A Vida Secreta de Walter Mitty | Crítica

A jornada de autodescoberta enquanto Power Point motivacional

Marcelo Hessel
19 de Dezembro de 2013

A Vida Secreta de Walter Mitty

A Vida Secreta de Walter Mitty

The Secret Life of Walter Mitty
EUA , 2013 - 114 minutos
Drama

Direção:
Ben Stiller

Roteiro:
Steve Conrad

Elenco:
Ben Stiller, Kristen Wiig, Sean Penn, Adam Scott, Shirley MacLaine, Patton Oswalt

Regular
walter mitty
walter mitty

"Coisas belas não precisam pedir atenção", ensina o fotógrafo de vida selvagem vivido por Sean Penn em A Vida Secreta de Walter Mitty (The Secret Life of Walter Mitty). Embora tenha dirigido a cena e atuado nela, Ben Stiller não parece ter assimilado a lição, porque seu remake de O Homem de 8 Vidas (1947) está cheio de floreios para embelezar o que já é belo.

Stiller vive Walter Mitty, funcionário da revista Life encarregado de revelar negativos. Por anos, Walter recebeu e tratou os rolos do fotógrafo Sean O'Connell (Penn), que viaja o mundo atrás de maravilhas, e por isso talvez o protagonista sonhe acordado com grandes aventuras, mas seja incapaz de sair do lugar. Até o dia em que todos recebem a notícia de que a Life vai fechar sua versão impressa e Walter perde o negativo da fotografia de O'Connell que seria a capa da derradeira edição.

É a senha para que Walter Mitty deixe a inércia e, como o Chance de Muito Além do Jardim, influência confessa de Stiller, largue seu subemprego para descobrir o mundo, intercalando câmera lenta e correria, porque as típicas jornadas de autodescoberta do cinema indie - cujos chavões Stiller reproduz aqui - obrigatoriamente envolvem canções catárticas em slow-motion (Arcade Fire, David Bowie...) e muito suor (desde Forrest Gump é imperioso dar pelo menos um tiro de 100 metros por filme para aprender mais sobre si mesmo, como bem sabem os personagens corredores de Alexander Payne).

À mão pesada nessas cenas some-se a discutível decisão de emular a diagramação de uma revista e inserir frases nos cenários - como se as paisagens que Walter visita mundo afora fossem de fato fotografias pedindo legendas. A intenção pode parecer boa no papel, mas na prática deixa o filme parecido com aqueles Power Points motivacionais que todo fim de ano as pessoas recebem por email - mensagens escritas, neste caso, pelo mesmo roteirista de clássicos modernos da palestra motivacional, como O Sol de Cada Manhã e À Procura da Felicidade, Steve Conrad.

Para um filme que prega a beleza sem afetação, a necessidade de Stiller intervir em tudo com seus efeitos de velocidade e texto realmente incomoda - sem falar nas inserções de merchandising: de fato A Vida Secreta de Walter Mitty parece uma revista, não só ricamente photoshopada como também cheia de anúncios.

Em cenas que fazem piada com filmes específicos, como Benjamin Button, é possível rever o Stiller que demonstrou ter um senso preciso de ironia em Trovão Tropical, seu filme anterior por trás das câmeras. É uma pena, portanto, que ele não tenha tido a sensibilidade de perceber que A Vida Secreta de Walter Mitty, com seus lugares-comuns reciclados dos filmes edificantes, no fundo daria um ótimo trailer-paródia dentro de Trovão Tropical.

A Vida Secreta de Walter Mitty | Cinemas e horários



Publicidade

Comentários (120)

O Omelete disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar.
Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas.

Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

sem avatar samuel (26/09/2014 20:27:11)   0 0
Eu sempre procurei ver a crítica do omelete para ver alguma série ou filme, mas depois dessa crítica, confesso que pensarei duas vezes.Não sei se o teor intelectual de cinema do Hessel seja tão aguçado a ponto de desconsiderar certo filmes.Dizer que o Walter Mitty é um filme Regular? Cada um tem sua opinião, mas REGULAR? kkkkk.
Achei um filme muito bom e de uma boa trilha sonora ( fator que me marca muito em um filme).
Enfim, mas continuarei a ler suas críticas Hessel, fique tranquilo rsrsrs.



Fagner Fagner (26/04/2014 15:23:28)   1 1
Tinha certeza que a crítica do Hessel seria algo no sentido de diminuir a obra. Parece que o cara se esforça pra não gostar da coisa. As vezes o filme nem exige uma critica tão elaborada, e o cara vai la e consegue deixar a critica praticamente ilegível. Hessel, você não é um bom critico! Não sabe conversar com o publico que te da audiência! Respeito sua opinião mas acho que aqui não é o melhor lugar para expressa-la!



Isis Isis (12/08/2014 15:32:41)   0 0
Achei você engraçado, porque o melhor lugar de expressar a opinião do Hessel sobre um filme, é no site dele sobre filme, na coluna dele de opiniões sobre filme HAHAHAHAHAH
Não faz sentido nenhum o que você falou


Gleybson Gleybson (04/04/2014 16:32:29)   120 2
Acesso o Omelete todos os dias, assisto todos os dias o hiperdrive e acompanho sempre o omeleteTV é tudo perfeito, com uma exceção!
As críticas do Marcelo Hessel, 2 ovos num filme desses você tá de brincadeira né, nem vou comentar suas analises que mas parecem uma opinião própria e nem fazem sentido. 4 ovos pro filme.



