lá...)...

bom... paciência né... um dia chego apreciar melhor este filme.

falow




Robson Robson (22/08/2011 09:49:35)   0 1
Filme lindo lindo lindo, adorei pessoal...imagens maravilhosas, eu me achei, despertei minha essência interior, quanta natureza, quanta imaginação, um filme para sentir, que OBRA PRIMA....aaahhhhh, faço questão de dividir esse momento "Ursinhos Carinhosos" com vocês.




Obs.:Agora quem sabe, ganho uns positivos e uma estrelinha, me respeitem e não retirem meus comentários daqui. Disse o que vcs queriam????



Publicidade

Omeletop : cinema

None