True Blood - 6ª Temporada | Crítica

Uma temporada de desapegos e reparações

Isaque Criscuolo
22 de Agosto de 2013

True Blood - 6ª temporada

True Blood - 6ª temporada

True Blood
EUA , 2013 - 10 episódios
Drama / Fantasia

Roteiro:
Alan Ball

Elenco:
Anna Paquin, Stephen Moyer, Sam Trammell, Ryan Kwanten, Rutina Wesley, Chris Bauer, Nelsan Ellis, Carrie Preston, Alexander Skårsgard, Todd Lowe, Deborah Ann Woll, Jim Parrack, Kristin Bauer van Straten, Joe Manganiello

Bom
True Blood
True Blood

Quando True Blood começou, lá em 2008, encantou por contar uma história de vampiros sem pudores numa cidade pequena e insignificante que, de repente, se torna o olho do furacão sobrenatural. A história correu muito bem durante duas temporadas até a quantidade de arcos e personagens ficar tão extensa a ponto de ninguém mais ganhar destaque.

Nesse contexto, os fãs e espectadores passaram a reclamar. Alguns desses momentos mais críticos pareciam estar na trama para tapar o buraco de uma história que não queria se esgotar, mas não sabia para onde ir. Foi assim com a família de metamorfos de Sam Merlotte (Sam Trammell) e a matilha de Alcide (Joe Manganiello). Sookie (Anna Paquin) e sua turma passaram a liderar uma caravana muito grande para doze episódios por temporada, fazendo com que a qualidade das tramas diminuísse, deixando True Blood irrelevante.

Eis que Alan Ball, criador e então produtor principal da série, decide abandonar o barco para mergulhar em Banshee, deixando o drama sobrenatural nas mãos de Brian Buckner. Ele ficou com a tarefa - e a promessa - de enxugar as tramas e colocar True Blood de volta nos trilhos de sucesso e relevância televisiva.

A sexta temporada começa exatamente onde a quinta terminou: o renascimento de Bill (Stephen Moyer) a partir do sangue de Lilith (Jessica Clark). A trama central leva os personagens por uma viagem bizarra que envolve fé, holocausto e reparações.

A Hora do Desapego

Foi um ano em que os personagens e os roteiristas exercitaram o desapego. Arcos que já perdiam o sentido, como a supracitada matilha de Alcide e os dramas de Sam Merlotte, receberam atenção para que suas histórias fossem finalizadas. A turma de Bon Temps, também perdida, ganhou seu drama para voltar a fazer sentido e, com a morte de Terry Bellefleur (Todd Lowe), conseguiu juntar os pedaços.

A vida amorosa de Sookie, que havia se tornado uma salada de frutas, ganhou uma nova possibilidade e, depois uma trama insossa com o vampiro-fada Warlow, foi coerente com a trajetória da personagem. Warlow, por sua vez, programado para ser o vilão da temporada, funcionou como ponto central para a reestruturação das tramas dos vampiros. Embora tenha passado maior parte do tempo amarrado no plano das fadas, foi uma boa adição à mitologia da série e aos questionamentos filosóficos de Sookie.

Um novo mundo

A série acertou em avançar episodicamente nas tramas que precisavam sair para que a próxima temporada enfim fluisse. As histórias fracas continuaram fracas, mas com fortes indícios de que chegariam a um fim. Novos elementos, personagens e enredos foram introduzidos. A guerra entre humanos e vampiros, que ao final da temporada anterior se anunciava como o grande futuro da série, foi colocada de lado lentamente e sem exageros. Afinal, a história de True Blood não funciona em escala global., mas sim na dinâmica dos acontecimentos bizarros da pequena comunidade de Bon Temps. Os excessos foram retirados da mesma forma que Nora (Lucy Griffiths), Steve (Michael McMillian) e Terry foram sublimados sem remorsos.

True Blood Sexta temporada 11Mai2013 03

O ponto alto deste ano foi o retorno da vilania para as mãos dos humanos. Ver Sarah Newlin (Anna Camp) e sua megalomania cristã de volta à ação junto da interação com Jason refrescou o tom de crítica à religião e o limite das bizarrices.

Um novo futuro

O episódio final trouxe de volta a tensão característica de término e, embora tenha sido corrido, deixou pronto o cenário do futuro da série. Sem seu bar, Sam como prefeito e uma nova configuração - agora os vampiros assumindo um papel cada vez mais importante na vida dos humanos e vice-versa -, a promessa de uma futura ótima temporada foi feita. Há ainda muitas pontas soltas, mas o panorama é positivo.