Agnaldo Agnaldo (24/03/2014 06:02:34)   10 2
Mais uma vez o Hessel provou que não entende nada de filme acabei de ver e achei muito bom a fotografia é incrível a história é muito bonita e com certeza se fosse dirigido pelo Woody Allen com certeza ele estaria babando ovo, sem comentários.


Eduardo Eduardo (26/03/2014 19:17:41)   22 2
Concordo 100% Agnaldo...
Demorei muito, mas finalmente consegui assistir, e o filme é simplesmente EXCELENTE.

Bonito na medida certa, uma trilha sonora que consegue encaixar toda a emoção de cada cena.

Hessel, acho que não vi o msmo filme que vc.

sem avatar Derick (08/09/2014 01:35:41)   0 0
O filme foi realmente excelente, concordo com SUA crítica Agnaldo. Hessel que é uma pessoa extremamente culta deveria entender um pouco mais sobre o real sentido das coisas, e não analisa-las superficialmente como fez. Prefiro desconsiderar a crítica dele desse filme por tantas outras boas que ele fez. um filme com bases moral,principalmente "sentimental" e nada superficial com um tipo de análise como essa prova que Hessel é uma pessoa realmente seca, e faz perceber-se a relação com a grande falta de carisma dele.


sem avatar Jackass (23/03/2014 20:57:38)   36 0
Sério, tinha altas expectativas sobre esse filme. Gosto do stiller.

Mas é um dos filmes mais chatos q já vi..... Cruiz....

Boas paisagens e só...



Eric Eric (23/03/2014 05:24:27)   11 -2
No máximo 3 ovos, filme com gosto de chuchu. Um cara que não faz nada a não ser trabalhar, com uma vida totalmente desinteressante, e então por necessidade e/ou inspiração ele passa a viver coisas incríveis em lugares incríveis, mudando sua história de vida. Olhando assim tinha tudo para ser um excelente filme, mas é bem fraquinho, com roteiro cheio de falhas e atuações medianas, ou seja, o filme não convence nem um pouco, mas vale a pena ver pela produção (somente pela produção).



sem avatar Marlon (23/03/2014 04:55:47)   1 2
Primeira vez que comento no site, embora o acesse há mais de 10 anos, desde antes do lançamento do Retorno do Rei.

Acabei de ver o filme, e não poderia discordar mais da crítica do Hessel. O cara parece que faz essas críticas de propósito para polemizar mesmo.

O filme é ótimo, faz refletir sobre a vida, fotografia incrível. O filme visualmente falando é deslumbrante. Bola cheia do Ben Stiller, achei bem melhor do que Trovão Tropical. Pena que não vi no cinema, teria valido a pena o ingresso, indico demais.


Eduardo Eduardo (28/03/2014 23:41:34)   22 0
O filme é excelente, o Hessel peca um pouco(muito) em algumas criticas, parece predisposto a falar mal...

Um filme que consegue nota 7,5 no IMDB, merece no minimo respeito...


sem avatar Redfield (22/03/2014 11:42:42)   27 0
Caramba, esse filme realmente mexeu comigo... A moral que ele passa é fantástica, parece aquele filme feito sobre encomenda pra gente. E a trilha sonora, fantástica!

Do ponto de vista crítico eu até vejo uma falha ou outra, no sentido que ele acontece rápido demais, mas é um filme incrível..Plmr né, 4 ovos né Hessel!

PS: 7,5 no Imdb...



sem avatar jefferson (20/03/2014 13:02:47)   10 0
Gostei muito desse filme... a história é cativante e o final, um dos mais emocionantes!!!



Ianh Ianh (20/03/2014 12:48:49)   10 1
Regular??? O Filme trás uma ótima mensagem sobre a vida, foi muito bem dirigido pelo Ben Stiller e tem uma ótima fotografia. Algumas imaginações dão um pouco de vergonha mesmo (ALGUMAS) mas isso faz parte da "viagem" do personagem. Sinceramente foi o melhor filme que assisti do Ben Stiller e achei essa nota injusta. O Filme tem muita, mas muita mensagem por trás da trama.



Publicidade
Anderson Anderson (16/02/2014 19:46:20)   449 -1
Concordo com a critica. Filme arrastado, e as cenas de imaginação me causaram vergonha alheia.



Sakura Sakura (31/01/2014 20:39:10)   1221 0
Gostei bastante do filme!
Não acho que o filme parece uma apresentação motivacional de power point.



Guilherme Santos Guilherme Santos (25/01/2014 11:03:28)   24 1
Podem assistir, esse filme nos faz pensar na vida! Eu não vejo nenhum problema no filme ainda mais com a excelente interpretação de Ben stiller.



sem avatar Eduardo (21/01/2014 00:21:14)   22 0
NÃO deixem de ver o filme por causa dessa crítica ridícula do Hessel que, pra variar, consegue mais uma vez fazer uma terrível crítica sobre um belo filme.

A fotografia é sensacional, não tem nada disso de Powerpoint motivacional. Acho que ele enxergou isso no filme porque talvez seja justamente algum recalque do Hessel, sei lá...de certo ficou pensando nas aventuras que nunca fez e resolveu esculhambar com o filme.

Quase deixei de ver por esta crítica idiota. Mas, mais uma vez, v que na realidade nao era o filme que era ruim e sim a crítica.



Renato Renato (19/01/2014 21:19:36)   0 0
Eu assisti ao filme, gostei muito! Achei divertido e dramático na medida certa! Pude ver um Ben Stiller que ainda não conhecia, gosto muito dos filmes dele, "Entrando numa fria", "Antes só do que mal casado", entre outros, mas quando fui ver o filme já sabia que não se tratava de uma comédia como essas anteriores... Gostei do personagem, me identifiquei com ele, talvez por isso o filme tenha feito um efeito mais positivo pra mim, eu entendia tudo, por que sei como é esse lance de as vezes sonhar acordado, talvez para quem não é assim ou não se identificou com o personagem o filme não tenha tido o mesmo efeito... Mas no fim das contas é um ótimo filme!



sem avatar Guilherme (12/01/2014 16:00:31)   0 0
Há três anos acompanho religiosamente as críticas do Omelete, sistematicamente assisto a algum filme e em seguida leio a crítica, para ver se concordo ou não e jamais comento.
A questão é que de um ano para cá, assim que leio o nome do autor e percebo que é "Hessel" pulo direto para os comentários, não porque os comentários são mais positivistas que a crítica do autor em questão, mas simplesmente porque muitas pessoas que aqui comentam, compreendem melhor a experiência de assistir a um filme, absorver tudo o que ele transmite e por fim expôr sua opinião de modo claro, coeso, e satisfatório, independente de tom otimista ou pessimista; diferente do redator desta resenha. Ainda gostaria de acrescentar, A Vida Secreta de Walter Mitty é com certeza um dos filmes mais brilhantes da temporada e merece atenção melhor e mais refinada dos ditos "profissionais" do ramo.


sem avatar GGR (12/01/2014 16:16:27)   0 0
Caro Guilherme, tb não sou de postar meus comentários, mas achei algumas críticas tão injustas que acabei escrevendo. Assim, acho que "ser do contra" é uma estratégia para atrair usuários e não um reflexo do eruditismo do Marcelo. Bom, assisti este filme e achei MUITO LEGAL e extremamente bem feito. Que visual, que música, personagens e atores ótimos. Dá vontade de sair correndo e pular no mar, em uma cachoeira,sei lá. Demais! Outro filme que assisti e que recebeu somente um ovinho foi o Mordomo da Casa Branca. FILMAÇO. Bom final de semana a todos!


João João (09/01/2014 21:44:27)   107 2
O Hessel está se tornando referência no quesito "falta de sensibilidade"!! Volta pra Idade da Pedra, meu velho!! Péssima crítica!!!

O filme é excepcional!!! O Ben Stiller conseguiu retratar algo que ocorre todos os dias, que é a acomodação das pessoas e até da sociedade moderna em que vivemos, e a falta de coragem e força de vontade de seguir os seus sonhos e ser feliz de verdade!!

Saí da sala de cinema bastante emocionado!! Quem não viu ainda, está perdendo uma grande oportunidade de admirar uma verdadeira obra de arte!!!!



sem avatar Thel (08/01/2014 00:01:49)   58 1
Quando li a critica me perguntei, será que ele viu o mesmo filme que eu!?

Walter Mitty mostra o que todo cara sonhador demais é e do que ele precisa, é uma puta lição de vida, melhor do que Comer, Rezar e Amar... Gostei bastante do filme, embora ele tenha um PUTA furo de roteiro .-.

(Spoiler)
A foto 25 é tirada depois dos filmes serem entregues, pelo menos foi isto que eu entendi (já que a foto é tirada quando a mulher encontra e ele ta investigando as outras fotos), então como ela tava na carteira?


sem avatar Mauricio (08/01/2014 11:06:42)   79 0
Não é a mesma foto não, Thel. Ns foto 25 ele está analisando negativos. Dá pra perceber pois ele está com o braço levantado para cima. Já quando a mulher encontra ele, ele está analisando a foto do mar, em que aparece o reflexo do barco lá da Groenlândia.

;)


sem avatar Mauricio (07/01/2014 18:30:26)   79 2
Tenho um pai que é fotógrafo cultural a mais de 20 anos. E ele diz exatamente o que o personagem do Sean Pean fala no filme. Que existem momentos que servem apenas para ser apreciados ao invés de "gastá-los" com uma foto.
Hessel continua sendo um porco em suas críticas. Sinto vergonha de ler. O fato de comparar o filme a uma apresentação de power point mostra sua decadência. A credibilidade do omelete já caiu demais por causa das críticas do site. E o Hessel é o que mais contribui pra isso. Lamentável.