Leia mais sobre True Blood



Publicidade

Comentários (37)

O Omelete disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar.
Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas.

Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

sem avatar ana paula (08/01/2014 14:13:24)   0 0
Tudo é uma questão de pespectiva.Por exemplo eu conheci True Blood já na quarta temporada e amei a série a partir daí,axo que tudo se encaixa perfeitamente e ainda não me decepcionei com muita coisa,quem assiste desde o início pode ter não gostado por já vim acompanhando e tendo uma noção mais antiga da série.A quinta temporada foi um máximo e cheio de reviravoltas e revelações,que já na sexta temporada se desdobram.A única coisa ruim é o Bill e a Sookie que querendo ou não são os protagonistas principais e por isso devem ficar juntos.Só penso que tem algumas coisas que foram um pouco over,como a Lilith,o sangue dela,o Jason vendo os pais,o Bill renascendo e mais forte,ficou um pouco trash nesse sentindo.



sem avatar Alberto (21/09/2013 18:15:34)   1 1
Essa sookie começou virgem e virou uma biscatinha.



entouces entouces (09/09/2013 18:44:25)   42 0
o problema da serie é a falta de compromisso com os personagens. sem dar a eles mais motivos para estarem ali e não só vivendo no mundinho da sookie e do bill. que ninguem aguenta mais o melodrama forçado dos dois. poderiam investir mais no tema vampiros e lobisomens e dar um atrativo a mais pra serie.



sem avatar carlos (26/08/2013 22:45:37)   1 1
essa 6 temporada veio pra salvar a serie pois a 5 temporada fui muito fraca, acho que essa 7 podera ser a ultima ea melhor temporada de todas!



sem avatar Olive (26/08/2013 01:37:28)   -250 -1
A série sempre foi trash. O que me incomoda é o cinismo deles e a banalização das mortes. Não me importa se os principais de uma obra são monstros ou o grau de violência, o problema é massacrarem gente direto e ninguém se revoltar, parece que é tudo uma brincadeira. Quando alguém reclama ou toma uma atitude contra os vampiros, logo é ridicularizado e morto. Diários de Vampiros também é assim. Obviamente nesse tempos de "olho que tudo vê" em Hollywood, só pode ser proposital.



Bill Bill (24/08/2013 22:13:26)   161 2
Eric e Pam são os melhores vampiros criados desde Dracula de Bram Stocker!


sem avatar Olive (26/08/2013 01:31:27)   -250 0
Só a Pam, o Eric é um amalgama de taras femininas.


 Cristina Cristina (24/08/2013 00:56:27)   579 1
Tiro no pé, começou bem e ficou ridículo. Sookie e Alcide? nada a ver, se fosse a umas 3 temporadas lá atrás faria mais sentido. E Warlock foi o vilão mais trash que já vi!

Ao menos na próxima temporado podemos contar com pam e Erick para salvar...



Comento o que vi Comento o que vi (23/08/2013 22:18:54)   2 -1
Assisti por consideração as 3a. primeiras temporadas...pois TRUE BLOOD está um lixo...coisa com coisa...



Luli Luli (23/08/2013 21:57:42)   19 2
Crítica muito boa sobre o que aconteceu com True Blood:
http://pt.scribd.com/doc/162597604/A-Queda-de-True-Blood



Fael Fael (23/08/2013 19:13:29)   200 5
Sou mto fã da série, mas não gostei do fim, e se Eric morrer vai perder um pouco a graça, imaginei ele se enterrando na neve ou algo parecido, e Sookie biscate como sempre. Warlow foi o grande vilão, depois virou mocinho e depois vilão... Fraco mto fraco, espero que isso mude na 7ª temporada.



Publicidade
sem avatar Mark (23/08/2013 17:05:37)   -42 -6
Comentário mal avaliado pelos leitores. Clique para ler.


Diego Diego (23/08/2013 15:13:59)   146 4
É o seguinte: Muito Warlow e outras idiotices, pouca Pam e seu maravilhoso sarcasmo.
A cada episódio eu me decepcionava com o pouco que era mostrado da personagem que na minha opinião, de longe, é a melhor da série!
Espero que na próxima eles deêm o destaque que a Kristin merece.

Who doesn't love Pam? Please



sem avatar Evelin (23/08/2013 14:37:02)   -2 -2
True Blood está no hall das séries que já deveriam ter acabado há muito tempo. Mas isso é só a minha opinião...