Ah! Se quiserem ver o site do meu pai segue aí ;)

www.marciovasconcelos.com.br


César A. César A. (09/01/2014 19:58:22)   23 0
Sintetizou o que eu iria dizer. Carrancudo e pragmático demais nas críticas. Eu acho que o Hessel precisa abrir mais a mente e embarcar na diversão da mensagem. O filme tem os seus erros sim, mas não compromete a narrativa. Gostei muito do filme, pois é despretensioso e positivo. Ah, e parabéns Maurício, seu pai é um grande artista!

sem avatar GGR (12/01/2014 16:18:12)   0 0
Mauricio muito jóia as fotos do teu pai, parabéns! Ah! ele curtiu o filme?

Andy Andy (28/05/2014 02:02:39)   47 0
Ótimas fotos! Seu pai é o Walter Mitty viaje com ele.


Athos Athos (07/01/2014 13:07:42)   4 2
Hessel, Hessel, Hessel.

O que há com você meu caro?
Ao menos você viu o filme. Pelo numero de detalhes que você deu.
Mas está longe de um ppt.
E infelizmente sua crítica foi lastimável.
Gostaria de poder dizer de outra maneira.
Como é? Quer dizer então que o filme parece uma revista. Deve ser por que tudo gira em torno da Life.
Quer dizer então que o filme não te transmite nada. Por que a mim deu realmente vontade de viver.
Cara eu sei que o ser Geek que existe dentro de você é complicado, mas se esse filme não te deu vontade de sair da sua cadeirinha ai de Sampa e ir correndo pegar uma fragata em direção a Groelândia, eu realmente acho que você... não é humano.
O fato é que você foi quem passou batido por tudo o que tem de sentimento envolvido no filme. Tal vez por que cada um tem uma experiência vendo um filme, mas sinto lhe informar... a sua foi pobre. Me pareceu que você foi ao cinema ver uma comédia. Sendo que o filme não é tão comédia assim. A final... você esperou algo no estilo Trovão Tropical.
Hessel, não é por que você acha que o Ben Stiller só faz comédia, que ele só faz comédia.
Tenho uma dica para você. O personagem de Sean Penn se referiu as coisas belas não precisão se mostrar eles estava se referindo ao próprio personagem de Ben e não fazendo uma gap de referência que seria levado para todo o modelo de filmagem e edição.
Cara. Sugestão... veja o filme de novo.


sem avatar Mauricio (07/01/2014 18:18:32)   79 2
Uma pena que o pessoal do omelete não lê os comentários da galera. Vc disse tudo, Athos. O Hessel acaba parecendo aqueles velhos ranzinzas, chatos pra cacete, que reclamam de tudo. Pelo amor de Deus.
O filme transpira liberdade.
O filme é belo, não pelas paisagens em si, mas por tudo o que transparece. Dizer que o filme parece uma revista parece comentário de menino geek que bate punheta assistindo Star Wars.
A direção é bela, a trilha tb. As câmeras estáticas no começo do filme acompanha fielmente o personagem, pelo fato dele estar estagnado na vida. E com o desenrolar do roteiro os dois caminham sempre de mãos dadas.

Imagina quando o Hessel tiver velho. Deus me livre.

João João (09/01/2014 22:04:19)   107 1
Athos, você é o cara!!!
Disse tudo!!!!

sem avatar Breno (10/01/2014 00:49:04)   5 0
Críticos como o Hessel sabotam seu próprio prazer de assistir a um filme. Não perca "A "Vida Secreta de Walter Mitty".


Publicidade
Dora Dora (03/01/2014 20:22:50)   772 2
Quem foi o doido que fez essa crítica??? O FILME É ÓTIMO, não tem nada de Power Point. E desde quando um crítico tem que ficar comparando um filme com o outro?? Tem que julga-lo por si só, não ficar fazendo comparações!



sem avatar Vinicius (03/01/2014 01:56:41)   0 0
Eu não concordo com a nota dada ao filme, a achei injusta. Darei minha visão sobre o filme, que já digo de prontidão que adorei, eu só gostaria de dividir minha opinião na tentativa de provavelmente clarear a visão de alguns que podem não ter percebido alguns detalhes.
A Vida Secreta de Walter Mitty é um filme que trabalha com metáforas, a mensagem do filme está explicita, mas a sua essência está implícita em suas metáforas, como a sacada com o emprego dele... Revista LIFE... E trabalhar com fotos, momentos importantes e memoráveis de uma vida ou da humanidade, o que me leva a cena que ela sai correndo do escritório a caminho da Groelândia e passa por todas aquelas capas de revista de momentos e pessoas marcantes da história e no fato do último quadro ser um dele, de astronauta (Major Tom, é você), o que me leva a outra, com a “piada pop” do barbudo ao chama-lo de Major Tom, o que vem a calhar na cena em que ele inicia oficialmente sua “jornada pela 25”, pois como Cheryl havia dito, é uma música sobre coragem, desbravar o desconhecido. Uma alfinetada na sociedade que não se liga muito ao enredo, mas foi uma alfinetada implícita, está no fato da LIFE se tornar a LIFE Online, creio eu que tenham entendido, o filme tem várias outras metáforas que se eu fosse escrever todas o texto ficaria maior do que já está.
A trilha sonora do filme está boa, as músicas ambientam quem assiste no sentimento da cena, inclusive as somente de melódicas que ficam ao fundo, ela é um ponto positivo no filme. O humor do filme é um humor inteligente, não é aquele forçado, que apela pra palhaçada, o que deixa o filme mais descontraído e o que coopera para esse humor é a atuação, em minha opinião, natural dos atores... Além do mais, o papel deles é de pessoas comuns, como na cena no elevador com o Walter e o Hernando, quando Hernando diz que ele foi um bom chefe e sentirá sua falta, só nesta cena se percebe os pensamentos que poderiam estar ocorrendo ali, por exemplo, “Como demonstrar o que sinto sem parecer estranho, gay ou até mesmo o fazer se sentir desconfortável?” ou então “Como posso fazer isso com essas caixas?”, entre outros.
A mensagem principal do filme pode ser clichê, o que qualquer um pode dizer da boca pra fora para o outro, a mensagem em si pode ser de um Power Point de fim de ano... Mas as palavras no cenário, não achei que afetaram o andamento do filme, elas não ficam lá uma eternidade, não cortam o filme, então não tem porque usa-las como aspecto negativo, nem positivo em si. O lema da revista (Se esse for realmente o lema dela) resume muito bem o filme e sua mensagem principal. Posso não ter convencido todos, mas em minha opinião as metáforas fazem a quintessência do filme, se dissesse todas no texto, ele ficaria enorme, por isso citei apenas as melhores, eu só escrevi esse “livro da Bíblia”, pois achei a critica totalmente voltada para o explícito e não para o implícito, sendo que a beleza do filme está lá, eu acho justo que receba no mínimo 3 ovos. Obrigado por ter lido até aqui, espero ter acrescentado em algo, boa noite.