Raquel Raquel (23/08/2013 02:57:01)   -4 3
A temporada inteira foi incrível, assistia com o maior amor do mundo. Mas a season finale me decepcionou.
Não vou me conformar NUNCA com essa cena deplorável do Eric queimando, não que eu esteja reclamando por ver o Alexander sem roupa, longe de mim. E eu acho que a Pam vai salvar ele de alguma forma, só não sei como, visto que ela também é uma vampira e também queima. Perceberam que ela não foi mostrada na parte do "seis meses depois"? Mas ainda assim, o fato dele estar lendo pelado, sozinho, no meio da neve, foi ridículo e meio que nem faz o estilo Eric de ser. No lugar do Alexander, eu não voltaria pra próxima temporada. E olhe que o Eric é meu personagem favorito.
Outra coisa ridícula também foi o Warlow! Tipo, do nada ele deu alok e disse que não queria viver no mundinho da Sookie. Tá certo que ele queria que ela virasse vampira com ele e que ele nunca foi bom, mas poxa, o que são alguns meses/anos pra quem esperou por ela durante séculos? E foi ridículo o avô dela aparecendo naquele portal. E mais ridículo ainda o Warlow morrer tão fácil. -_-
Não curti o Jason com essa vampira! Ela é muito chata, cara. Achei estranho a mãe da Tara, tão preconceituosa com os vampiros, fazer algo assim, fiquei esperando ela dizer que estava infectada pelo vírus da Hepatite V. E que nada a ver do caramba foi o Sam virar prefeito? E esse lance de "relações monogâmicas"? Se fosse pra doar o sangue, eu entenderia.
Por falar em ridículo, tem o Bill, que mandou a Sookie pastar a temporada inteira e no ultimo episódio ele fica todo apaixonadinho por ela, e o pior, ela ficar balançada. Bill mentiu pra ela, a manipulou e só fez besteira, como o grande filho da mãe que é, mesmo antes do sangue da Lilith. E ela já estava puta com ele antes disso, tanto que retirou o convite pra casa dela. Sobre Alcide, nada contra.
Jess é um caso a parte, fiquei com dó, mas não tirei a razão do xerife. Afinal, ela matou as filhas dele em um momento de frenesi, ainda assim, acho ela um amor e só verei a próxima temporada por ela, pra ver que merda aconteceu com o Eric, pela Pam e o Lala.



João João (23/08/2013 02:36:44)   15 0
Crítica muito bem feita Isaque, parabéns. Também concordo que a série ganhou novos e promissores ares com essa nova temporada, mas acho que ainda precisam cortar mais personagens (como a Tara). Em minha opinião, True Blood começou a decair na 3° temporada quando introduziram os lobisomens (ou melhor seria chamá-los de cachorrinhos viciados e impotentes diante de vampiros?). Tudo bem que o foco da série são os vampiros, mas pelo menos poderiam ter criado uma mítica maior em torno dos lobisomens (assim como criaram para as fadas) e bolado alguns efeitos especiais ou maquiagem melhores para retratar uma forma mais assustadora e mortal. Depois disso incluíram personagens em excesso nas tramas e desenvolveram histórias paralelas em demasia - em certo momento comecei a ter a sensação de embromação.



Alisson Alisson (22/08/2013 13:34:52)   342 0
Só aqui que o Omelete ta bugado em algumas noticias ou artigos? Ta foda, texto todo pro lado...:S



Mariana Mariana (22/08/2013 11:08:32)   3781 6
A crítica condiz plenamente minha opinião, principalmente os dois primeiros parágrafos. Fico feliz que TB está propensa a caminhar nos eixos novamente.



sem avatar Sun (22/08/2013 11:03:52)   141 3
Sou fã da série, assisto desde a primeira temporada. Sempre achei muito Trash e divertidíssima...
Mas essa temporada está longe de três ovos ou ser considerada Boa.
Foi no máximo Regular, desde a quinta temporada true blood começou a cair num poço sem fim, com muitas tramas e personagens chatos.

E eu estava com muita esperança que nessa temporada com a saída do Alan Ball as coisas iam voltar os eixos, iam enxugar as coisas, mas claramente aconteceu algo importantíssimo nos bastidores que a critica não citou.
E algo que ficou bem claro durante a temporada.

Depois que Ball saiu Mark Hudis assumiu o cargo e no meio do caminho pulou fora e quem assumiu foi Brian Buckner.

O que aconteceu com isso? Quem viu a temporada percebeu, os 4 primeiros eps seguiam um rumo totalmente diferente, parecia uma história dentro da outra, nesses 4 primeiros eps prometia uma temporada muito boa que resolveria muitas pontas soltas... que faria o Vilão Warlow ser um vilão muito foda, que faria o Bill muito poderoso e com um plot muito legal e que faria a Sookie voltar as origens "Voltar a ser a moça de vestido branco" como ela mesma disse.