sem avatar Lívia (06/01/2014 02:03:35)   0 0
Concordo com você e também não concordei com a nota regular.. O filme é muito bacana e trás nas entrelinhas a sua quintessência ;)

Agnaldo Agnaldo (24/03/2014 06:16:56)   10 0
O Hessel é um chato isso sim e você escreveu muito bem o que o filme transmitiu.


Dimitri Dimitri (02/01/2014 18:52:17)   -35 0
Critica porca.



Dolacio Dolacio (02/01/2014 01:34:55)   3 0
Assiti ao filme hoje e quase tudo deu certo, as belíssimas trilha musical, fotografia, direção de arte, o bom elenco, boa direção, sem exageros de comediantes. Porém a montagem (edição) tem defeitos falta um ritmo melhor, parece que o filme tem uns 03 finais e com certeza poderia ter uns 10 minutos a menos. Nota 6,5.



sem avatar Leonardo (31/12/2013 01:19:04)   0 0
Também não achei justa a nota 2 para este filme. O interessante é que concordo com a maior parte da crítica, mas não considero algumas características citadas como defeitos. O fato de o filme parecer uma apresentação de "PowerPoint" não conota necessariamente algo negativo. A "beleza sem afetação" pregada pelo filme também não significa necessariamente que nenhuma cena deve ser "perfumada" pelo diretor.
Talvez a obsessão pela primazia técnica nesta crítica tenha distorcido o real objetivo de qualquer filme, que é...entreter.
Eu busquei compreender as reais pretensões do filme e confesso que gostei bastante.



sem avatar Felipe (30/12/2013 00:25:41)   1 0
As vezes leio críticas de alguns filmes e me pergunto o porquê desperdicei meu tempo lendo e me importando com a opinião alheia: O que seria do azul se todo mundo gostasse de vermelho? Pensando nisso, para quem não quer aquela saída "cult", com um filme de história profunda e apenas desgrudar a bunda do sofá da sala e se divertir em um domingo qualquer, esse filme é excelente. Amo o Hobbit mas sei que minha namorada iria odiar passar quase 3hrs vendo um filme como esse, qual a melhor opção então?! Fui, assisti, comi muita pipoca, tomei muita coca-cola e me diverti com o filme!



sem avatar Jefferson (29/12/2013 22:43:03)   6 2
Hessel é um critico, sem outra definição melhor, babaca. O filme foi bastante divertido e não quis passar nenhuma lição de moral. A fotografia do filme é muito bacana e combina muito bem com a música. Os únicos 2 ovos que o Hessel deu para o filme, foi um chute nos meus 2 ovos, porque quase não assisti o filme por causa dessa critica descabida. Hessel, para de assistir filme europeu e começa a vir para os anos 2000 por favor, para que nós leitores do site possamos ler sua critica. Eu leio inversamente, em toda critica do Hessel, eu adiciono mais 1,5 ovos, ai ela fica equilibrada...



Guilherme Santos Guilherme Santos (29/12/2013 14:24:49)   24 1
O filme começa meio ''morno'' mas fica melhor para a metade dele

3 ovos



Pedro Pedro (29/12/2013 11:19:06)   -1 0
Assisti ao filme ontem, sem nenhuma expectativa, honestamente, nem sabia do que se tratava. Sequer sabia que era um remake, pensei que era mais uma comédia do Ben Stiller, simplesmente quis assistir.
Na primeira parte do filme, achei um pouco chato, as "saídas do ar" de Mitty, embora algumas vezes divertidas, me cansaram rapidamente, com exceção da cena que faz referência a Benjamin Button.
Porém, durante o filme fui me identificando com o personagem e após seu término constatei que gostei do filme, mais do que esperava, até.
Quem não deixa de fazer as coisas por medo ou comodidade? Quem as vezes não sai do ar idealizando a si mesmo como alguém diferente, alguém mais corajoso? E quem, pelo menos, não esboçou um sorriso ao ver o protagonista gradativamente tomando coragem e entrando em uma aventura atrás da outra?
Tá, O filme pode ser um pouco previsível, percebi rapidamente onde a foto 25 estava. E quem já assistiu filmes como "Na Natureza Selvagem"- curiosamente dirigido por Sean Penn, o fotógrafo aventureiro em Walter Mitty- percebe semelhanças, como: passagens do diário de Mitty aparecendo no meio da paisagem e as semelhanças de trilhas sonoras, espetaculares, diga-se de passagem.
Mas, a fotografia, assim como a trilha, é linda. O filme é um tanto quanto cativante, misturando o possível com o improvável e fantasioso.
Ele não parece querer ser levado totalmente a sério, as cenas de comédia estão lá para isso, e nem de longe se parece com os insuportáveis slides em Power Point, é uma obra de entretenimento, não uma tentativa de criar uma obra-prima. É um tipo de filme que deixa um sorriso no rosto após seu fim, principalmente quando descobre-se qual é famigerada foto.
É só minha humilde opinião, não sou nenhum analista de filmes, sequer tenho a bagagem do Hessel, mas não pude deixar de comentar após ver o tamanho da frieza com a qual ele tratou este filme.
Mereceria no mínimo 3 ovos.



Nicolas Nicolas (29/12/2013 02:04:14)   18 0
Vi o filme na semana passada.

Admito que fui com as expectativas lá em cima, principalmente porque muitas revistas estavam dizendo que Ben Stiller tinha feito algo diferente, algo novo, tinha mostrado uma nova faceta no seu estilo de direção etc. Quando o filme terminou e as luzes do cinema acenderam, constatei que não havia nada de "diferente" no longa, muito pelo contrário: ele chega a ter uma narrativa muito previsível, típica dos filmes motivacionais com um casal simpático e um drama edificante.

E o problema do filme não é ser motivacional, muito menos ter uma história moralmente edificante. 'Na natureza selvagem' é motivacional, a seu modo, e edificante também, e no entanto é um clássico impressionantemente belo, um dos melhores filmes da década passada.

O problema de 'Walter Mitty' é que ele captura uma premissa interessantíssima e escorrega com piadas clichês e roteiro batido. Se a intenção de Stiller era ser "levado a sério", ele fracassou nesse ponto, porque você fica com a impressão de que o filme quer ser sério, mas não consegue e se rende às piadas fáceis.

Mas, por incrível que pareça, cheguei em casa e percebi que gostei muito do filme. Quando você percebe que 'A vida secreta de Walter Mitty' não pode ser criticado nos padrões dos grandes filmes, você aceita a mensagem simples dele tranquilamente. (Cabe inclusive destacar as imagens da Groenlândia e da Islândia e a ótima trilha sonora.)

'Walter Mitty' é um filme que promete muito, mas apenas arranha o cumprimento da promessa. E quando você percebe que é um filme simples, acaba gostando dele.



Publicidade
sem avatar rap (28/12/2013 18:32:48)   1 1
Discordo plenamente Hessel! Você sabe muito bem o jeito stiller de ser e pra mim foi uma das melhores atuações dele



max max (28/12/2013 02:35:50)   5 3
Poxa, eu gostei tanto deste filme que resolvi comentar.
Discordo totalmente. Comparar a um power point foi desnecessariamente ofensivo. Avalie cada filme individualmente. Eu sei que com o tempo o conhecimento de cinema e de outros filmes nos tornam mais críticos com o que vemos. Mas na boa, já deu!
Acho que chega a hora em que é preciso reivindicar do conhecimento e se divertir. eu me diverti, espero que outros possam também.



Benjiro Benjiro (27/12/2013 20:11:21)   50 2
Meu irmão, este filme merece no minimo 3 ovos só pela trilha sonora!
Marcelo Hessel da 4 ovos pra Resident Evil e acha regular um filme tão bacana como esse? Que mancada cara.



Rafael Rafael (27/12/2013 10:26:10)   26 -3
Comentário mal avaliado pelos leitores. Clique para ler.


LuizCooler LuizCooler (26/12/2013 22:25:58)   588 1
Tenho percebido que os críticos de alguns sites que eu normalmente acesso, o OMELETE incluso, estão pegando as mesmas manias de alguns que acessam o site...

CARA, é muito MIMIMI....

Tá um porre, cara....
ficam comparando filme com tudo o que é filme já feito, no caso desse filme, comparou com POWER POINT... se ele não tivesse dito isso eu nem teria reparado ou pensado nisso....

pegaram a mania de querer filmes sombrios e com pouco humor...

o FATOR DIVERSÃO está indo para o saco, se for levar em consideração o MIMIMI que rola nesse site entre alguns usuários...chegará um momento que só vai ter mala acessando essa porra...

ficam achando defeito em tudo, virou MANIA.... tenha santa paciência....

parei de acessar uns sites de jogos, pois o fanatismo de alguns SONYSTAS tava enchendo o saco...

agora tenho que ficar lendo sobre o fanatismo de alguns aqui dizendo que um filme é infantil porque tem humor demais e por aí vai...