Mas não foi isso que aconteceu, depois do quarto episodio as historias da Sookie foram Horríveis, a Anna Paquin estava desanimada na Comic-Con e agora eu entendi porque.
No começo da temporada ela fala "Nenhum vampiro, chega de confusão" ai do nada chega um vampiro/fada que diz que é "apaixonado" por ela a 5 mil anos, que ela é prometida dele, que eles devem ficar juntos que MATOU os pais dela (indiretamente ele que casou a tentativa de morte dela) e ela vai la e fica com ele toda serelepe e ele pior que isso fica amarrado a temporada inteira sem importância nenhuma.
Foi um retrocesso pra personagem que apesar de bobona e ingenua sempre teve uma opinião forte e decidida e nessa temporada fizeram ela como uma mulher submissa que sempre precisa de um homem forte (e de preferencia) sobrenatural ao seu lado. Tanto que colocaram ela com o lobo Alcide no final, algo NADA a ver, eles não se interagem já faz duas temporadas no minimo e dai ele aparece e puf ficam juntos.

O único ponto alto foi a prisão de vampiros, o personagem Eric foi esplendido (tirando a falsa morte dele que foi ridícula), o do Bill podia ter sido muito mas muito melhor mas deixaram ele bundão e depois retrocederam ele pro status 0 de "sou bonzinho fica comigo Sookie" e o Jason foi o grande destaque roubou a cena em varias maneiras.
Outra coisa boa foi voltar um pouco a Bons Temps.

Outra coisa que incomodou qualquer fã que assiste desde o começo a série foram os furos dos roteiristas, numa temporada dizem um coisa e nessa disseram outra, quase como se não tivessem assistido o que aconteceu antes.

Enfim... foi uma decepção essa temporada e não vejo o futuro promissor que fala na critica se continuar com os roteiros fracos que foi nessa temporada. Espero estar muito enganada.



Luli Luli (23/08/2013 01:49:56)   19 2
Eu ia comentar, mas você disse TUDO o que eu acho, sem tirar nem por. Sou fã de True Blood desde quando começou e a série entrou num buraco sem fundo nessa última temporada. Até o 4º episodio tinha tudo pra ser incrível, mas com a entrada do Buckner, a queda ficou muito visível. Esse cara é uma piada! É só você ver qualquer entrevista dele que fica claro que ele não tem o menor respeito com a série e não faz ideia do que está fazendo. Triste.

Sandra Sandra (23/08/2013 02:08:27)   7 2
Sun, você simplesmente resumiu toda a minha insatisfação com essa temporada de TB. Foi isso que percebi também, O Mark Hudis parece que estava colocando a série no eixo, saiu e o tal do Brian Buckner acabou com toda a coerência da série.

Entendo que ele queria "enxugar" personagens e histórias na série, mas ele também limou interações que eram fundamentais na série que era o trio "Bill-Sookie-Eric.

Não entendo como ele tira o personagem mais popular da série, "mata-o" numa cena ridicula e coloca o "boring"e mais que coadjvante Alcide como par da Sookie.

Olha, foi tanta coisa errada nesse série ( vampiros na luz jogando frescobol também conta?)que não sei se vou ver essa sétima temporada o ano que vem!


sem avatar Yur (22/08/2013 10:15:26)   2 1
Crítica mais pa* no c* que eu já vi hahahahaha... não sei se você é fã, mas você falou de forma muito singela o que todos pensam na verdade, que esse novo produtor DESTRUIU a série e ao mesmo tempo que sim, não podemos negar, desfez arcos desnecessários, ele simplesmente cortou outros arcos muito esperados pelo público. Cara, esse final de temporada pareceu uma REALIDADE ALTERNATIVA!

Ele fingiu que a química de Tara e Pam não existiu, assim como Jéssica e Jason. Bill, que a anos era o personagem mais chato da série, quando começava a ter um pouco de sal transformaram ele em um profeta? e ao final da série ainda fazem voltar a ser o velho Bill? matar Terry foi ruim, mas a gota d'gua foi queimar o Eric e jogar um balde de água fria nos fãs, que sabem que Eric desde a quarta temporada carrega a série nas costas.

Li a entrevista do Produtor afirmando que ele irá sobreviver, o que me acalma e me da esperanças, pelo menos uma coisa eu descobriu, que esse cara consegue mudar toda a história da série usando apenas um simples salto temporalde 6meses.