Cara, tá difícil....

Peço aos críticos do OMELETE que não peguem essas manias, pois tá dando no saco... vocês já não tem mais idade para isso, e pelo que eu soube o FORLANI já é pai...



LuizCooler LuizCooler (26/12/2013 22:35:23)   588 1
acabei esquecendo, gostei desse filme...

04 ovos

saí do cinema me sentindo bem com a proposta do filme, e não fiquei em nenhum momento pensando em outro filme ou procurando defeitos ou se tinha piadas demais ou de menos e se ele era sombrio ou não...

sem avatar Alex (26/12/2013 22:59:35)   0 0
Porra, perfeito essa do Power Point motivacional, esses tipos de filmes são um saco, eu nem assisti e nem sabia quem era o roteirista, mas já achei esse filme parecido com A procura da felicidade, só pelo trailer.

Agora, entendo perfeitamente que muita gente vai gostar desse filme, tem público e pronto, não tem como ir de encontro a isso, tão aí as comédias brasileiras tão assistidas e nem dá pra reduzir a complexidade desse debate ao fato de passar em várias salas de cinema.

sem avatar Ary (27/12/2013 00:31:09)   9 -1
Qual é o critério? Tu se incomoda porque o crítico expôs algo que você não tinha notado? WTF? Acessamos o Omelete por motivos diferentes, ao que parece. Eu acesso essa bagaça pra saber o que os críticos acharam do filme, e para, sim, esclarecer-me sobre coisas que eu não tinha percebido. Teu comentário tem mais mimimi que a crítica.

Benjiro Benjiro (27/12/2013 20:09:02)   50 0
Concordei muito com sua opinião cara.


sem avatar Salatyel (26/12/2013 01:49:49)   2 2
Depois de ver que vocês deram 5 estrelas para o Hobbit (que é legal pra caramba, mas deixa muito a desejar, o que salva o filme é Smaug) e apenas 2 para A vida Secreta de Walter Mitty eu já não sinto mais aquela confiança nesse site, e percebo que vocês perderam um pouco a credibilidade. Além de ter uma fotografia fantástica (merece o Óscar, mas acho q não ganha pq aquele povo esnoba muitos filmes bons) o filme é muito bom, Ben Stiller acertou em cheio, merecia ao menos 4 estrelas no review. Sem dúvidas é um dos melhores filmes que assisti no ano.



sem avatar James (25/12/2013 09:29:21)   12 1
Essa crítica ( e o filme por consequência) me despertaram um sentimento peculiar e paradoxal: assisti o filme ontem e concordo com o Hessel em relação aos defeitos do filme, mas também concordo com os colegas que assistiram o filme e gostaram e que destacaram suas qualidades. Acho que quem for ao cinema sem grandes pretensões vai se divertir.



sem avatar Luis Paulo (25/12/2013 03:41:51)   27 1
Ah as críticas do Hessel, tem horas que concordo e tem horas que vejo que ele fala, fala e fala, compara com tudo o que for possível pra achar algo de errado e não sai do lugar, então tenho que ir assistir ao filme pra tirar minhas conclusões. Nesse caso fui assistir e não me arrependi, um belo filme, cumpre o que promete, passar uma bela mensagem, gostei bastante do filme, o Stiller mandou muito bem, quem for assistir não vai se arrepender, vale o ingresso, merecia pelo menos 3 ovos.



Dênis Wagner Dênis Wagner (24/12/2013 02:51:34)   7 7
Marcelo, leio suas críticas há quase 10 anos e preciso lhe dizer, você está ladeira abaixo, se continuar assim vai ter que trocar o seu Stretch Armstrong por um longboard! Só porque parte do filme se passa em lugares frios não é motivo para tamanha frieza. Você dedica linhas sobre as influências e piadas do filme, começa o texto falando da lição de Sean, mas em nenhum momento os conecta com o nosso tempo... um momento histórico em que vamos a shows para fotografar e gravar ao invés de simplesmente assistir e curtir. Como pôde deixar de relacionar os nossos click’s diários com a opção de Sean em não fotografar algo raro? Ou o fato de Walter em nenhum momento da sua jornada tirar uma selfie? Se me permite, indico uma sugestão: faça como Mitty, tire uns dias e vá viver uma catarse. E se fizer isso, antes, investigue bem os bolsos extras da sua carteira, talvez, como vários mortais, você também carregue um cartão telefônico usado com a foto de um lugar exótico ou de um esporte radical que você sempre quis fazer, quem sabe, já nesse momento, você encontre uma bela mensagem dentro de uma imagem ainda mais bela. Capriche na próxima, amigo.


Lucas Lucas (25/12/2013 00:16:43)   108 0
Ele já disse que não lê os comentários.
:(

Ianh Ianh (20/03/2014 12:51:12)   10 1
Não importa se ele lê os comentários ou não, mas estou orgulhoso deste. Parabéns!


David David (24/12/2013 00:06:54)   646 2
O filme passa uma mensagem muito bonita, mas as viagens do Walter são tão legais que, pelo menos eu, senti falta delas... Faltou um pouco mais de humor pra deixar mais dinâmico. No geral, é um bom filme, merece 3 estrelas, xD



Publicidade
#Dani# #Dani# (23/12/2013 22:47:13)   4294 1
Eu gostei bastante do filme, passa uma mensagem bonita, é bem legal.
Spoilers
Gostei especialmente, quando toca a música de David Bowie, muito legal essa cena, e no final quando a foto é revelada, rolou uma lágrima, é um filme bonito, me emocionou.

E Hessel, está sem objetividade, e eu pensei que ele tinha se curado, ledo engano. Seja mais objetivo Hessel.



sem avatar William (23/12/2013 12:09:22)   4 1
Eu até iria ler a crítica,mas qnd vi que era do Hessel...nem perdi meu tempo...sério mesmo...preferi ler os comentários...


Agnaldo Agnaldo (24/03/2014 06:07:14)   10 0
kkkkkkkkkkkkkk, sabe de uma cosia vou começar a fazer o mesmo, se ler a critica do Hessel falando bem (coisa muito rara) ou mal irei ver o filme do mesmo jeito.


sem avatar Mos (23/12/2013 10:04:03)   1 1
O filme é uma lição de vida sutilmente apresentada, coisa incomum entre os filmes hollywoodianos.
Com certeza não é um dos melhores filmes do ano, mas enquanto a mensagem não temos dúvidas. Acredito que a proposta era ser um produto diferente mesmo, aliás, não existem regras para a imaginação (quem assistir, entenderá).
Este longa desperta a vontade de buscar tudo que é sonhado. Um sentimento presente no intimo de todos, mas frequentemente deixado de lado.
Acompanhamos o personagem e evoluimos junto a ele, como se os objetivos de Mitty fossem os nossos.
Para os que desejam aprender a oberservar a vida e as pessoas que nos cercam é uma boa opção.




sem avatar Wellington (23/12/2013 09:54:20)   0 0
O cinema hoje está cheio de filmes com super efeitos especiais, muito "3D" e as vezes nada que acrescenta.Já Walter Mitty é um filme com boas mensagens e explora o centro de tudo que são as imagens, os momentos. Acho que precisa ter filmes assim também porque apesar de gostar de filmes de super-heróis não quero só ter essa opção quando quiser ir ao cinema



João João (23/12/2013 05:43:14)   13 3
PERCEBI QUE NA CRITICA ELE SÓ FALOU DOS PONTOS NEGATIVOS, ENTÃO VAMOS AOS POSITIVOS:

UMA BELA MENSAGEM
ÓTIMA FOTOGRAFIA
A MELHOR ATUAÇÃO DO BEN STILLER EM ANOS
BOA DIREÇÃO
BOA EDIÇÃO
TRILHA SONORA TRILHA SONORA DE QUALIDADE
EXCELENTES EFEITOS SONOROS
CASAL COM BOA QUÍMICA
E BONS COADJUVANTES.
PRONTO VÃO VER O FILME E TIREM SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES.



João João (23/12/2013 05:17:09)   13 0
O INTERESSANTE DESSA DESSE FILME É MENSAGEM QUE ELE PASSA QUE É SUPER BEM-VINDA PARA QUEM QUISER COMEÇAR BEM O ANO DE 2014.



sem avatar Gustavo (23/12/2013 00:55:28)   1 1
Bom vamos a um pouquinho de sinceridade,a critica foi fraca,não explica bem o que é o filme. Assisti o filme hoje e é muito bom,é um filme muito simples porem feito com muito coração,passa uma mensagem muito positiva a quem assiste e sim tem seu lado motivacional, sinceramente vale muito a pena. Aviso que quem for ver uma comédia por ser Ben Stiller vai perder seu tempo, mas quem quiser ver o trabalho feito por ele e sim, se dar uma oportunidade de assistir não irá se arrepender.


Agnaldo Agnaldo (24/03/2014 06:04:46)   10 0
Você escreveu muito bem o filme é realmente muito bom só o Hessel com essa mania de descer a lenha em tudo é que não gostou ou fingiu que não gostou só para criar polemica.


Cleberson Cleberson (22/12/2013 19:49:59)   1 1
Eu assisti o filme hoje e gostei bastante. Claro que não é um filme profundo, até me lembrou de Onde Vivem os Monstros, mas achei válida as mensagens do filme e o final foi muito interessante. Vale a pena assistir.



João Vitor João Vitor (22/12/2013 15:20:15)   11 0
Perdi a vontade.
________________

http://youtu.be/m_M5RDMnoQc
___________________________



Douglas Douglas (22/12/2013 14:14:23)   30 1
Não sei se so eu que to meio lento pra processar informações, mas não entendi nada dessa critica.




Omeletop : cinema

Cinema

Os filmes em cartaz, a programação das salas de cinema, bilheterias, trailers, criticas de filmes, cartazes, entrevistas com astros e as novidades de Hollywood.

Séries e TV

As séries de televisão dos EUA, minisséries, os destaques da TV e as novidades na programação.

Música

Os shows que vem por aí no Brasil, os lançamentos musicais, novos álbuns e música grátis para download.

Games

Os novos games, críticas de jogos, trailers, imagens e mais novidades do mundo dos videogames.

Quadrinhos

As novidades das histórias em quadrinhos no Brasil e no mundo, previews de HQs e críticas de lançamentos nas bancas e livrarias.