Sandra Sandra (23/08/2013 02:11:54)   7 3
Esse Brian Buckner destruiu relacionamentos na série: A Tara e a Pam, o Jason e o Jéssica que vc citou além da Sookie e do Eric também...e aquele Warlow canastrão que nem medo em criança metia? pior vilão ever da série!


sem avatar Marcos (22/08/2013 10:04:33)   16 3
Gostei bastante dessa temporada também.
Bem melhor que a quinta. Tá bem mais parecido com as duas primeiras temporadas. Espero que a matilha não volte, pois acho muita encheção de linguiça.



Publicidade
Lucas Lucas (22/08/2013 09:29:16)   0 0
Ou, o Eric morreu mesmo ?! se morreu, é um absurdo, um personagem muito bom que teve uma morte "bizarra".


G. brucew G. brucew (22/08/2013 15:31:33)   1950 3
Duvido que ele tenha morrido cara, principalmente daquele jeito... Lembra que a Pam foi atrás dele?? Talvez ela tenha conseguido salvar ele de alguma maneira...


Bill Bill (22/08/2013 01:45:47)   161 2
A 5ª foi péssima, e essa tava melhorando muito, mas o último episódio foi uma desconstrução total! Sookie e aquele lobisomen não tem nada a ver...e kd o Merlotte's? aquele bar é quase um personagem protagonista! e o que fizeram com o Eric foi ridículo e desrespeitoso com o público! Torço que a próxima temporada seja realmente melhor.


sem avatar Yur (22/08/2013 10:19:14)   2 0
Isso! tudo foi desrespeitoso. Cara, quando assisti pareceu uma realidade alternativa. O cara não tinha ideia do que tinha feito e qual a solução? vamosdar um salto temporal e mudar tudo que queremos na serie,assim deixamos elaprontopara o que virá na sétima. Jogada de amador.


G. brucew G. brucew (22/08/2013 00:52:13)   1950 7
"I LOVE YOU..... JASON STACKHOUSE" foi foda mesmo! O carinha que faz o Jason é muito bom, acho ele subestiamdo...


Raul Raul (22/08/2013 00:57:41)   1071 -3
Comentário mal avaliado pelos leitores. Clique para ler.

G. brucew G. brucew (22/08/2013 01:25:41)   1950 3
Eu curto a série.

E esse "I love you" aí em cima é uma frase que um personagem da série falou nessa temporada.

Raul Raul (22/08/2013 01:36:28)   1071 0
Nossa, velho, não sei como. Mas de boa, gosto é gosto.

Curto seus comentários pra caramba. Té mais =\

Antonio Antonio (22/08/2013 02:40:54)   2 3
os comentarios sao referentes a sexta temporada, dai aparece um retardado e fala que a serie e ruim,ele olhou ate a sexta pra achar ruim? se acho ruim vendo alguns capitulos, por que vir ate esta critica da SEXTA temporada, o problema nao e ser bom ou ruim, e ser espirito de porco ou nao,"I LOVE YOU..... JASON STACKHOUSE"


G. brucew G. brucew (22/08/2013 00:44:42)   1950 2
Gostei bastante dessa temporada, nenhum episódio deu aquela sensação de tédio das temporadas anteriores, e o Eric foi matador... o nível de interpretação ótimo como sempre, Jason e Laffayette muito bem interpretados.



Victor Victor (22/08/2013 00:38:42)   124 0
Essa temporada foi ótima. Pra mim, o único ponto fraco da série foi a 5ª temporada, toda aquela baboseira de Autoridade e a total ausência da Anna Paquin por conta da gravidez foi muito ruim, a temporada só foi salva pelas cenas do Rusell e Pam/Tara. Agora essa 6ª temporada foi muito boa, gore, trash, tosco, bizarro bem estilo o início da série..
Melhores cenas: Bill e Governador, Bill drenando a prostituta doadora, "Thank You Jesus", "I LOVE YOU..... JASON STACKHOUSE!"




Omeletop : series-e-tv

Cinema

Os filmes em cartaz, a programação das salas de cinema, bilheterias, trailers, criticas de filmes, cartazes, entrevistas com astros e as novidades de Hollywood.

Séries e TV

As séries de televisão dos EUA, minisséries, os destaques da TV e as novidades na programação.

Música

Os shows que vem por aí no Brasil, os lançamentos musicais, novos álbuns e música grátis para download.

Games

Os novos games, críticas de jogos, trailers, imagens e mais novidades do mundo dos videogames.

Quadrinhos

As novidades das histórias em quadrinhos no Brasil e no mundo, previews de HQs e críticas de lançamentos nas bancas e livrarias.